ALMG abre curso para monitores do Parlamento Jovem de Minas

A Escola do Legislativo iniciou nesta segunda-feira (8/3/10) o Curso de Capacitação para Monitores do Parlamento Jove...

08/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

ALMG abre curso para monitores do Parlamento Jovem de Minas

A Escola do Legislativo iniciou nesta segunda-feira (8/3/10) o Curso de Capacitação para Monitores do Parlamento Jovem de Minas 2010. As aulas vão até sexta-feira (12), com professores de diferentes setores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Os monitores treinados no curso de capacitação serão responsáveis por orientar os estudantes do ensino médio que vão participar dos parlamentos jovens municipais.

Nesta segunda, os monitores tiveram aulas sobre história e evolução do Parlamento, com o professor Guilherme Wagner Ribeiro, da Escola do Legislativo da ALMG, e sobre Poder Legislativo Municipal, com Sérgio Lopes Loures, advogado da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Este ano marca uma nova fase do programa. Realizado desde 2004 pela ALMG, em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, o Parlamento Jovem teve até o ano passado a participação de alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares da Capital. Em 2010, pela primeira vez, contará com a presença de estudantes do interior. Antes da plenária final, marcada para setembro, em Belo Horizonte, haverá etapas em 12 cidades do Estado, promovidas por câmaras municipais e instituições de ensino parceiras.

"A ampliação do Parlamento Jovem já era mais que uma vontade nossa, era uma demanda urgente. A própria consolidação do projeto nesses últimos seis anos nos deu condições de promover a ampliação", afirma o diretor da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Júnior, que apresentou a palestra de abertura do curso iniciado nesta segunda-feira. De acordo com ele, a ALMG teve o cuidado de garantir que as câmaras municipais preparassem os estudantes para o evento com a mesma metodologia empregada nos parlamentos jovens realizados até agora. A preparação inclui atividades de formação política dos estudantes e capacitação dos monitores.

Propostas - O principal objetivo do Parlamento Jovem é estimular a participação política dos estudantes e sua reflexão sobre o papel do Legislativo. Cada escola seleciona um grupo de alunos, que atuam sob a orientação dos monitores. A sessão final do Parlamento Jovem é no Plenário da ALMG, com a discussão e votação de um documento que propõe ações ao poder público sobre um tema específico. O documento aprovado é enviado à Comissão de Participação Popular, que pode transformar algumas das propostas em proposições para tramitar na ALMG.

O tema escolhido para 2010 é "Resíduos e Meio Ambiente". As atividades nos municípios começam neste mês e a etapa conclusiva será na Capital, em 16 e 17 de setembro. As cidades que participam são Belo Horizonte, Capelinha, Caratinga, Divinópolis, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715