Grupos de trabalho iniciam apresentação de propostas ao PPAG

Os quatro primeiros grupos de trabalho participantes da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008...

04/11/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Grupos de trabalho iniciam apresentação de propostas ao PPAG

Os quatro primeiros grupos de trabalho participantes da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011 se reuniram durante toda a tarde desta quarta-feira (4/11/09) para apresentação de propostas e discussão dos programas estruturadores. O encontro, que teve a participação de gestores públicos e de deputados, aconteceu na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os grupos representaram quatro áreas de resultado do PPAG: "Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce"; "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva"; "Rede de Cidades e Serviços"; e "Logística de Integração e Desenvolvimento". Integrantes de dezenas de órgãos do Executivo explicaram os objetivos e metas de cada programa para que representantes de entidades de todo o Estado pudessem tirar suas dúvidas e apresentar sugestões, com o apoio da Consultoria da ALMG, que contabilizou 43 propostas no fim do dia.

Os participantes do Grupo 2, por exemplo, que tratou da área de resultado "Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva", mostraram preocupação especial com os quilombolas e indígenas. Algumas sugestões pediram a inclusão dessas comunidades em programas sociais do Governo do Estado, como o Travessia e o Lares Gerais.

No Grupo 1, sobre "Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce", houve duas sugestões propondo mudanças no Plano de Aceleração de Aprendizagem. Outra sugestão pediu a capacitação de pequenos agricultores para que eles possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Atualmente, a legislação determina que 5% dos produtos a serem usados na produção das cantinas escolares sejam provenientes da agricultura familiar. No entanto, é preciso capacitar os agricultores para que eles consigam cumprir as exigências.

Já no Grupo 3, que tratou do tema "Rede de Cidades e Serviços", houve uma sugestão de aperfeiçoamento do projeto Minas Avança, que promove o desenvolvimento urbano em cidades-polo mineiras de médio e pequeno porte, e ainda a defesa de incentivos para a melhorar a acessibilidade de idosos e deficientes físicos na rede hoteleira do Estado.

Transportes - Representantes do DER-MG e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas participaram dos trabalhos do Grupo 4, na área de "Logística de Integração e Desenvolvimento". Entre os planos do governo para os próximos anos no setor, estão a implantação do Rodoanel de Belo Horizonte, o aumento do percentual da malha rodoviária estadual em boas condições de conservação e a adequação da capacidade da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Ipatinga.

Plenária final - As propostas populares foram entregues à ALMG, para depois serem incorporadas ou não aos Projetos de Lei (PLs) 3.808/09 e 3.809/09, que tratam, respectivamente, da revisão do PPAG e do Orçamento Estadual para 2010. Esses dois projetos têm de ser votados pelos deputados até o fim do ano legislativo.

Os trabalhos prosseguem nesta quinta-feira (5), na Escola do Legislativo, com reuniões pela manhã e à tarde, num total de sete grupos, com áreas diversas, que vão da qualidade ambiental ao protagonismo juvenil.

A seguir, os programas estruturadores da cada área de resultado discutidos na tarde desta quarta-feira:

* Área de resultado:

"Desenvolvimento do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce"

Programas estruturadores:

- Convivência com a seca e inclusão produtiva

- Promoção de investimentos e inserção regional

- Aceleração da aprendizagem no Norte, Jequitinhonha e Mucuri e Rio Doce

* Área de resultado:

"Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva"

Programas estruturadores:

- Lares Gerais

- Projeto Travessia

- Implantação do Suas

- Minas sem fome

- Universalização do acesso à energia

* Área de resultado:

"Rede de Cidades e Serviços"

Programas estruturadores:

- Destinos turísticos estratégicos

- Circuitos culturais de Minas Gerais

- Proacesso

- RMBH

* Área de resultado:

"Logística de Integração e Desenvolvimento"

Programas estruturadores:

- Pro-MG Pleno

- Potencialização da infraestrutura logística da fronteira agroindustrial

- Programa de aumento da capacidade e segurança dos corredores de transporte

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715