ALMG lança planejamento estratégico para a próxima década

ALMG lança planejamento estratégico para a próxima década

28/10/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

ALMG lança planejamento estratégico para a próxima década

"A Assembleia que queremos ser em 2020". Este é o princípio que orienta o trabalho de planejamento estratégico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lançado nesta quarta-feira (28/10/09) pelo presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), durante reunião no Teatro da Assembleia.

Com a presença de diversos parlamentares e cerca de 150 servidores, o presidente falou sobre a importância do planejamento para que o Legislativo mineiro ofereça um trabalho cada vez melhor à sociedade. "A Assembleia tem de se colocar, cada vez mais, além do que está previsto em sua missão constitucional", destacou ele. Compuseram a mesa dos trabalhos os deputados Dinis Pinheiro (PSDB), 1º-secretário, e José Henrique (PMDB), 2º-vice-presidente; o diretor-geral Eduardo Vieira Moreira e o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado.

"O planejamento estratégico, ferramenta importantíssima, depende de cada um de nós, parlamentares e servidores. É um passo fundamental para a Assembleia", disse o presidente, que valorizou a atuação da área administrativa. "Temos aqui ilhas de excelência, arquipélagos que precisam interagir entre si, conversar cada vez mais. O planejamento atua exatamente a favor da sinergia entre os setores, e a favor da sinergia da Assembleia com a sociedade, que também será ouvida na elaboração desse trabalho", afirmou ele.

O diretor-geral da Casa, Eduardo Vieira Moreira, destacou as ações realizadas a partir da década de 1990, como os processos de interiorização da Assembleia, de valorização das comissões permanentes e de interlocução do Legislativo com a sociedade, todas planejadas a partir da Constituição de 1989 e intensificadas ao longo dos anos. "Desde então, o Brasil e a sociedade mudaram. O presidente e a Mesa entenderam que é o momento de definir novos rumos, a partir de um planejamento estratégico que proponha ações a curto, médio e longo prazos", disse, também ressaltando a importância da participação de todos no processo.

A metodologia utilizada e as etapas do planejamento foram apresentadas pelo secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado. Ele esclareceu que, nas diversas fases do trabalho, serão ouvidos os parlamentares estaduais, representantes da sociedade mineira e servidores. "Buscaremos subsídios no Brasil e - por que não? - no mundo, pesquisando outros Legislativos que sejam referências e possam inspirar esse trabalho", disse. Todos os deputados serão entrevistados, assim como servidores e público externo. O trabalho, que já está em andamento, divide-se em 12 etapas e deve ser concluído até abril, com a apresentação da proposta de planejamento estratégico de trabalho para a ALMG até 2020.

As etapas abrangem, entre outras ações, estudos e análise documental; definição de diagnósticos; elaboração de cadernos de trabalho; oficina de reflexão estratégica; consolidação de direcionamento estratégico; definição da carteira de projetos estratégicos e gerenciamento de projetos. O monitoramento do processo conta com reuniões mensais, semanais e relatórios mensais de execução. Um grupo de servidores foi designado para atuar em conjunto com a Macroplan, empresa de consultoria responsável pelo repasse da metodologia de planejamento. Todos os setores da Assembleia serão chamados a contribuir.

Presidente da ALMG ressalta participação dos servidores

"Estamos semeando em solo fértil." A fala conclusiva do presidente Alberto Pinto Coelho deu o tom do encontro que marcou o lançamento do trabalho de planejamento estratégico da Assembleia de Minas. "Avocamos para nós uma grande responsabilidade, somos a 'Casa do Povo'. Temos de saber, então, que casa o povo quer que sejamos. Se entendemos que essa é a nossa missão, não podemos falhar. Nós, parlamentares, estamos aqui de passagem, mas vocês, servidores, escolheram a Assembleia como caminho e meio profissional. Não conseguiremos nada se não tivermos a consciência e o compromisso de todos" , destacou.

Após a apresentação do projeto, ele reforçou a importância do papel do Poder Legislativo e da utilização do planejamento para aumentar a eficácia dos trabalhos já exercidos pela ALMG. "O Poder Legislativo é um ente abstrato. Quem dá vida ao Legislativo somos nós", disse, referindo-se aos parlamentares e aos servidores.

A Macroplan, empresa de consultoria que está desenvolvendo o projeto, assessora os governos de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre outros projetos, atuou na construção do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica do Governo de Minas Gerais, e na implementação de planejamento estratégico para a Prefeitura de Belo Horizonte.

Além dos servidores, participaram do evento os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Dinis Pinheiro (PSDB), Durval Ângelo (PT), Elmiro Nascimento (DEM), Gláucia Brandão (PPS), Gustavo Valadares (DEM), José Henrique (PMDB), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Maria Tereza Lara (PT), Rêmolo Aloise (PSDB), Rômulo Veneroso (PV), Ronaldo Magalhães (PV), Vanderlei Jangrossi (PP) e Weliton Prado (PT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715