Projeto pretende garantir proteção de patrimônio ferroviário

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em reunião realizada na tarde desta quarta-f...

10/02/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto pretende garantir proteção de patrimônio ferroviário

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (10/2/10), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 3.056/09, de autoria do deputado João Leite (PSDB), que estabelece normas para a preservação e promoção do patrimônio cultural associado ao transporte ferroviário.

Na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto havia recebido um substitutivo para assegurar a preservação de museus ferroviários. Na Comissão de Cultura, o relator, deputado Juninho Araújo (PTB), acrescentou emenda ampliando as salvaguardas para todo o patrimônio ferroviário. O parecer foi lido deputado André Quintão (PT).

O deputado João Leite disse que a Rotunda de Ribeirão Vermelho é um patrimônio ainda mais valioso que a de São João del-Rei, e está inteiramente abandonada. Rotundas são mecanismos utilizados para girar locomotivas para que regressem ao ponto de onde vieram. Um requerimento de visita à rotunda elogiada pelo deputado já foi aprovado no ano passado, e a presidente da comissão, deputada Gláucia Brandão (PPS), determinou à assessoria que marque a data.

João Leite sugeriu a reativação de vários trechos ferroviários com trens turísticos, e propôs que os antigos trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte sejam utilizados para transporte de passageiros. "Os trens de subúrbio saíam da Praça da Estação e iam até Betim, num percurso que o metrô hoje não cobre. Havia trens também para General Carneiro, Raposos e Nova Lima", lembrou o deputado.

Presenças - Deputada Gláucia Brandão (PPS), presidente; deputados João Leite (PSDB) e André Quintão (PT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715