Itens de supermercados têm variações de preços de até 30%

Aumentos e reduções de preços da ordem de 30% foram apurados pelo Procon Assembleia em pesquisa realizada nos superme...

05/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Itens de supermercados têm variações de preços de até 30%

Aumentos e reduções de preços da ordem de 30% foram apurados pelo Procon Assembleia em pesquisa realizada nos supermercados da Grande BH. O levantamento, feito entre 1º e 3 de março, apurou, por exemplo, 27,9% de alta no preço do achocolatado Palate 400g e queda de 30,03% no amido de milho Primavera 500g, em relação a fevereiro. Dos 165 produtos pesquisados, 83 apresentaram aumento e 82, redução de preços. Em função dessas oscilações, o resultado global da pesquisa indica estabilidade (-0,01%) no preço médio dos itens de alimentação, limpeza e higiene.

Na análise por grupo, houve aumento médio de preços de 0,53% nos itens de alimentação e de 0,99% nos de higiene. Já os produtos de limpeza tiveram redução média de 2,05% nos preços. Além do achocolatado, tiveram altas expressivas o sal Cisne (10,09%) e a manteiga Cotochés (7,54%). Entre os produtos de higiene, a maior oscilação positiva, de 10,27%, foi constatada no absorvente Sempre Livre sem abas. E no grupo da limpeza, altas de mais de 10% foram apuradas para a água sanitária Santa Clara e o sabão de coco em barra Minuano.

Já os produtos com maiores queda nos preços foram, além do amido de milho, o vinagre Toscano (-14,57%); o açúcar cristal Caeté (-12,60%); o creme dental branco Sorriso (-6,52%); e o sabão de coco em barra Urca (-16,43%).

Variação - A pesquisa foi realizada em 12 supermercados e as diferenças de preço entre eles são expressivas, reforçando a necessidade de o consumidor pesquisar os valores antes da compra. É o caso do feijão carioquinha da marca MP, cujo quilo pode custar R$ 0,99 ou R$ 2,78, com variação superior a 180%. Produtos como farinha de trigo, que em geral tiveram redução de preço médio, também permanecem com variações importantes de preços mínimos e máximos, entre 35% e 132%, dependendo da marca.

A lista dos supermercados pesquisados, com endereços e preços praticados por cada estabelecimento, e a análise completa dos dados levantados podem ser conferidas na página da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na internet: www.almg.gov.br. Para acessar as pesquisas, basta clicar no link "Procon" e depois em "pesquisas de preços". Também estão disponíveis as pesquisas anteriores.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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