Procon Assembleia ultrapassa um milhão de atendimentos

Um milhão de atendimentos. Essa é a marca atingida pelo Procon Assembleia em dezembro, após 12 anos de atuação inicia...

11/12/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Procon Assembleia ultrapassa um milhão de atendimentos

Um milhão de atendimentos. Essa é a marca atingida pelo Procon Assembleia em dezembro, após 12 anos de atuação iniciados em 1997. Desse total de consumidores, 50%, ou seja, meio milhão de pessoas, foram atendidos pessoalmente, nas dependências do Procon. São contabilizadas também como atendimentos as notificações formalizadas, as orientações por telefone, pelo correio eletrônico ou através do Sistema de Interação com o Cidadão (SIC), além das audiências de conciliação.

Na estatística de atendimentos, entram também os participantes do Programa Educação para o Consumo, criado pelo Procon Assembleia. Dessa forma, são contabilizados os estudantes recepcionados pelo projeto Procon na Escola; o público destinatário dos projetos Procon para o Fornecedor, Procon na Empresa e Procon para o Cidadão. Ao longo de seus 12 anos de história, o órgão registrou uma média de 85 mil atendimentos a cada ano.

O Procon Assembleia tem como objetivo orientar o consumidor, harmonizar os interesses nas relações de consumo e intermediar a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores. A norma que trata do órgão é a Resolução 5.239, de 2005. O atendimento ao público, a pesquisa de preços e a educação para o consumo são focos do trabalho. O Procon Assembleia atua na Capital mineira, onde tem dois postos, e no interior, por meio da internet.

Conheça o detalhamento dos atendimentos prestados:

Tipo de atendimento

Número

Atendimentos pessoais

496.404

Orientações por telefone

274.888

Notificações/reclamações formalizadas

104.477

Público atendido nas audiências (consumidor e fornecedor)

62.544

Estudantes atendidos pelo projeto Procon na Escola

53.671

Orientações pelo correio eletrônico

22.628

Empregados atendidos pelo projeto Procon para a Empresa

3.298

Público atendido pelo projeto Procon para o Cidadão

1.600

Público atendido pelo projeto Procon para o Fornecedor

826

Total

1.020.336

Obs.: Dados referentes a dezembro/2009 foram estimados com base nas médias dos meses de setembro, outubro e novembro do corrente ano.

Para o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, a marca de 1 milhão de atendimentos mostra que a ALMG está cumprindo seu papel de proporcionar cidadania aos consumidores, aproximando o Legislativo do cidadão mineiro. Ele reforça que 70% das demandas que chegam ao Procon são resolvidas por meio de acordo, evitando uma sobrecarga ainda maior de ações no Poder Judiciário.

Órgão atua na prevenção e também na proteção ao consumidor

Marcelo Barbosa explica que hoje o órgão atua em duas vertentes: na prevenção, através dos diversos programas de orientação a cidadãos com relação ao consumo; e na proteção, por meio dos atendimentos a consumidores que se sentiram lesados por empresas e órgãos públicos.

O coordenador do Procon listou algumas vitórias obtidas por consumidores através do Procon Assembleia: o fim da cobrança de ponto extra de TVs por assinatura, e a retirada de circulação de produtos da Siemens (celular) e Gradiente (toda a linha de produtos). Ele citou ainda a ação do Procon que permitiu que pessoas lesadas pelo Papa Tudo se habilitassem como credoras no processo de liquidação desse título de capitalização. "A atuação marcante do Procon Assembleia", acrescenta Marcelo Barbosa, "garante representação do órgão no Conselho de Usuários da Oi e na Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-MG".

História - o Procon Assembleia foi criado em 15 de outubro de 1997, como órgão administrativo do Legislativo mineiro, primeiro integrando o Centro de Atendimento ao Cidadão e, atualmente, pertencendo à Procuradoria Geral. O coordenador lembra que, quando foi iniciado o trabalho, apenas seis estagiários, coordenados pelos consultores Délio Malheiros (atual deputado) e Ênio Nogueira atuavam, atendendo a até 50 pessoas por dia. Atualmente, são 12 servidores (seis formados em Direito) e mais 54 estagiários "que atendem a mais de 200 demandas ao dia", conta Barbosa, destacando o apoio dado pela Assembleia ao incremento do serviço. Ele acredita que a tendência é que aumentem ainda os atendimentos aos consumidores.

Tratando de planos para o Procon, Marcelo Barbosa afirma que uma das metas é interiorizar o trabalho do órgão, levando o serviço a mais cidades do interior. Segundo ele, menos de 90 municípios do Estado possuem unidades do Procon, sendo mais crítica a situação da região que vai do meio para o Norte de Minas. Mas o coordenador ressalta que algumas iniciativas de interiorização já vem sendo tomadas. O Procon Assembleia assessora atualmente a implantação de dez unidades vinculadas a Câmaras Municipais.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715