Comissão quer discutir problemas de comunidades do Norte de Minas

A situação de 15 comunidades do Norte de Minas que pertencem ao município de Pedras de Maria da Cruz, mas usufruem de...

03/03/2010 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão quer discutir problemas de comunidades do Norte de Minas

A situação de 15 comunidades do Norte de Minas que pertencem ao município de Pedras de Maria da Cruz, mas usufruem de toda a infra-estrutura de Ibiracatu, deverá ser tema de audiência da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. O requerimento para a reunião, de autoria do deputado Paulo Guedes (PT), foi aprovado pela comissão nesta quarta-feira (3/3/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Outro requerimento aprovado, da deputada Cecília Ferramenta (PT), presidente da comissão, pede que a ALMG ofereça transporte regular até a Cidade Administrativa, para facilitar o trabalho dos gabinetes.

A reunião solicitada por Paulo Guedes deve ocorrer em Ibiracatu. De acordo com o requerimento, o município oferece serviços de saneamento, educação, saúde e transporte, entre outros, às comunidades de São Domingos, Furado Novo, Cigano, Pau D'Óleo, Barreiro da Raiz, Salobro, Sariema, Barreiro Dantas, Traspassas, Baixa Grande, Barreirinho, Manoel Branco, João Rodrigues, Morro do Vento e Fazenda Bicas. Moradores dessas localidades também votam em Ibiracatu e vivem a cultura da cidade, embora pertençam, segundo o Censo do IBGE de 2007, ao município de Pedras de Maria da Cruz.

Ao justificar o requerimento, Paulo Guedes afirma que os moradores querem explicações sobre a falta de investimentos por parte da prefeitura de Pedras de Maria da Cruz, cujo índice do Fundo de Participação dos Municípios passou de 0,6 para 0,8, justamente em função do número de habitantes.

Já a deputada Cecília Ferramenta justifica seu pedido de transporte regular para a Cidade Administrativa lembrando que uma das atividades desenvolvidas pelos gabinetes parlamentares é, justamente, de apoio a prefeituras e outras entidades públicas e privadas nos encaminhamentos burocráticos junto ao Executivo.

De acordo com a deputada petista, o acesso à nova sede do Governo demandará três ônibus em cada sentido ou o custo alto de táxi. A oferta de um meio de transporte, a ser definido pela ALMG, garantiria, segundo ela, conforto, economia, rapidez e segurança aos servidores. O deputado Doutor Ronaldo (PDT) reforçou essa demanda e cumprimentou a colega pela iniciativa. Cecília Ferramenta também teve aprovado requerimento em que solicita audiência pública da comissão para discutir problemas enfrentados pelos servidores municipalizados do Estado. A comissão aprovou ainda requerimentos que dispensam apreciação do Plenário.

Presenças - Deputada Cecília Ferramenta (PT), presidente; e deputados Ademir Lucas (PSDB), Doutor Ronaldo (PDT) e Carlin Moura (PCdoB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715