Construção de barragens no Rio das Velhas motiva audiência

A construção de cinco barragens, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), ...

11/12/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Construção de barragens no Rio das Velhas motiva audiência

A construção de cinco barragens, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), para o processo de transposição do Rio São Francisco será debatida em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nesta terça-feira (15/12/09). A reunião, solicitada pelos deputados Fábio Avelar (PSC) e Carlos Gomes (PT), será às 10 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Fábio Avelar, a reunião atende a pedido do Projeto Manuelzão e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas feito em audiência realizada em setembro para apresentação dos resultados da segunda expedição pelo Rio das Velhas. Na ocasião, o presidente do Comitê do Velhas, Rogério de Oliveira Sepúlveda, levantou a possibilidade dos barramentos trazerem grandes prejuízos para as famílias que vivem às margens dos rios que serão represados.

Além disso, Sepúlveda afirmou que parte do rio passaria a ser de domínio da União, prejudicando o arranjo institucional existente para a gestão da bacia e comprometendo o projeto de despoluição do Velhas. Estudos feitos por pesquisadores do comitê revelaram também os impactos dos barramentos sobre a qualidade das águas.

Fábio Avelar afirma que há um movimento em Minas contrário à construção das barragens e lembra que, quando a luta era contra a transposição do São Francisco, os ambientalistas alertaram para os prejuízos que a medida traria para o Estado e para o Brasil. "Estamos constatando isso agora com a necessidade de se construir barragens para acumular água e viabilizar a transposição", avalia.

Convidados - Foram convidados para a audiência desta terça os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc; e de Integração Nacional, Geddel Quadros Vieira Lima; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação (Caoma), Luciano Luz Badini Martins; os presidentes dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e do Rio das Velhas, respectivamente, Antônio Thomaz Gonzaga da Mata Machado; e Rogério de Oliveira Sepúlveda; os presidentes dos Comitês das Sub-bacias Hidrográficas Mineiras do Rio Urucuia e do Rio Paracatu, respectivamente, José Américo Carniel e Olavo Renigio Condé; a procuradora da República em Minas Gerais na área ambiental, Zani Cajueiro Tobias de Souza; o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa; os prefeitos de Santo Hipólito, Pedro Chaves; de Buritis, Keny Soares Rodrigues; de João Pinheiro, Sergio Vaz Soares; e de Presidente Juscelino, Ricardo de Castro Machado.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715