Parlamento Jovem chega ao fim e pede maior integração do transporte

A integração efetiva do transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a adoção de iniciativas para inc...

13/11/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Parlamento Jovem chega ao fim e pede maior integração do transporte

A integração efetiva do transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a adoção de iniciativas para inclusão de deficientes em ônibus e o incentivo ao uso de bicicletas nos centros urbanos foram algumas das propostas aprovadas nesta sexta-feira (13/11/09), na plenária final do Parlamento Jovem 2009. Promovido anualmente pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, o programa busca estimular a participação política dos jovens e a reflexão sobre o papel do Parlamento. Este ano, o tema foi "Transporte Urbano". As discussões e votações desta sexta (13) foram realizadas no Plenário da ALMG.

Na reunião final, cerca de 100 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte debateram e votaram as 21 propostas consideradas como prioritárias pelos grupos de trabalho do Parlamento Jovem, formados pelos próprios alunos. As sugestões foram divididas em três subtemas: "Integração do transporte coletivo na RMBH", "Qualidade do transporte: mecanismos de controle e fiscalização" e "Transporte estudantil".

Quatorze propostas foram mantidas, algumas com modificações no conteúdo e no texto; três foram suprimidas; três, aglutinadas a outros itens; e uma foi transformada em moção a ser enviada aos municípios. Os estudantes ainda aprovaram uma nova proposta, que não constava da pauta. Com isso, o documento final ficou com 15 sugestões, que serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular e poderão servir de base para a elaboração de proposições da ALMG.

Meio-passe - Entre os temas que mais provocaram debates na plenária final estão o meio-passe para estudantes no transporte coletivo, a instalação de câmeras de vídeo em ônibus e iniciativas para inclusão de deficientes auditivos.

O meio-passe foi rejeitado como proposta do documento final, mas transformado em moção sugerindo sua implantação nos municípios que ainda não dispõem do benefício, entre eles Belo Horizonte. A instalação de câmeras nos ônibus foi aprovada, como medida de segurança e de controle da superlotação. A inclusão de deficientes auditivos foi tema da nova proposta. O texto, aprovado pelos estudantes, sugere a criação de cursos da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para motoristas e cobradores de ônibus.

Participação feminina - Na abertura da plenária final do Parlamento Jovem 2009, o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), enalteceu a grande presença feminina entre os participantes do evento. "O cenário encontrado aqui nos agrada muito", elogiou, antes de reconhecer a "presença diminuta das mulheres nos parlamentos brasileiros, assim mesmo com valiosas contribuições". Ele fez questão de citar nominalmente cada uma das escolas participantes: curso de Ciências Sociais da PUC Minas, colégios Izabela Hendrix, Padre Eustáquio, Santa Dorotéia e Tiradentes (Unidade Gameleira), além das escolas Municipal Paulo Mendes Campos e Estadual Leopoldo de Miranda.

Alberto Pinto Coelho destacou que o Parlamento Jovem é uma iniciativa vitoriosa da ALMG, já em sua sexta edição, assim como outras realizadas pelo Legislativo. Ele citou, entre elas, o Expresso Cidadania e o atual concurso de redação nas comemorações dos 20 anos da Constituição do Estado. O presidente identificou em cada jovem presente um polo irradiador do trabalho da Assembleia. "Ao fim do nosso mandato, só teremos cumprido a missão se entregarmos uma sociedade melhor para todos. Isso vale também para vocês, ao final deste encontro", afirmou.

"O Parlamento Jovem é, com certeza, um dos mais importantes projetos e com maior êxito na Assembleia Legislativa", disse o presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT). Ele firmou o compromisso da comissão de acolher, da melhor forma possível, as propostas trazidas pelo evento. E deu exemplos de resultados efetivos do projeto em edições anteriores, como a extensão da alimentação escolar para o ensino médio público noturno e a alteração na composição do Conselho Estadual da Juventude. A primeira proposta foi transformada em emenda ao Orçamento do Estado; a segunda virou projeto de lei na ALMG.

Missão profética - O assessor especial do reitor da PUC Minas, José Tarcísio Amorim, destacou o tema escolhido pelo Parlamento Jovem este ano, "Transporte Urbano". Ele avaliou que a questão pode ser encarada com uma visão fechada ou sob uma perspectiva complexa, mais adequada, em sua opinião. A primeira seria pensar em, por exemplo, aumentar o número de ônibus ou questionar o valor das passagens. A perspectiva complexa envolve outras preocupações, como o meio ambiente e a mobilidade urbana. "O mundo de hoje exige uma visão complexa em tudo que se faz", disse. Amorim afirmou que os participantes do Parlamento Jovem estão cumprindo uma "missão profética". Segundo ele, etimologicamente, profeta é aquele que está antes do seu tempo e que, por essa condição, questiona o que está errado na sociedade.

Após a solenidade de abertura, a mesa foi substituída e ocupada pelos estudantes, que também lotaram o Plenário. O aluno de Ciências Sociais da PUC Minas Leandro Alves Lima presidiu a reunião, ao lado das coordenadoras de grupos de trabalho Yara de Cássia Alves, Josiane Correia Brandão e Telma Amaral Rodrigues, todas também do curso da PUC, e das relatoras Isabela Andrade Alves dos Santos, da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, Ana Vitória de Moura Cunha, do Colégio Tiradentes, e Letícia Maria Moreira Rabelo, do Colégio Izabela Hendrix.

Após as votações, todos eles entregaram o documento final ao deputado Carlin Moura (PCdoB), que representou a Comissão de Participação Popular. O parlamentar disse que o evento foi uma "aula de democracia".

A plenária final foi realizada após mais de três meses de atividades, entre oficinas, pesquisas e grupos de estudo, com a participação de 130 estudantes.

Veja as propostas aprovadas na plenária final

- Criação de estações rodoviárias e metroviárias integradas entre si, com a finalidade de ligar as cidades da Região Metropolitana e o Centro de BH, a partir de rotas alternativas, com vistas a diminuir o tráfego na região central.

- Implantação do sistema VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) e criação de uma linha de metrô que circule na RMBH, com apoio de empresas privadas para integração do transporte na Região Metropolitana.

- Reconfiguração das máquinas utilizadas atualmente nos ônibus da RMBH para que as mesmas possam fazer a leitura dos cartões já existentes e, futuramente, a fabricação de um único cartão.

- Criação de "táxi-lotação" para a região metropolitana, com itinerário e preços próprios.

- Adequação dos ônibus metropolitanos para que todos tenham três portas, dotadas de mecanismos que facilitem o acesso de pessoas com necessidades especiais, facilitando a entrada e a saída dos passageiros, sendo que uma das portas deve ser adaptada com elevador para deficientes físicos, visando à inclusão social dos mesmos.

- Instalação de câmeras de vídeo nos ônibus, com parceria entre o Estado e as empresas privadas, para ajudar a comprovar a superlotação e a fiscalizar a segurança dentro dos mesmos.

- Promoção de uma melhor fiscalização do horário de partida dos ônibus nas garagens das empresas para que não haja atrasos no decorrer do percurso; fixação de tempo máximo de atraso, sendo aplicadas multas para as empresas que não cumprirem esses tempos e implantação de quadro de horários nos principais pontos de ônibus.

- Criação de campanhas que visem conscientizar os motoristas sobre a legislação a respeito dos ciclistas e realização de palestras de conscientização sobre o trânsito e incentivo ao uso de bicicletas nos centros urbanos, mediante:

a) implantação de ciclovias em locais estratégicos das cidades e melhoria daquelas existentes;

b) implantação de bicicletários nas escolas públicas estaduais, municipais e nas escolas privadas, em local de fácil acesso aos estudantes;

c) aumento do número de ciclovias, construindo-as prioritariamente em áreas de maior fluxo;

d) realização, pelo poder público, de fiscalização do cumprimento das leis que dizem respeito aos ciclistas e às ciclovias.

- Criação de campanhas que visem ao melhor relacionamento entre pedestres e motoristas, incentivando o uso correto das faixas de pedestres e conscientizando os motoristas sobre a importância de respeitá-los.

- Instalação de filtros nos canos de descarga dos veículos de transporte público, realizada pelas montadoras, sendo tal responsabilidade fixada nos contratos de compra dos veículos, com a devida fiscalização pelos agentes de trânsito.

- Uso do etanol como combustível para os ônibus suplementares e de pequeno porte.

- Melhoria do sistema de sinais, placas e iluminação, em ruas, avenidas e rodovias, e adequação do tempo de travessia.

- Implantação de um programa que consista no fornecimento, a estudantes selecionados por meio de avaliação socioeconômica, de um cartão diário, não cumulativo, para o transporte de ônibus, a ser financiado pelo Governo do Estado e fiscalizado pela Secretaria de Educação ou por outros órgãos afins, ficando a continuidade do benefício condicionada à frequência escolar do aluno.

- Realização de campanhas de incentivo à carona solidária entre estudantes e trabalhadores que morem, estudem ou trabalhem em locais próximos.

- Criação de cursos de linguagem brasileira de sinais (Libras), ministrados pelo poder público, aos condutores e agentes de bordo, visando à inclusão de deficientes auditivos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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