Presidente defende interlocução do Legislativo com a sociedade

A interlocução constante dos legislativos com a sociedade foi defendida pelo presidente da Assembleia Legislativa de ...

20/11/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente defende interlocução do Legislativo com a sociedade

A interlocução constante dos legislativos com a sociedade foi defendida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), durante palestra realizada nesta sexta-feira (20/11/09), na Câmara Municipal de Montes Claros (Norte de Minas). Ele participou da abertura do 16o Congresso da Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e falou ainda sobre outros desafios dos legislativos, como o fortalecimento de sua imagem, o aumento de prerrogativas e o uso de mídias alternativas.

"O cidadão vê no seu representante aquele que tem que dar respostas às suas necessidades, nos interesses coletivos e também pessoais e familiares. Por isso nosso papel extrapola a previsão legal de legislar e fiscalizar. Temos que buscar a interlocução com a sociedade civil buscando todos os mecanismos disponíveis", afirmou. O presidente da Assembleia enfatizou o trabalho itinerante da Casa, que chega ao interior por meio das ferramentas tecnológicas e também dos eventos e audiências de comissões.

Alberto Pinto Coelho citou também o Seminário Minas de Minas e a Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda para exemplificar a atuação do Parlamento mineiro no sentido de buscar ouvir a sociedade e resolver conflitos de interesse. Nos dois casos, segundo ele, houve resultados concretos, com benefícios para o Estado. Ele propôs ainda que as câmaras façam uma análise segmentada dos orçamentos municipais e deixem claro aos cidadãos que as obras públicas realizadas pelo Executivo têm a participação do Legislativo através da aprovação dos orçamentos.

Ampliação de prerrogativas dos legislativos pode atingir câmaras

Ao abordar o trabalho à frente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, Alberto Pinto Coelho afirmou que pedirá à ALMG uma análise dos possíveis desdobramentos, nos municípios, da ampliação das competências dos legislativos estaduais. O Colegiado quer incluir no rol das legislações concorrentes algumas matérias hoje privativas da União. Para concretizar essa mudança, propostas de emenda à Constituição Federal para serão encaminhadas ao Congresso Nacional. "Poderemos desdobrar essas prerrogativas para as câmaras", anteviu.

Após a palestra, Alberto Pinto Coelho recebeu a homenagem Destaque Especial 2009, concedida pela Avams, por sua atuação em prol da associação, da região mineira da Sudene e de todo o Estado.

Deputados - Entre as autoridades presentes na abertura do congresso, estavam o presidente da Avams, Abelard Carlos Pimenta; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Athos Mameluque Mota; os deputados estaduais Gil Pereira (PP), Paulo Guedes (PT), Carlos Pimenta (PDT) e Alencar da Silveira Jr. (PDT), o deputado federal Humberto Souto (PPS-MG) e o secretário-geral da Mesa da ALMG, José Geraldo de Oliveira Prado. Os parlamentares da ALMG reivindicaram mudanças na legislação ambiental e na distribuição do ICMS para beneficiar o Norte de Minas, assim como obras em rodovias federais como a BR-135.

Comunicação no Poder Legislativo é abordada pelo Ceac

O servidor Frederico Vieira, relações públicas do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da Assembleia, também fez palestra no evento, sobre a comunicação no Poder Legislativo. Ele abordou as experiências da ALMG com o site e o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e estimulou a implementação de ferramentas semelhantes nos legislativos municipais. "O CAC permite uma aproximação das casas legislativas com a sociedade, num atendimento face a face. E ainda pode ter pontos de acesso ao site", salientou.

Levantamento feito pelo Ceac em agosto aponta que, dos 853 municípios de Minas, apenas 244, sobretudo os maiores, possuem sites. Segundo Vieira, a Lei Complementar Federal 131, de 2009, determina que os órgãos públicos em geral usem meios eletrônicos para prestação de contas. "Ela estabelece prazos de implementação de quatro anos para cidades pequenas, dois para as médias e um ano para as grandes. É um movimento natural e, mais cedo ou mais tarde, as câmaras terão que ter essas ferramentas", afirmou.

Frederico Vieira lembrou ainda que a Câmara Municipal de Montes Claros abriga, desde a última segunda-feira (16), a exposição itinerante da ALMG sobre a formação do povo mineiro, mais uma parceria do Legislativo estadual com as câmaras do interior.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715