Grupos de trabalho avaliam propostas a serem levadas à plenária final

Grupos de trabalho da Conferência Estadual de Comunicação, organizada pelo Governo de Minas, na Assembleia Legislativ...

14/11/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Grupos de trabalho avaliam propostas a serem levadas à plenária final

Grupos de trabalho da Conferência Estadual de Comunicação, organizada pelo Governo de Minas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, passaram a tarde deste sábado (14/11/09) relacionando propostas para três eixos temáticos: "Produção de conteúdo", "Meios de distribuição" e "Cidadania: direitos e deveres".

Os participantes, da sociedade civil, da classe empresarial e do poder público, organizaram as propostas consensuais e avançaram pela noite debatendo temas polêmicos e divergentes. As propostas serão agrupadas em um documento a ser encaminhado à Conferência Nacional, em Brasília, de 14 a 17 de dezembro.

Os grupos discutiram sugestões elaboradas em conferências livres e etapas municipais, além daquelas enviadas pelo Governo Federal, Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Fundo Nacional para a Democratização da Comunicação (FNDC), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCom) e Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), entre outras entidades. Os participantes também fizeram suas sugestões em formulário próprio, distribuído durante a reunião.

No Grupo 1, cujo tema foi "Produção de conteúdo", umas das principais propostas pediu a regulamentação do artigo 221 da Constituição Federal. O artigo determina princípios para a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão, determinando a preferência por programas educativos, artísticos, culturais e informativos. O dispositivo também estabelece a regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei. Esse grupo teve 76 delegados inscritos.

Temas relacionados à rádios comunitárias e à democratização dos meios de comunicação dominaram os debates do Grupo 2 (Meios de distribuição), que contou com a participação de mais de 120 pessoas no Auditório da ALMG. Em relação às rádios, por exemplo, houve propostas pedindo o aumento do limite da potência máxima das emissoras, a desburocratização da concessões e até a anistia para comunicadores processados ou punidos por operarem rádios sem outorga.

No grupo 3 (Cidadania: direitos e deveres), várias propostas reivindicam o controle social da comunicação, por meio de conselhos municipais deliberativos e com representação proporcional, que exerçam papel fiscalizador, garantindo a diversidade nos meios de comunicação. Outras sugestões nessa linha defendem a criação de conselhos gestores para fiscalizar conteúdo nas rádios comunitárias e a regulamentação do Conselho estadual de Comunicação.

Outro grupo de propostas prega a educação para a mídia nas escolas, capacitando professores e alunos para uma análise crítica do conteúdo dos meios de comunicação. Mais de 170 pessoas se inscreveram nesse grupo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715