Projeto sobre servidores do Ipsemg e DER tem parecer favorável

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na noit...

16/12/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto sobre servidores do Ipsemg e DER tem parecer favorável

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na noite desta quarta-feira (16/12/09), parecer de 2º turno do deputado Lafayette de Andrada (PSDB) sobre o Projeto de Lei (PL) 3.734/09, do governador. O projeto, que regulariza a situação funcional de servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), está pronto para ir a Plenário em 2º turno.

O relator opinou pela aprovação da matéria na forma do vencido (conforme texto aprovado em 1º turno), com a emenda nº 1. O projeto foi lido na reunião de terça-feira, 15, à noite, mas a votação foi adiada para esta quarta-feira por causa de um pedido de vista do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que teve dúvidas sobre o conteúdo da emenda.

O PL 3.734/09 regulariza a situação de 4.166 servidores do Ipsemg que ingressaram no serviço público sob o regime estatutário, por meio de deliberações homologadas pelo Poder Executivo antes da Constituição Federal de 1988. Desse contingente, 2.407 já estão aposentados. Em relação ao DER-MG, são beneficiados 309 servidores da ativa, pertencentes ao quadro permanente de cargos e funções instituído por decreto em 1975.

Fundo - A emenda nº 1, sugerida pelo governador por meio de mensagem enviada ao Legislativo, cria o Fundo de Assistência ao Pecúlio dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais (Funapec). De acordo com a exposição de motivos que acompanha a mensagem, o Funapec tem como objetivos dar suporte financeiro ao Programa Estadual de Assistência ao Pecúlio dos Servidores e aprimorar o plano de benefícios em vigor no Ipsemg.

O governo argumenta que o pecúlio e os seguros atualmente concedidos pelo instituto de previdência estão defasados em relação a produtos semelhantes oferecidos por entidades seguradoras do mercado privado. A mensagem informa, ainda, que o plano de benefícios do Ipsemg tem 98 mil participantes, entre servidores e seus dependentes.

A emenda prevê que o Funapec será gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e que seu agente executor será o Ipsemg. Este órgão terá o prazo de 60 dias após a publicação da lei para incorporar ao novo fundo o saldo financeiro apurado em 31 de dezembro de 2008, representativo das reservas formadas junto ao patrimônio do Ipsemg, destinadas ao pagamento de pecúlio, seguro coletivo e seguro do cônjuge.

Reajustes - A FFO também aprovou os pareceres relativos a quatro projetos de lei que reajustam subsídios de integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Todos estão prontos para ir a Plenário em 2º turno. São eles:

* PL 3.976/09, do Tribunal de Justiça - Reajusta o subsídio mensal dos integrantes do Poder Judiciário do Estado em 5%, retroativos a 1º de setembro de 2009, e 3,88%, a partir de 1º de fevereiro de 2010. O relator, deputado Juarez Távora (PV), recomendou a aprovação na forma na forma original.

* PL 3.977/09, do procurador-geral de Justiça - Reajusta o subsídio mensal dos membros do Ministério Público em 5%, retroativos a 1º de setembro de 2009, e 3,88%, a partir de 1º de fevereiro de 2010. O relator, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), opinou pela aprovação na forma original.

* PL 4.005/09, do Tribunal de Contas - Fixa o valor do subsídio mensal do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal em R$ 23.216,81, retroativos a 1º de setembro de 2009, e R$ 24.117,62, a partir de 1º de fevereiro de 2010. O parecer do relator, deputado Lafayette de Andrada, opina pela aprovação na forma original.

* PL 4.006/09, do Tribunal de Contas - Reajusta o subsídio mensal dos conselheiros e auditores do Tribunal em 5%, retroativos a 1º de setembro de 2009, e 3,88%, a partir de 1º de fevereiro de 2010. O relator, deputado Juarez Távora, recomendou a aprovação na forma original.

Críticas - Os deputados Antônio Júlio (PMDB) e Adelmo Carneiro Leão, ambos do bloco PT-PMDB-PCdoB, de oposição, criticaram a aprovação do PL 3.734/09 em meio a entendimentos com o Governo sobre o conteúdo da emenda que cria o Funapec. Jayro Lessa (DEM) e Lafayette de Andrada rebateram as críticas. Segundo Lafayette de Andrada, as negociações referem-se à votação em Plenário, e não na comissão. Jayro Lessa lembrou que o projeto ainda pode ser modificado em Plenário.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Jayro Lessa (DEM), vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Júlio (PMDB), Inácio Franco (PV), Juarez Távora (PV), Lafayette de Andrada (PSDB), Neider Moreira (PPS), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Fahim Sawan (PSDB), Mauri Torres (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715