Panorama conta a história das bordadeiras da Vila Mariquinhas

A luta de um grupo de mulheres pela casa própria se transformou num exemplo de vida. Elas se conheceram num acampamen...

23/02/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Panorama conta a história das bordadeiras da Vila Mariquinhas

A luta de um grupo de mulheres pela casa própria se transformou num exemplo de vida. Elas se conheceram num acampamento de sem-casa que buscavam um lugar para morar na Capital. Instaladas numa vila na região norte de Belo Horizonte, elas aproveitaram o tempo livre, enquanto os filhos frequentavam a única creche do local, para registrar as próprias experiências através de bordados. Os retalhos de pano ficaram famosos, foram parar em galerias de arte, viraram tema de livro e de documentário. As histórias das bordadeiras da Vila Mariquinhas são o tema do Panorama, programa da TV Assembleia, desta terça-feira (23/2/10).

No programa, a escritora e documentarista Flávia Craveiro fala sobre os processos de elaboração de um livro e de um filme sobre as bordadeiras. A dona de casa Betânia Silva, uma das fundadoras do grupo, conta histórias curiosas sobre a trajetória das Mariquinhas. "Já bordamos nos retalhos até casos de traição. Momentos alegres e tristes das nossas vidas estão nos retalhos", afirma. Betânia chegou a viajar para a França para falar sobre a experiência do grupo. "Lá fora, eles também apreciaram muito o nosso trabalho", diz.

Durante o programa, reportagens mostram um pouco da vida das outras integrantes do grupo, como Dona Norberta, que reencontrou a irmã depois que um de seus bordados virou tema de reportagem de TV. E também de Dona Sônia, que usou os bordados para se livrar das lembranças ruins da infância.

O Panorama vai ao ar nesta terça (23) , às 19 horas, com reprise à 1 da manhã, e na sexta-feira, dia 26, às 7 horas e às 18h30.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715