Empresas mostram interesse na exploração do minério no Norte de Minas

A necessidade de formação de uma parceria entre o governo do Estado e empresas interessadas em explorar a jazida de m...

07/10/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Empresas mostram interesse na exploração do minério no Norte de Minas

A necessidade de formação de uma parceria entre o governo do Estado e empresas interessadas em explorar a jazida de minério de ferro existente no Norte de Minas foi apontada pelas autoridades políticas locais e representantes das empresas e do Executivo estadual em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na reunião, realizada nesta quarta-feira (7/10/09), no município de Rio Pardo de Minas (Norte de Minas), os representantes das empresas mostraram interesse em investir na região, mas falaram sobre a necessidade de construção de uma linha ferroviária, pelo governo do Estado, para o transporte da produção.

O diretor-presidente da Mineração Minas Bahia (Miba), Alexandre Couri Sadi, destacou que as empresas estão constituindo um consórcio para viabilizar a exploração do minério de ferro. Segundo ele, é necessário que governo estadual resolva o problema da infraestrutura para o transporte do minério, através da construção de um linha de transporte ferroviário. "Sem esse apoio não há como o minério sair daqui", afirmou. De acordo com ele, os estudos indicam que as reservas de minério do Norte do Estado possuem a estimativa de concentração de 12 bilhões de toneladas, podendo ser comparadas com as jazidas do quadrilátero ferrífero mineiro.

Já o representante da MTransminas Mineração, Mário Júnior, falou que as empresas estão concluindo os trabalhos de sondagem para conhecer o subsolo. Segundo ele, a quantidade de minério já encontrada justifica o investimento na região. "As empresas estão concluindo os estudos e olhando a questão do meio ambiente. A partir daí, vamos sentar com o poder público para obter as licenças e dar início à exploração", afirmou.

Mário Júnior disse ainda que a própria região pode produzir o aço, já que tem toda a matéria-prima necessária. "Se conseguirmos apoio do governo do Estado para trazer as indústrias de produção de aço para a região, vamos assistir a um grande progresso do Norte de Minas", destacou.

Vale - O coordenador regional de Relações Institucionais da Vale, Rubens Vargas Filho, disse que a empresa está pesquisando o subsolo da região. "Nos últimos dois anos fizemos uma sondagem em cerca de 14 mil km e o projeto de exploração ainda se encontra na fase inicial", afirmou. Segundo ele, a Vale pretende fazer até 2010 novas sondagens para estudar o minério da região. "Ainda não temos uma resposta sobre a qualidade e quantidade de minério, pois estamos no início dos nossos estudos", afirmou. Rubens Vargas Filho explicou que, como as pesquisas ainda não foram concluídas, a Vale ainda não tem uma resposta sobre quando poderá começar a exploração.

A deputada Ana Maria Resende destacou a presença de representantes de vários municípios da região na audiência pública. Segundo ela, o projeto não é só para o desenvolvimento do município de Rio Pardo de Minas, mas de toda a região do Alto do Rio Pardo. "É importante que a riqueza que existe no subsolo do Norte de Minas seja fonte de renda e desenvolvimento para a região", afirmou.

Executivo estadual está fazendo estudos para construção de linha ferroviária

O governo do Estado já está fazendo os estudos para viabilizar a construção do trecho ferroviário no Norte de Minas. A informação foi trazida pelo superintende de Política Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Carlos Jardim Mozelli. Ele destacou que já existe uma infraestrutura na região, que conta com ligação rodoviária, energia e telefonia. "Estamos tentando consolidar um estudo técnico-econômico que viabilize a construção de uma ferrovia", disse. Segundo Eduardo Mozelli, já existem alguns projetos de trechos ferroviários, que devem transportar não só minério, mas outros tipos de produtos e mercadoria.

O superintendente explicou que um dos projetos prevê o transporte do minério até o porto que está sendo construindo no município de Ilhéus, na Bahia. Entretanto, ele ressaltou que é importante que as empresas concluam o estudo para que a parceria com o Estado possa ser viabilizada. Eduardo Mozelli afirmou que o governo do Estado está trabalhando muito para a região do Norte de Minas. "O nosso objetivo é chegar com um projeto que desenvolva a região e que fixe as pessoas nos seus municípios, atraindo o interesse de empresas em investir na região", considerou.

Fundição - O superintendente também falou sobre a importância de que sejam constituídas na região empresas que trabalhem o minério de ferro e o transforme em gusa e fundição. "Se a região conseguir vender o minério já transformado, mais renda será gerada para a população", ressaltou. A autora do requerimento para realização da reunião, deputada Ana Maria Resende (PSDB), destacou que o governo de Minas está disposto a viabilizar a exploração do minério de ferro na região. "O governador e o vice-governador estão dispostos a conversar com as empresas e os municípios para viabilizar o desenvolvimento do Norte de Minas", ressaltou.

Superação da crise viabiliza exploração do minério no Norte de Minas

A superação da crise econômica mundial viabiliza a exploração do minério de ferro no Norte de Minas. Essa é a opinião do diretor-geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João César de Freitas Pinheiro. "O minério da região não tem a mesma qualidade do encontrado em Carajás, mas com o aumento do preço do produto, após a crise econômica, a exploração está se tornando viável", destacou. Para ele, o Norte de Minas está se firmando como um novo quadrilátero ferrífero.

João César Pinheiro falou ainda que existe no momento um grande número de empresas na região interessadas em explorar o minério de ferro. "Isso é um grande indicativo da superação da crise econômica", considerou. Ele explicou que atualmente tanto o governo estadual quanto o governo federal têm interesse em viabilizar a exploração do minério do Norte de Minas.

PPP - João César Pinheiro também destacou a importância da realização de Parcerias Público-Privadas (PPP) para viabilizar os investimentos em infraestrutura. Da mesma forma, o representante do governo do Estado, Eduardo Mozelli, falou sobre o interesse do Executivo estadual em realizar as parcerias com as empresas para possibilitar a exploração do minério de ferro no Norte de Minas.

População sonha com o desenvolvimento da região

As autoridades locais de Rio Pardo de Minas falaram sobre a expectativa da população de que a exploração do minério de ferro possa trazer o desenvolvimento e o enriquecimento da região. O prefeito de Rio Pardo de Minas, Antônio Pinheiro da Cruz, afirmou que é um sonho da região que a exploração da jazida de minério de ferro seja iniciada. "Esse projeto vai trazer investimento, desenvolvimento e progresso para a região", disse. O prefeito pediu que as empresas utilizem a mão-de-obra local para trabalhar na mineração e solicitou que seja viabilizada a construção da linha de ferro, para o escoamento da produção.

Já o presidente da Câmara Municipal de Rio Pardo de Minas, vereador José Maria Ferreira, disse que existe uma enorme vontade da população em iniciar a produção do minério de ferro. Ele falou ainda que as autoridades locais estão empenhadas em viabilizar o início da exploração. "Queremos que a mineração gere emprego e renda para a população da região", ressaltou.

Presenças - Deputada Ana Maria Resende (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715