Ameaças contra freira motivam reunião em Salto da Divisa

Um conflito agrário que se arrasta há mais de dois anos, no município de Salto da Divisa, é tema de uma visita da Com...

19/11/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Ameaças contra freira motivam reunião em Salto da Divisa

Um conflito agrário que se arrasta há mais de dois anos, no município de Salto da Divisa, é tema de uma visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais àquela cidade, situada no Vale do Jequitinhonha, a 820 km da Capital. A audiência pública organizada pela comissão acontece nesta segunda-feira (23/11/09), às 13 horas, na Câmara Municipal de Salto da Divisa, na Rua da Bahia, 369, no Centro da cidade. O requerimento para realização da reunião é do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT).

Em outubro de 2007, o próprio Durval Ângelo esteve na cidade e ouviu de religiosos e militantes sem-terra queixas sobre problemas que persistem: ameaças de morte contra a irmã Geralda Magela Fonseca (irmã Geraldina); ameaças contra as famílias do acampamento Dom Luciano Mendes, na Fazenda Monte Cristo; e a demora na conclusão do processo de assentamento.

A área em disputa, a fazenda Monte Cristo, tem 1.368 hectares, e pertence originalmente à Fundação Tinoco Cunha Peixoto. A fazenda foi declarada improdutiva pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e arrecadada para fins de reforma agrária. Mas os representantes da fundação contestaram o laudo do Incra na Justiça. Parte da propriedade foi ocupada em 2006 por 100 famílias de sem-terras, que chegaram a ficar cinco meses sem receber cestas básicas e se queixaram de ameaças de representantes da fundação.

Na primeira visita da comissão a Salto da Divisa, a irmã Geraldina denunciou que até as freiras dominicanas estavam recebendo ameaças de ser baleadas no rosto e que alguns barracos de lona do acampamento haviam sido queimados. A irmã realiza trabalho missionário na região e presta assistência aos acampados.

Estão convidados a participar da audiência pública o desembargador Gercino José da Silva Filho, ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate a Violência no Campo; o superintendente Regional do Incra, Gilson de Souza; o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Conflitos Agrários, Afonso Henrique de Miranda Teixeira; a coordenadora Estadual e Nacional da Comissão Pastoral da Terra, Lucimere da Silva Leão; o comandante da 15ª Região da PMMG, coronel Sandro Lúcio Fonseca; o assessor da Comissão Pastoral da Terra, Frei Gilvander Luís Moreira; o promotor de Justiça dos municípios de Jacinto e Almenara, Bruno Cesar Medeiros Jardini; e o delegado de Polícia de Jacinto, Helder Carvalhal de Almeida.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715