Parlamento Jovem prioriza 21 propostas sobre
transporte
Estudantes do ensino médio de seis escolas de Belo
Horizonte concluíram, nesta quinta-feira (12/11/09), uma análise
preliminar das propostas elaboradas no Parlamento Jovem 2009.
Realizado anualmente pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o
programa tem o objetivo de estimular a participação política dos
jovens e a reflexão sobre o papel do Parlamento. Este ano, o debate
aborda o tema "Transportes Urbanos". A reunião desta quinta teve o
objetivo de consolidar as propostas a serem votadas na plenária
final, nesta sexta-feira (13/11/09), no Plenário da ALMG.
Durante os debates, foram priorizadas 21 propostas,
entre várias que serão votadas na plenária final. Foram 105
participantes, que também elegeram três relatoras e três
coordenadoras de grupos, referentes aos três subtemas definidos. São
eles: "Integração do transporte coletivo na RMBH", "Qualidade dos
transportes: mecanismos de controle e fiscalização" e "Transporte
estudantil".
Entre as 21 propostas priorizadas estão a
implantação do meio passe para todos os estudantes de escolas
públicas e privadas do ensino fundamental, médio e superior; e a
instalação de câmeras de vídeo nos ônibus para ajudar a comprovar a
superlotação e a fiscalizar a segurança. Para os estudantes, essa
instalação deveria ser feita com verba do Estado, considerando sua
competência em questões de segurança pública.
Nesta sexta, a plenária final será a partir das 13
horas. As ideias aprovadas na sessão final farão parte de um
documento a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular da
ALMG e servirão de base para a elaboração de novas políticas
públicas ligadas ao segmento. O trabalho é resultado de mais de três
meses de atividades, entre oficinas, pesquisas e grupos de estudo,
com a participação de 130 alunos dos colégios Izabela Hendrix, Padre
Eustáquio, Santa Dorotéia, Tiradentes (Unidade Gameleira), Escola
Municipal Paulo Mendes Campos e Escola Estadual Leopoldo de
Miranda.
Aula de cidadania - O
projeto Parlamento Jovem é desenvolvido em parceria com o curso de
Ciências Sociais da PUC Minas e é destinado aos alunos do ensino
médio das escolas das redes pública e privada de Belo Horizonte.
Suas atividades concentram-se em três etapas: de formação política,
de capacitação e de participação no Parlamento.
Já na sua sexta edição, o Parlamento Jovem
tornou-se uma iniciativa bem-sucedida de estímulo à participação
política dos jovens e à reflexão sobre o papel do Parlamento. Além
disso, tem proporcionado aos alunos o envolvimento em situações de
pesquisa, debates, negociação e realização de
escolhas.
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