Impactos da Cidade Administrativa serão discutidos em Vespasiano

Os impactos e perspectivas para a população que vive e trabalha no entorno da Cidade Administrativa recém-inaugurada ...

11/03/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Impactos da Cidade Administrativa serão discutidos em Vespasiano

Os impactos e perspectivas para a população que vive e trabalha no entorno da Cidade Administrativa recém-inaugurada pelo governador Aécio Neves no bairro Serra Verde serão discutidos em audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na próxima quinta-feira (18/3/10), a partir das 9 horas, na Escola Municipal Nazinha Conrado Silva, que fica localizada na Avenida Existente, 1245, no bairro Morro Alto, em Vespasiano (RMBH). O requerimento é do deputado André Quintão (PT), presidente da comissão, atendendo a pedido da vereadora Adriana Lara, de Vespasiano.

"A região está preocupada com os impactos urbanísticos trazidos pela obra, especialmente no que afeta a valorização dos terrenos, a pressão habitacional e o transporte coletivo. A valorização exagerada dos imóveis preocupa os moradores dos bairros vizinhos", disse o deputado André Quintão.

Durante a construção da Cidade Administrativa, moradores de conjuntos habitacionais periféricos procuraram ajuda na Assembleia diversas vezes para solucionar conflitos e problemas criados pela obra. A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte debateu os "apagões" de energia elétrica causados na região sempre por volta das 18 horas. A Comissão do Meio Ambiente conseguiu acertar um cronograma de cumprimento das condicionantes ambientais da obra e da Linha Verde. E a Comissão de Direitos Humanos interveio para interromper um processo de desalojamento de mutuários inadimplentes dos conjuntos Caieiras e Morro Alto.

Estão convidados para a audiência as seguintes autoridades: Carlos Moura Murta, prefeito de Vespasiano; vereador Antônio Alves de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Vespasiano; Renata Vilhena, secretária de Estado de Planejamento e Gestão; Sebastião Navarro, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; José Carlos Carvalho, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Moacyr Lobato de Campos Filho, secretário de Estado de Defesa Social; Fuad Noman, secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas; José Elcio Santos Monteze, diretor-geral do DER-MG; Marta Alves Larcher, coordenadora da Promotoria de Justiça Metropolitana de Habitação e Urbanismo; José Osvaldo Guimarães Lasmar, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Geraldo Magela Costa, professor associado do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG; e Edneia Aparecida de Souza, coordenadora do Núcleo Habitacional Central.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715