Oficiais de justiça reivindicam direitos em homenagem na ALMG

Oficiais de justiça lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (29/9/09), para p...

29/09/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Oficiais de justiça reivindicam direitos em homenagem na ALMG

Oficiais de justiça lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (29/9/09), para participar da homenagem realizada pelo Parlamento mineiro à categoria profissional. Eles aproveitaram para reivindicar melhores condições de trabalho e outros direitos, como adicional de periculosidade, aposentaria especial, porte de arma e redução de impostos para a compra de automóveis, já que muitos são obrigados a trabalhar usando seus próprios veículos.

A iniciativa para a realização do evento partiu do deputado Sargento Rodrigues (PDT), 3º-secretário da ALMG, que foi à tribuna para lembrar a importância dos oficiais.

Depois de traçar um breve histórico da profissão, o parlamentar ressaltou que os servidores desempenham uma missão árdua e indispensável à Justiça em todos os 853 municípios mineiros. "De barco, a pé, de ônibus, no próprio carro ou até a cavalo, os oficiais cumprem sua missão com coragem, pois trata-se de uma atividade perigosa, em que enfrentam ameaças e protestos para que as ordens emanadas pelos magistrados sejam de fato cumpridas", disse.

Sargento Rodrigues ressaltou a importância da exigência do bacharelado em Direito para o ingresso na carreira, reivindicou a valorização dos profissionais e lamentou a ausência de representante do Tribunal de Justiça na solenidade.

Reivindicações - O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus), Cláudio Martins Abreu, agradeceu o trabalho e o empenho dos deputados estaduais na defesa dos direitos dos oficiais de justiça, citando entre os exemplos a aprovação da Lei Complementar 105, aprovada pela ALMG no ano passado, exigindo o curso superior para o exercício da profissão.

O representante da categoria lembrou ainda que atualmente tramita na ALMG um projeto de lei que estabelece o adicional de desempenho no âmbito do Judiciário, o que vai beneficiar a categoria.

Representando o presidente Alberto Pinto Coelho (PP), o deputado Weliton Prado (PT) realçou a importância dos profissionais. "À medida que se diversificam os processos encaminhados aos juízes, aumentam também a carga de trabalho e as responsabilidades dos oficiais de justiça, que têm não apenas de executar maior número de mandados, como também de se manter atualizados com as evoluções do mundo atual", afirmou.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715