Reunião Especial presta homenagem aos 30 anos do Festivale

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou nesta quinta-feira (5/11/09), durante Reunião Especial, os 30 ano...

06/11/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Reunião Especial presta homenagem aos 30 anos do Festivale

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou nesta quinta-feira (5/11/09), durante Reunião Especial, os 30 anos do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale) e a Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje).

O Festivale foi criado um ano depois do 1o Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha, que aconteceu no dia 3 de novembro de 1979 em Itaobim. "O sucesso do encontro de compositores foi tão grande que resolvemos realizar no ano seguinte um festival que reunisse todo tipo de arte", afirmou o idealizador do projeto, Tadeu Martins.

"O Festivale tem sido motivo de orgulho dos mineiros, tanto pela qualidade de suas ações culturais quanto pela sua causa - levar a cultura do Vale do Jequitinhonha a todos os cantos do Estado e do País", afirmou o deputado Carlos Gomes (PT), autor do requerimento da reunião. Ele lembrou artistas que surgiram no festival, como Rubinho do Vale, Saulo Laranjeira, Gonzaga Medeiros, Tadeu Martins, Lena Guimarães e Paulinho Pedra Azul.

O deputado destacou também a importância da Fecaje, entidade responsável pela realização do Festivale. "O festival contribui para a promoção da cultura do Vale do Jequitinhonha, promovendo a integração cultural de inúmeros artistas", completou o parlamentar.

Tadeu Martins lembrou que o 1º Festivale aconteceu no final de julho de 1980. Os seis primeiros festivais duraram três dias, mas atualmente eles duram uma semana. De acordo com Tadeu Martins, o movimento que pretendia destacar a riqueza cultural da região começou realmente em março de 1978 com a criação do jornal Geraes, por Aurélio Silby, Geoge Abner, Carlos Figueiredo e o próprio Tadeu Martins. Para ele, o jornal foi um marco na mudança de paradigma do Vale do Jequitinhonha. "A região deixou de ser vista como vale da miséria e passou a ser vista como vale da cultura", destacou.

O deputado José Henrique (PMDB), que presidiu a reunião, destacou as manifestações culturais como uma das mais importantes características da região. Ele citou como exemplo as festas religiosas, os produtos típicos como queijo, requeijão, doces, licores, cachaça artesanal e carne de sol, e o artesanato local, reconhecido internacionalmente.

O deputado destacou também a riqueza cultural do Vale, que se manifesta por meio da arte, da "contação" de casos, da dramaturgia, literatura, poesia e música. "Nelas estão presentes elementos fundamentais do fazer artístico, como a criação, a expressão dos sentimentos, a comunicação, a interpretação e a transformação da realidade", observou.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715