Audiência final do PPAG já soma 82 propostas populares

As áreas de defesa social e de saneamento concentraram, na tarde desta quinta-feira (5/11/09), as preocupações dos pa...

05/11/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Audiência final do PPAG já soma 82 propostas populares

As áreas de defesa social e de saneamento concentraram, na tarde desta quinta-feira (5/11/09), as preocupações dos participantes da audiência final de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Eles se dividiram em três grupos de trabalho na Escola do Legislativo e deram sequência às discussões da manhã sobre os seguintes temas do planejamento do Estado: "Defesa Social", "Vida Saudável" e "Investimento e Valor Agregado da Produção". Os debates resultaram em seis propostas.

No Grupo de Trabalho 9, que discutiu ações do PPAG relativas à defesa social, foram apresentadas três sugestões: a construção de um centro socioeducativo para menores em conflito com a lei em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a ampliação de iniciativas de combate à violência contra a mulher em Pará de Minas (Região Central do Estado) e a expansão do número de unidades da Defensoria Pública no interior.

As outras três propostas saíram do Grupo 10, sobre o tema "Vida Saudável": a criação de tarifa especial de água e esgoto para instituições que abrigam idosos, a capacitação de funcionários da Copasa no Norte e Nordeste de Minas e a oferta de palestras para orientar consumidores das mesmas regiões com relação aos serviços de saneamento. O Grupo 11, que discutiu o tema "Investimento e Valor Agregado da Produção", não apresentou propostas ao PPAG.

As reuniões dos grupos de trabalho na tarde desta quinta-feira (5) tiveram as presenças do deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular, e da deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública.

Programas estruturadores - A audiência final de revisão do PPAG 2008-2011, realizada durante três dias em Belo Horizonte (4 a 6 de novembro), tem a participação de 421 inscritos, representando 206 entidades de todo o Estado. Nos grupos de trabalho, eles assistem às apresentações de gestores do Governo do Estado sobre a execução orçamentária e as metas dos 57 programas estruturadores reunidos no PPAG. Em seguida, debatem os temas apresentados e sugerem a criação ou alteração de ações constantes desses programas, com o apoio de consultores da Assembleia Legislativa.

Até agora, foram apresentadas 82 propostas na audiência final de revisão do PPAG. Na quarta-feira (4), os debates resultaram em 43 sugestões. Nesta quinta (5), foram 39 propostas, sendo 33 pela manhã e seis à tarde. As discussões terminam na manhã de sexta (6), com mais três grupos de trabalho, sobre os temas "Educação de Qualidade", "Inovação, Tecnologia e Qualidade" e "Qualidade Ambiental". À tarde, haverá a plenária final da revisão do PPAG, na Assembleia.

Os debates em Belo Horizonte foram precedidos de cinco audiências regionais, realizadas em outubro nas cidades de Iturama (Triângulo Mineiro), Itaobim (Vale do Jequitinhonha), Montes Claros (Norte de Minas), Poços de Caldas (Sul) e Juiz de Fora (Zona da Mata). Nas reuniões do interior, representantes da sociedade civil, de prefeituras e de câmaras municipais apresentaram cerca de 100 propostas ao PPAG.

Participação - As sugestões colhidas pela ALMG nas audiências públicas de revisão são encaminhadas às Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que podem incluí-las ou não nos projetos de lei do PPAG e do Orçamento, na forma de emendas. Desde 2003, quando a Assembleia iniciou os debates sobre o planejamento orçamentário do Estado com a participação da sociedade, 526 sugestões populares foram transformadas em emendas ao plano plurianual e ao Orçamento.

O PPAG, elaborado para um período de quatro anos, é uma das peças do planejamento estratégico do Estado, juntamente com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que contempla um horizonte de 16 anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), estas duas anuais. Dos R$ 41 bilhões do Orçamento do Estado para 2010, R$ 5,3 bilhões são destinados aos 57 programas estruturadores do PPAG.

Mais informações sobre a audiência final de revisão e o sistema de planejamento do Estado podem ser consultadas no hotsite da ALMG sobre o assunto.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715