Presidente participa de missa e de comemoração de cem anos da AML

Dois eventos marcaram a agenda do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho...

21/12/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente participa de missa e de comemoração de cem anos da AML

Dois eventos marcaram a agenda do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), nesta segunda-feira (21/12/09). À tarde, ele participou, juntamente com o governador Aécio Neves e outras autoridades, de missa de Ação de Graças no Palácio da Liberdade. Já à noite, o parlamentar fez parte da mesa de encerramento das comemorações do centenário da Academia Mineira de Letras (AML), na sede da entidade.

A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, e reuniu ainda servidores públicos, o vice-governador Antonio Anastasia, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Sérgio Resende, além de secretários de Estado e outros deputados. Dois corais cantaram durante a missa: o coral infantil Flor de Lis, de Januária (Norte de Minas), e o Libertas, formado por funcionários do Executivo.

Na Academia Mineira de Letras, Alberto Pinto Coelho compôs a mesa dos trabalhos juntamente com o presidente da AML, Murilo Badaró, e o vice-governador Anastasia, entre outras personalidades. Em entrevista antes do evento, o deputado disse que se tratava de uma "data memorável e as festividades foram na dimensão do valor da Academia, depositária da memória e da ética". Segundo Pinto Coelho, a entidade, através dos vários segmentos literários que representa, é um espelho da diversidade presente na sociedade mineira.

História - Entre os eventos que marcaram o centenário da Academia, destaca-se a Reunião Especial promovida pela ALMG em outubro, lembrando a data de fundação da entidade, em 25/12/1909, em Juiz de Fora. Inicialmente, a AML era composta por 12 membros, entre escritores, jornalistas, profissionais liberais e homens públicos. Logo depois, foram eleitos mais 18 membros, completando 30 cadeiras. Em 13/5/1910, foram acrescentados mais 10 nomes, completando 40, número oficial da Academia Francesa e da Brasileira. Em 24/1/1915, a entidade foi transferida para a Capital mineira, Belo Horizonte.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715