Expresso Cidadania começa por Barbacena, nos dias 4 e 5 de março

Barbacena, na Região Central, será a primeira cidade a receber o Expresso Cidadania 2010, iniciativa da Assembleia Le...

26/02/2010 - 00:08
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso Cidadania começa por Barbacena, nos dias 4 e 5 de março

Barbacena, na Região Central, será a primeira cidade a receber o Expresso Cidadania 2010, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que tem o objetivo de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos. O projeto, que será lançado nesta terça-feira (2/3/10), às 15 horas, na ALMG, vai levar uma série de atividades e oficinas a estudantes de 16 municípios mineiros de todas as regiões do Estado. O Expresso Cidadania estará em Barbacena nos dias 4 e 5 de março, mobilizando alunos de seis escolas da rede estadual (veja programação abaixo), que vão vivenciar atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, podendo, ainda, compartilhar suas produções via internet e votar em enquetes temáticas. Vão participar, ainda, de palestras e apresentação teatral.

Todas as atividades na cidade serão realizadas no Ginásio Mazzoni, na avenida Pereira Teixeira, bairro São Jorge, onde os estudantes também poderão tirar o título de eleitor. Serão realizadas cinco sessões: às 8, 10 e 20 horas, no dia 4; e às 8 e 10 horas, no dia 5. Elas acontecerão em horário normal de aula, valendo como atividade letiva. O transporte gratuito de ida e volta dos alunos será providenciado pela Assembleia.

Lançamento - Esta é a segunda edição do projeto, que em 2008 foi o vencedor da etapa nacional do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria "Eventos Especiais". O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), participa do lançamento na terça (2), junto com outras autoridades e representantes de escolas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. O ator Marcos Frota, mestre de cerimônias da primeira edição do evento, volta em 2010, quando o evento ganha também uma versão virtual, para ampliar a participação do jovem.

História - A Assembleia criou o Expresso Cidadania por entender que a construção de um país melhor amanhã começa com o que se faz hoje. Por meio de uma série de atividades de discussão e práticas monitoradas, os participantes podem refletir sobre a própria responsabilidade nas decisões políticas em sua comunidade, no Estado e no País. Segundo o presidente da Assembleia de Minas, deputado Alberto Pinto Coelho, o Expresso Cidadania está em sintonia com o momento vivido pelo país ao valorizar o exercício pleno da cidadania.

"Ao incentivar o voto do jovem e estimular a sua participação política, o projeto reflete a crença do Legislativo na juventude, na sua responsabilidade cidadã e no seu poder de transformar o país", ressalta o presidente. Para ele, a experiência do Expresso Cidadania em 2008 foi positiva, tendo sido muito bem recebida nas cidades em que passou.

A segunda edição vai envolver cerca de 19 mil alunos de mais de 50 escolas estaduais, todas elas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), que integra um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil.

Além da Secretaria de Estado da Educação, o projeto é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Esportes e Juventude, do Ministério Público Estadual, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Prefeitura de Belo Horizonte e das entidades representativas do movimento estudantil (UCMG, Ubes, UEE e UNE). Conta, também, com a promoção da MTV Minas.

Inovações incluem participação pela internet

Além das escolas envolvidas diretamente no projeto, outros jovens também poderão participar por meio do Expresso Cidadania Virtual. O hotsite do evento (www.almg.gov.br/expresso), que também será lançado nesta terça-feira (2), vai disponibilizar todas as informações e haverá também enquetes e um blog ainda mais interativo, para que os leitores troquem ideias e informações com os demais usuários, discutindo os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.

Há novidades também na versão presencial. As oficinas vão promover atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, cujas produções serão compartilhadas via internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace. O painel "Caleidoscópio" vai provocar a reflexão dos jovens sobre uma questão que afeta todo o planeta, mas que depende de soluções localizadas: o meio ambiente. Os alunos participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, sobre o que deve ser feito para se evitar catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. Entre os objetivos, demonstrar a importância do voto consciente.

Cai o número de adolescentes eleitores em Minas

Os adolescentes tiveram o direito de votar pela primeira vez nas eleições de 1989. Naquele ano foram registrados 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País, sendo 420.060 em Minas. Desde então, os números vêm oscilando, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em dezembro de 2009, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam cadastrados em Minas Gerais 160.864 eleitores com 16 ou 17 anos, 21% menos que em janeiro de 2008. Atualmente essa faixa etária representa 1,14% do total do eleitorado mineiro. Esses números aumentam ainda mais a importância e a responsabilidade da Assembleia Legislativa de Minas no sentido de incentivar a participação política dos jovens.

Do total de 90.888 eleitores de Barbacena, 962 têm 16 ou 17 anos de idade, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral referente a janeiro de 2010. Esse número equivale a 1,01% do eleitorado do município. Nessa faixa etária, a cidade registra 484 eleitores do sexo masculino e 442 do sexo feminino.

Programação em Barbacena

Data: 4 e 5 de março

Local: Ginásio Mazzoni, na avenida Pereira Teixeira, bairro São Jorge, das 8 às 12h

Escolas contempladas:

* Colégio Tiradentes PMMG

* Escola Estadual Embaixador José Bonifácio

* Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada (localizada na Colônia Rodrigo Silva)

* Escola Estadual Prof. Soares Ferreira

* Escola Estadual Henrique Diniz

* Escola Estadual Sra. das Dores (localizada no Distrito de Senhora das Dores)

Atividades

* Abertura

* Palavra do juiz eleitoral do município

* Palestra do professor da Escola do Legislativo Leo Noronha, sobre o contexto da política brasileira, sua repercussão na vida dos jovens e as muitas razões para se participar desse processo

* Esquete teatral

* Emissão de título de eleitor e visita ao painel "Caleidoscópio"

* Oficinas de Vídeo, som, texto e expressão corporal

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715