Dnit anuncia projeto para duplicar trechos da BR-040

Mais um projeto para a BR-040 está sendo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)...

21/10/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Dnit anuncia projeto para duplicar trechos da BR-040

Mais um projeto para a BR-040 está sendo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais. A proposta prevê a duplicação de trechos entre o condomínio Alphaville e Ressaquinha, atingindo, principalmente, áreas urbanas cortadas pela rodovia. O projeto foi anunciado durante audiência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quarta-feira (21/10/09) em Conselheiro Lafaiete. Prefeituras da região também já estudam a possibilidade de reativar uma antiga estrada entre Lafaiete e Congonhas.

O engenheiro Alexandre Oliveira, supervisor da unidade do Dnit em Contagem, explicou que o projeto está em fase de minuta e que poderá ser licitado em seis ou sete meses. São dois lotes de obras, orçados em R$ 350 milhões. Segundo ele, há a previsão de melhorias operacionais da rodovia, como a duplicação, além de restauração do pavimento. "Ele trata o trevo de Moeda, o perímetro urbano de Conselheiro Lafaiete e de Congonhas", exemplificou. No caso de Lafaiete, o projeto inclui vias marginais com retornos em dois níveis, para permitir que os moradores acessem toda a cidade sem ter que usar a BR-040.

Ao mesmo tempo, Oliveira afirmou que o Dnit está conversando sobre a viabilidade da duplicação de todo o trecho Alphaville-Ressaquinha, enquanto a Agência Nacional de Transporte Terrestre já publicou edital de concessão da rodovia. Quanto à manutenção de rotina, o engenheiro garantiu que há contratos vigentes para sinalização e obras como roçado e tapa-buraco. Mas, segundo ele, a sinalização é logo encoberta por minério. O Dnit, segundo Oliveira, está estudando uma forma de fazer com que as mineradoras assumam parte desse trabalho de manutenção, como forma de compensar o transporte de minério na BR-040.

Municípios podem recuperar antiga estrada da região

O secretário de Governo de Conselheiro Lafaiete, José Boaventura Celestino, anunciou também que as associações de municípios da região já estão estudando uma opção à BR-040. A alternativa seria uma antiga estrada, que chegava a Belo Horizonte antes da construção da rodovia. Inicialmente, segundo ele, seria asfaltado o trecho entre Lafaiete e Congonhas, de oito quilômetros. A obra evitaria o uso de 12 quilômetros da BR-040, justamente em um trecho com quebra-molas, que fica congestionado em finais de semana e feriados.

O presidente da Câmara Municipal de Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, lembrou que em 2005 houve audiência na cidade, que resultou em uma carta de intenções encaminhada às autoridades. Nenhuma obra, porém, foi executada, apesar da mobilização da sociedade. "Esses 66 quilômetros de Conselheiro Lafaiete a Belo Horizonte são covardes e tiram vidas diariamente na região", frisou, lembrando que cerca de 20 municípios dependem da rodovia.

Já o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Waltair Vasconcelos Sobrinho, reclamou que a legislação também dificulta a fiscalização da rodovia, já que a PRF depende de sinalizações para usar o radar. "Boa parte dos acidentes é precedida de uma infração", disse.

Rodovia tem altos índices de acidentes

O deputado Fábio Avelar (PSC), presidente da Frente Parlamentar SOS 040, citou os números de acidentes na rodovia, alertando para a concentração de casos no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Em 2008, segundo ele, aconteceram 3.032 acidentes em toda a BR-040, sendo 2.155 no trecho mineiro. Os feridos somaram 1.040, e os mortos, 78. A maior parte deles, 743 e 69, respectivamente, foi vitimada entre BH e Juiz de Fora. Neste ano, até 30 de setembro, somente o trecho de Minas acumula 1.624 acidentes, com 586 feridos e 56 mortos.

Avelar explicou os trabalhos da Frente SOS 040 e lembrou que os constantes debates sobre o tema servem também para atualizar os moradores sobre obras emergenciais e outras ações. Ele ainda questionou o representante do Dnit sobre a obra que o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra) teria se proposto a realizar na região - uma via marginal entre o trevo de Belo Vale e Congonhas, além de um viaduto. Essa obra eliminaria boa parte do transporte de minério feito pela rodovia. Diante da falta de informações precisas, o parlamentar apresentou requerimento, a ser votado na próxima reunião da comissão, solicitando informações do Sindiextra.

Durante os debates, a população pediu sinalização da BR-040, construção de passarelas, placas de advertência em trechos mais críticos, lombada eletrônica, limpeza de canaletas, entre outras obras. Em alguns casos, essas obras seriam urgentes, já que há crianças e outros moradores atravessando a via. A comissão também recebeu documentos com sugestões protocolados por associações de moradores e pelo Movimento em Favor da Vida, criado em 1994. O representante do Dnit informou que estão sendo licitadas 400 lombadas eletrônicas para toda a malha federal em Minas Gerais. Para a iluminação, seria necessário convênio entre a Cemig e o município.

Fábio Avelar apresentou ainda requerimentos de envio dos documentos recebidos pela comissão à superintendência do Dnit em Minas, assim como as notas taquigráficas da audiência. Várias lideranças de municípios da região participaram do encontro.

Presença - Deputado Fábio Avelar (PSC).

 

 

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