Expresso Cidadania é evento principal entre 1º e 5/3 na ALMG

O grande acontecimento da semana entre 1º e 5 de março na Assembleia Legislativa de Minas Gerais é o Expresso Cidadan...

26/02/2010 - 00:04
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso Cidadania é evento principal entre 1º e 5/3 na ALMG

O grande acontecimento da semana entre 1º e 5 de março na Assembleia Legislativa de Minas Gerais é o Expresso Cidadania. Criado em 2008 pela ALMG, a segunda versão do Expresso será lançada na terça-feira (2/3/10), às 15 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Na quinta-feira (4), acontece o primeiro encontro do evento, em Barbacena (Região Central), que se prolongará até a sexta (5), levando várias atividades a estudantes de seis escolas estaduais. Também nesta semana, serão realizadas 22 reuniões de comissões, incluindo cinco com convidados, sendo duas delas no interior: Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Catas Altas da Noruega (Região Central).

Expresso - Criado com o objetivo de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, o Expresso Cidadania, em sua segunda versão, passará por 16 municípios mineiros de todas as regiões do Estado. O evento, que tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral, desenvolve várias atividades de discussão e práticas monitoradas. Nelas, os participantes podem refletir sobre a própria responsabilidade nas decisões políticas em sua comunidade, no Estado e no País.

Em Barbacena, nos dias 4 e 5 de março, alunos de seis escolas da rede estadual foram mobilizados e terão a oportunidade de vivenciar atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, participando ainda de palestras e apresentação teatral. Os trabalhos elaborados no local poderão ser compartilhados via internet, onde também será possível votar em enquetes temáticas.

Uberlândia - A Comissão de Segurança Pública realiza audiência pública na terça-feira (2), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com o objetivo de traçar um diagnóstico da segurança na região. Retomando o projeto iniciado em 2009, de visitar as 17 cidades sedes de Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), a comissão coleta as propostas em cada cidade e as encaminha aos órgãos responsáveis do Estado. Requerida pelos deputados João Leite (PSDB), Rômulo Veneroso (PV), Tenente Lúcio (PDT) e pela deputada Maria Tereza Lara (PT), a reunião será às 10 horas, na Câmara Municipal de Uberlândia (avenida João Naves de Ávila, 1.617).

Unincor - Visando a buscar soluções para a crise na Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), as comissões de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte se reúnem conjuntamente. A audiência pública também será na terça (2), às 10h15, no Teatro da ALMG, e foi solicitada pelos deputados Délio Malheiros (PV), Carlin Moura (PCdoB) e Ruy Muniz (DEM).

Desde 2009, a Assembleia tenta intermediar uma solução para os problemas da instituição. Nesse ano, alunos da Unincor vieram ao Legislativo em várias ocasiões para reivindicar o apoio dos parlamentares. As principais dificuldades são de ordem financeira, o que levou à greve de professores e servidores por falta de pagamento e a consequente perda de aulas para os estudantes.

Catas Altas da Noruega - Abusos supostamente cometidos por policiais militares de Catas Altas da Noruega (Região Central) levam a Comissão de Direitos Humanos a promover audiência na cidade nesta quarta-feira (3). A comissão vai ouvir as denúncias da população, que incluem ameaças de morte, prática de tortura, abuso de autoridade, lesão corporal e invasão de propriedade. A reunião será no Salão Paroquial Padre Luiz Gonzaga Pinheiro (avenida Nossa Senhora das Graças, sem número, Centro), às 9 horas, a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão.

Arbitragem - A Comissão Especial sobre a Arbitragem realiza também nesta quarta (3), mais uma rodada de debates sobre o tema, a requerimento do deputado Neider Moreira (PPS), relator da comissão. Na reunião, que será às 15 horas, no Auditório, serão ouvidos entidades de classe da construção civil e pesada, além de tributaristas. A comissão foi criada para estudar o uso da arbitragem, meio de solução de conflitos alternativo e extrajudicial, no qual as partes, de comum acordo, elegem árbitros com a missão de solucionar uma disputa. Após a conclusão dos trabalhos, que deverá acontecer em até 60 dias, a comissão pretende elaborar uma proposição de lei sobre o tema.

Crianças e adolescentes - A requerimento do deputado André Quintão (PT), a Comissão de Participação Popular promove audiência pública para realizar um balanço de emendas populares ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) voltadas para direitos da criança e do adolescente. A reunião está marcada para esta quinta-feira (25/02/10), às 14h30, no Auditório. No encontro, também se pretende discutir e definir, com os movimentos sociais, as prioridades de atuação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para o ano de 2010. Em levantamento geral feito pela comissão no final de 2009, foram apresentadas 99 sugestões populares ao PL 3.808/09, de revisão do PPAG. Destas, 45 foram aprovadas na forma original e 41 na forma de subemendas. Outras nove ficaram prejudicadas e quatro foram rejeitadas.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715