Colegiado vai apresentar PECs à Câmara dos Deputados

O Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas vai apresentar ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel...

06/11/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Colegiado vai apresentar PECs à Câmara dos Deputados

O Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas vai apresentar ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, no dia 1o de dezembro, propostas de emendas à Constituição Federal para ampliar as prerrogativas dos legislativos estaduais. A apresentação dependia da aprovação de projetos de resolução por um número mínimo de 14 assembleias, o que foi alcançado esta semana.

Essa informação foi divulgada durante o 8o encontro do Colegiado, realizado nesta quinta e sexta-feiras (5 e 6/11/09) em Florianópolis, com a participação de 17 dos 27 parlamentos estaduais. Os trabalhos foram abertos pelo presidente da entidade e também da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP). Ao final do encontro, foi aprovada a Carta de Florianópolis.

O jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Caio Túlio Costa, proferiu a palestra "A política e a revolução na comunicação". Ele destacou a importância das novas mídias e da interatividade entre o Parlamento e a sociedade, assim como características técnicas e premissas éticas necessárias na aplicação e uso dos novos instrumentos da comunicação.

Para ele, houve uma desagregação da esfera pública, com mudanças profundas nas instituições, que perderam seu poder e sua simbologia, agora consumida pela população de forma diferente. "Hoje os conceitos se liquidificaram e acontecem de acordo com o momento. Quem está conduzindo o processo moral, social e político é a mídia", disse.

O jornalista acredita que cada pessoa tem poder de mídia e que o mundo está disperso, em parte por ação das redes de comunicação. Entre os vários exemplos citados pelo palestrante e que, segundo ele, provam como funciona essa revolução na comunicação, destaque para o da campanha on line do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, baseada no uso extensivo e abusivo das redes sociais, do e-mail marketing, da telefonia fixa e móvel. "Obama foi tratado como um produto que precisa ser administrado junto ao consumidor. O segredo da rede social é conectar amigos e compartilhar informações em torno de um tema, interesse ou causa", afirmou.

Após a palestra, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho (PMDB), foi eleito presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas para o biênio 2010-2011 e disse que uma das metas da sua gestão será exercer pressão democrática junto ao Congresso Nacional e ao Judiciário em favor da sociedade. O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jorginho Mello (PSDB), foi eleito 2º vice-presidente do Colegiado. Em seguida, os integrantes do Colegiado foram recebidos pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, na residência oficial Casa da Agronômica.

Astral - A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) realizou reunião, integrante da programação do Colegiado, para ouvir orientações do diretor do Departamento de Outorgas da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Carlos Alberto Freire Resende, sobre a concessão de outorgas de televisão para as assembleias legislativas. Ele afirmou que a outorga de televisão é muito importante para as assembleias e câmaras municipais, pois assim a população terá acesso aos serviços prestados e às atividades desenvolvidas por seus agentes públicos.

Diante desse tema polêmico que motivou a participação verbal de alguns dos presentes, o diretor ressaltou que é preciso ser objetivo e rápido na solicitação da outorga, seguindo alguns passos. Segundo ele, o primeiro é ter disponível um canal do plano básico de televisão (de som e imagem), caso contrário o Governo do Estado, como pessoa jurídica, deverá requerer a outorga junto ao Ministério das Comunicações. Essa solicitação também poderá ser demandada por uma fundação pública ou privada criada para fim educativo. "Os canais utilizados pelas assembleias são educativos, e é nessa política de governo que o Ministério das Comunicações trabalha."

Confira a íntegra da Carta de Florianópolis

O Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas, reunido em Florianópolis nos dias 5 e 6 de novembro de 2009, efetiva a proposta de emenda à Constituição que altera os artigos 22, 24, 61 e 220 da Constituição Federal, ampliando prerrogativas dos Legislativos Estaduais.

Consolida-se, assim, um momento de inegável importância histórica, pois, pela primeira vez, as Assembleias Estaduais exercem seu direito constitucional de apresentar uma emenda à Carta Federal. Este momento resulta do esforço coletivo dos diversos Legislativos cujos plenários aprovaram as resoluções que possibilitaram a apresentação da PEC.

A ampliação da competência concorrente entre Estados e União representa um importante passo para a atuação institucional dos Estados, retornando à essência do federalismo inscrito na Constituição Federal promulgada em 1891 e instauradora da República.

Conciliar o poder central com uma autonomia maior dos entes federados, na busca de um equilíbrio mais significativo no interior do sistema representativo, tem sido a grande bandeira deste Colegiado, desde seu primeiro encontro, realizado em maio de 2007.

O Colegiado também destaca a importância de se continuar o processo de ampliação dos canais de comunicação dos Parlamentos Estaduais com os cidadãos, permitindo aumentar a transparência de suas ações. Desta forma, reafirma a necessidade de utilização de novas mídias e também de canais abertos de televisão e emissoras próprias de rádio.

Como coroamento deste encontro, a eleição da nova diretoria, para atuação durante o biênio 2010-2011, expressa a consolidação do Colegiado dos Presidentes como espaço de aprimoramento da democracia e da qualidade dos Parlamentos.

Mais uma vez, os Parlamentos Estaduais e do Distrito Federal cumprem seu papel de encaminhar soluções de interesse de seus representados, cujas demandas vêm acolhendo e procurando atender, na perspectiva crescente da celebração de uma harmonia maior entre os entes federados.

Florianópolis, 6 de novembro de 2009

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715