Dnit anuncia projeto para duplicar trechos da
BR-040
Mais um projeto para a BR-040 está sendo elaborado
pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
em Minas Gerais. A proposta prevê a duplicação de trechos entre o
condomínio Alphaville e Ressaquinha, atingindo, principalmente,
áreas urbanas cortadas pela rodovia. O projeto foi anunciado durante
audiência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da
Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quarta-feira
(21/10/09) em Conselheiro Lafaiete. Prefeituras da região também já
estudam a possibilidade de reativar uma antiga estrada entre
Lafaiete e Congonhas.
O engenheiro Alexandre Oliveira, supervisor da
unidade do Dnit em Contagem, explicou que o projeto está em fase de
minuta e que poderá ser licitado em seis ou sete meses. São dois
lotes de obras, orçados em R$ 350 milhões. Segundo ele, há a
previsão de melhorias operacionais da rodovia, como a duplicação,
além de restauração do pavimento. "Ele trata o trevo de Moeda, o
perímetro urbano de Conselheiro Lafaiete e de Congonhas",
exemplificou. No caso de Lafaiete, o projeto inclui vias marginais
com retornos em dois níveis, para permitir que os moradores acessem
toda a cidade sem ter que usar a BR-040.
Ao mesmo tempo, Oliveira afirmou que o Dnit está
conversando sobre a viabilidade da duplicação de todo o trecho
Alphaville-Ressaquinha, enquanto a Agência Nacional de Transporte
Terrestre já publicou edital de concessão da rodovia. Quanto à
manutenção de rotina, o engenheiro garantiu que há contratos
vigentes para sinalização e obras como roçado e tapa-buraco. Mas,
segundo ele, a sinalização é logo encoberta por minério. O Dnit,
segundo Oliveira, está estudando uma forma de fazer com que as
mineradoras assumam parte desse trabalho de manutenção, como forma
de compensar o transporte de minério na BR-040.
Municípios podem recuperar antiga estrada da
região
O secretário de Governo de Conselheiro Lafaiete,
José Boaventura Celestino, anunciou também que as associações de
municípios da região já estão estudando uma opção à BR-040. A
alternativa seria uma antiga estrada, que chegava a Belo Horizonte
antes da construção da rodovia. Inicialmente, segundo ele, seria
asfaltado o trecho entre Lafaiete e Congonhas, de oito quilômetros.
A obra evitaria o uso de 12 quilômetros da BR-040, justamente em um
trecho com quebra-molas, que fica congestionado em finais de semana
e feriados.
O presidente da Câmara Municipal de Lafaiete, Ivar
de Almeida Cerqueira Neto, lembrou que em 2005 houve audiência na
cidade, que resultou em uma carta de intenções encaminhada às
autoridades. Nenhuma obra, porém, foi executada, apesar da
mobilização da sociedade. "Esses 66 quilômetros de Conselheiro
Lafaiete a Belo Horizonte são covardes e tiram vidas diariamente na
região", frisou, lembrando que cerca de 20 municípios dependem da
rodovia.
Já o superintendente regional da Polícia Rodoviária
Federal, Waltair Vasconcelos Sobrinho, reclamou que a legislação
também dificulta a fiscalização da rodovia, já que a PRF depende de
sinalizações para usar o radar. "Boa parte dos acidentes é precedida
de uma infração", disse.
Rodovia tem altos índices de acidentes
O deputado Fábio Avelar (PSC), presidente da Frente
Parlamentar SOS 040, citou os números de acidentes na rodovia,
alertando para a concentração de casos no trecho entre Belo
Horizonte e Juiz de Fora. Em 2008, segundo ele, aconteceram 3.032
acidentes em toda a BR-040, sendo 2.155 no trecho mineiro. Os
feridos somaram 1.040, e os mortos, 78. A maior parte deles, 743 e
69, respectivamente, foi vitimada entre BH e Juiz de Fora. Neste
ano, até 30 de setembro, somente o trecho de Minas acumula 1.624
acidentes, com 586 feridos e 56 mortos.
Avelar explicou os trabalhos da Frente SOS 040 e
lembrou que os constantes debates sobre o tema servem também para
atualizar os moradores sobre obras emergenciais e outras ações. Ele
ainda questionou o representante do Dnit sobre a obra que o
Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra)
teria se proposto a realizar na região - uma via marginal entre o
trevo de Belo Vale e Congonhas, além de um viaduto. Essa obra
eliminaria boa parte do transporte de minério feito pela rodovia.
Diante da falta de informações precisas, o parlamentar apresentou
requerimento, a ser votado na próxima reunião da comissão,
solicitando informações do Sindiextra.
Durante os debates, a população pediu sinalização
da BR-040, construção de passarelas, placas de advertência em
trechos mais críticos, lombada eletrônica, limpeza de canaletas,
entre outras obras. Em alguns casos, essas obras seriam urgentes, já
que há crianças e outros moradores atravessando a via. A comissão
também recebeu documentos com sugestões protocolados por associações
de moradores e pelo Movimento em Favor da Vida, criado em 1994. O
representante do Dnit informou que estão sendo licitadas 400
lombadas eletrônicas para toda a malha federal em Minas Gerais. Para
a iluminação, seria necessário convênio entre a Cemig e o
município.
Fábio Avelar apresentou ainda requerimentos de
envio dos documentos recebidos pela comissão à superintendência do
Dnit em Minas, assim como as notas taquigráficas da audiência.
Várias lideranças de municípios da região participaram do
encontro.
Presença - Deputado Fábio
Avelar (PSC).
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