Audiências do PPAG resultam em 255 propostas da sociedade

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recolheu, ao longo de seis audiências públicas, 255 propostas de revisão do ...

06/11/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Audiências do PPAG resultam em 255 propostas da sociedade

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recolheu, ao longo de seis audiências públicas, 255 propostas de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, uma das principais peças de planejamento do Estado. Elas foram apresentadas por representantes de entidades da sociedade civil, órgãos governamentais e cidadãos em geral. Ao todo, 928 pessoas se inscreveram para as audiências, realizadas em Belo Horizonte e em cinco cidades de diferentes regiões de Minas. As sugestões têm como objetivo criar ou alterar ações constantes dos 57 programas estruturadores que compõem o PPAG. Agora, elas serão analisadas pela ALMG e poderão ser transformadas em emendas ao plano plurianual e ao Orçamento do Estado para 2010.

O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (6/11/09), no Plenário da Assembleia, pelo presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão (PT). Na solenidade, ele recebeu as 255 propostas das mãos do cacique Mezaque Pataxó, relator de um dos grupos de trabalho do processo de revisão do PPAG.

Do total de sugestões, 148 foram apresentadas nos últimos três dias, na audiência final de revisão, em Belo Horizonte. As outras 107 são das audiências no interior, realizadas em Iturama (Triângulo Mineiro), Itaobim (Vale do Jequitinhonha), Montes Claros (Norte de Minas), Poços de Caldas (Sul) e Juiz de Fora (Zona da Mata).

Na Capital, os participantes se dividiram em 14 grupos de trabalho relativos às áreas de resultado do PPAG. As áreas que mais receberam sugestões da sociedade foram as de "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva", com 42 propostas, e "Educação de Qualidade", com 40.

Regionalização é apontada como maior desafio

A falta de regionalização das políticas públicas é a principal falha a ser corrigida no planejamento do Estado, segundo deputados e representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que participaram da plenária final da revisão do PPAG 2008-2011, nesta sexta-feira (6). Ao mesmo tempo, a qualidade da participação foi elogiada pelas autoridades, em especial pelo presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão. "Este foi o processo de revisão de maior qualidade na participação", afirmou.

Quintão elogiou a parceria com o Governo do Estado e os programas estruturadores, mas ressalvou que a ampliação, regionalização e universalização desses programas são os grandes desafios. Citou o exemplo do Poupança Jovem, que oferece um incentivo aos estudantes que concluem o ensino médio, desde que atendam determinados requisitos. O programa chega a apenas oito municípios. O deputado disse que a preocupação com o jovem foi um dos pontos comuns em todas as audiências no interior e na Capital.

Os superintendentes da Seplag nas áreas de Planejamento e Orçamento, André Reis, e de Gestão Estratégica, João Victor Rezende, admitiram a necessidade de aperfeiçoar a regionalização das políticas. Rezende acrescentou outros pontos a serem revistos, como a necessidade de tornar mais claras as justificativas governamentais para exclusão de projetos; apresentação em linguagem menos técnica; e extensão da capacitação dos participantes ao longo de todo o ano.

André Quintão foi aplaudido ao defender que o Executivo inicie o debate com a sociedade ainda antes da elaboração da proposta do PPAG. O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que integrou a mesa coordenadora dos trabalhos, cobrou maior atenção dos governos com a saúde. Ele se disse indignado com governantes que não cumprem a Emenda 29 à Constituição Federal, que vincula recursos orçamentários à área. "Desejo que, ao final do ano que vem, não venhamos aqui concluir que as políticas emancipatórias não foram realizadas de forma satisfatória", advertiu.

Participação - As sugestões colhidas pela ALMG nas audiências públicas de revisão são encaminhadas às Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que podem incluí-las ou não nos projetos de lei do PPAG e do Orçamento, na forma de emendas. Desde 2003, quando a Assembleia iniciou os debates públicos sobre o planejamento do Estado, 526 sugestões populares foram transformadas em emendas ao plano plurianual e ao Orçamento.

O PPAG, elaborado para um período de quatro anos, é uma das peças do planejamento do Estado, juntamente com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que contempla um horizonte de 16 anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), estas duas anuais. Dos R$ 41 bilhões do Orçamento do Estado para 2010, R$ 5,3 bilhões são destinados aos 57 programas estruturadores do PPAG.

Mais informações sobre a revisão e o sistema de planejamento do Estado podem ser consultadas no hotsite da ALMG sobre o assunto. Veja, a seguir, um balanço das audiências na Capital, por área de resultado, e no interior, além de algumas propostas apresentadas.

Audiência final

Belo Horizonte, 4 a 6/11

148 propostas

Áreas de resultado (nº de propostas) - Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (42), Educação de Qualidade (40), Protagonismo Juvenil (16), Vida Saudável (14), Defesa Social (13), Rede de Cidades e Serviços (8), Inovação, Tecnologia e Qualidade (5), Qualidade Ambiental (5), Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce (3), Investimento e Valor Agregado da Produção (1) e Logística de Integração e Desenvolvimento (1).

Exemplos - Inclusão de comunidades indígenas e quilombolas em programas sociais do governo; aumento da oferta de vagas na educação integral; ampliação do acesso à merenda escolar; construção de novos centros de atletismo no Estado; inclusão de técnicos de nutrição e dietética nas equipes de Saúde da Família; integração entre as políticas de defesa social e de proteção social da população em situação de risco e vulnerabilidade; expansão do número de unidades da Defensoria Pública no interior.

Audiências regionais

Juiz de Fora, 29/10

20 propostas

Exemplos - Implantação de parque tecnológico em Juiz de Fora; recuperação do Museu Mariano Procópio; construção do acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata.

Poços de Caldas, 27/10

13 propostas

Exemplos - Construção de duas vias estruturais para facilitar o acesso a Poços de Caldas; revitalização de pontos turísticos e da sinalização urbana e turística; ampliação da participação de municípios nos Jogos do Interior Mineiro (Jimi) e nos Jogos Estudantis Mineiros (Jems).

Montes Claros, 22/10

33 propostas

Exemplos - Aumento de recursos para o sistema prisional e a ressocialização de presos; construção de restaurante universitário e moradia estudantil na Unimontes; capacitação de agentes para participar das audiências de revisão do PPAG.

Itaobim, 20/10

25 propostas

Exemplos - Criação de campus da Uemg ou da Unimontes no Médio Jequitinhonha; construção de reservatórios de água e ampliação do atendimento de carros-pipa para combater a seca; asfaltamento de trechos rodoviários e melhoria de estradas rurais.

Iturama, 14/10

16 propostas

Exemplos - Aumento do número de vagas para o Programa de Educação Profissional na região; inclusão de telecentros nas unidades das Apaes de Minas; construção de presídio para detentos das comarcas de Iturama, Itapagipe e Campina Verde.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715