Ciclo de debates e exposição marcam os 20 anos da Constituição

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais abre, nesta segunda-feira (21/9/2009), às 14 horas, com um ciclo de debates ...

18/09/2009 - 00:07
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Ciclo de debates e exposição marcam os 20 anos da Constituição

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais abre, nesta segunda-feira (21/9/2009), às 14 horas, com um ciclo de debates no Plenário, as comemorações dos 20 anos de promulgação da Constituição do Estado. Em função do significado da data, marco de um dos momentos mais importantes da história recente do Estado, a ALMG preparou um conjunto de eventos, todos abertos ao público (veja programação abaixo). Além do ciclo, com lançamento de edição especial da Revista do Legislativo, será aberta, também nesta segunda, uma grande exposição de fotografias e documentos no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras) e lançada a Memória Digital da IV Constituinte Estadual. Foram digitalizados mais de 25 mil documentos, entre discursos, notícias de jornais da época, emendas e sugestões populares, que poderão ser consultados no hotsite comemorativo.

Mais do que ter sido a primeira Constituição Estadual promulgada no País após a Constituição Federal de 1988, a Carta Mineira foi o resultado de intensas negociações com os movimentos sociais durante a Constituinte, marcando a redemocratização e, sobretudo, apontando novos rumos para a participação popular na administração pública. Marcou, ainda, um reposicionamento político e a retomada da interlocução institucional do Legislativo com a sociedade, após os anos da ditadura.

Autoridades destacam mobilização intensa e avanços nas áreas sociais

Para o vice-governador do Estado, Antonio Anastasia, a Constituinte Mineira foi um momento de intensa mobilização. "Minas inteira participou e foi usada à exaustão a capacidade criativa dos constituintes para dar ao Estado e ao País uma Constituição moderna", avalia ele, que atuou na Constituinte como assessor do relator do projeto da nova Carta. Ele é um dos participantes, na segunda-feira, às 14horas, no Plenário, do Ciclo de Debates Constituição e Democracia - 20 Anos da Constituinte Estadual, ao lado do governador Aécio Neves, do presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), e do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Sérgio Resende, entre outras autoridades.

Na avaliação do subsecretário de Obras Públicas do Estado, José Bonifácio Mourão, ex-deputado e relator da Constituinte Mineira, o texto elaborado à época sintetizou todo um processo de efervescência em vários campos. "Cada página da Constituição representa o resultado do sonho dos mineiros e do trabalho dos constituintes por mais liberdade, igualdade e avanços nas áreas de educação, saúde e ação social."

Para o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcelos, aqueles momentos no final dos anos 80 foram especialmente marcantes por terem trazido para a pauta política do Estado temáticas que ainda eram vanguarda na época, como a própria questão ambiental. Ex-deputado constituinte, ele recorda ter enfrentado, inicialmente, dificuldades para ser compreendido quando falava de meio ambiente. "Mas as audiências públicas regionais começaram a conscientizar os deputados e a facilitar a propagação dessas ideias na Constituinte", registra ele.

Também ex-vice prefeito de Belo Horizonte, Vasconcelos avalia que, a partir das conquistas da Constituinte, Minas foi pioneira na implementação de políticas estaduais em áreas como de recursos hídricos e de resíduos sólidos, tendo, ainda, dotado o Ministério Público de mecanismos para fiscalizar os crimes ambientais.

Já o ex-procurador geral do Estado, José Antero Monteiro Filho, destaca que a Carta de 1989 foi a única Constituição estadual a regular o controle externo das polícias, servindo depois de modelo para as demais Constituições e Leis Orgânicas de outros estados.

Marco também para a interlocução e a modernização do Legislativo

A Constituição Estadual de 1989 reproduz, em seu texto, artigos que asseguram maior participação popular, previstos na Constituição Federal e também trouxe inovações. Entre esses instrumentos institucionalizados, em processo de consolidação nesses 20 anos, estão conselhos setoriais, no Executivo, com assento da sociedade; a criação de ouvidorias; o controle direto das ações de governo por meio de petição ou representação; e, no âmbito do Parlamento, a iniciativa popular no processo legislativo e as audiências públicas como subsídio para a elaboração das políticas públicas.

Por meio de eventos institucionais, que são construídos conjuntamente com representantes dos diversos segmentos da sociedade, a Assembleia de Minas também aprimorou os mecanismos de diálogo e interação com a sociedade.

A Constituinte foi um marco também para o processo de modernização e reestruturação administrativa da Casa, iniciado antes mesmo do trabalho dos deputados constituintes. O Legislativo Mineiro foi o primeiro do País a ser informatizado, tendo sido referência para Assembleias de outros estados. Foram também realizados concursos públicos antes e pós-Constituinte, visando aperfeiçoar a composição do corpo técnico da Casa e as consultorias temáticas que assessoram o processo legislativo. Nesses 20 anos, a ALMG também implantou Plano de Carreira baseado em mérito e avaliação de desempenho, exemplo seguido recentemente pelo Executivo mineiro, e foi a primeira a criar a Escola do Legislativo e a TV Assembleia.

Comissão debate aperfeiçoamento - As discussões sobre os 20 anos da Constituição Mineira motivaram também a criação de uma Comissão Extraordinária, presidida pelo deputado Lafayette de Andrada (PSDB). Os trabalhos da comissão, que tem realizado diversas audiências públicas sobre as modificações, vão até 21 de setembro de 2010.

Programação das Comemorações

Ciclo de Debates "Constituição e Democracia - 20 anos da Constituinte Estadual"

21 de setembro - segunda-feira - a partir das 14 horas - Plenário da ALMG

* 14 horas - Abertura

Deputado Alberto Pinto Coelho - presidente da ALMG

Aécio Neves da Cunha - governador do Estado de Minas Gerais

Kemil Kumaira - presidente da Constituinte Estadual de Minas Gerais de 1989 e ex-presidente da ALMG no biênio 1989/1990

Sérgio Resende - presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Alceu José Torres Marques - procurador-geral de Justiça de Minas Gerais

Wanderley Ávila - presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

* 14h30 - Mesa Redonda - Constituição e democracia - 20 anos do processo constituinte mineiro

Expositores:

Antonio Augusto Junho Anastasia - vice-governador do Estado de Minas Gerais e assessor da Relatoria da Constituição de 1989

José Bonifácio Mourão - subsecretário de Obras Públicas da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e relator do processo de elaboração da Constituição de 1989

Maria Coeli Simões Pires - secretária adjunta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), ex-secretária-geral da Mesa da ALMG e coordenadora-geral do processo constituinte

Menelick de Carvalho Netto - professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB), e coordenador técnico do processo constituinte

Eni Carajá Filho - gerente de apoio ao Conselho de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, presidente do Comitê Popular na Constituinte

Coordenação: deputado Lafayette de Andrada - coordenador da Comissão Extraordinária dos 20 anos da Constituição do Estado de Minas Gerais

* 16h30 - Homenagem

Homenagem aos deputados constituintes; aos funcionários da ALMG que participaram do processo constituinte; e lançamento de edição comemorativa da Revista do Legislativo.

Coordenação: deputado Dinis Pinheiro - 1º-secretário da ALMG

Exposição "20 Anos da Constituição Mineira"

21 de setembro a 21 de novembro de 2009 - Hall das Bandeiras - ALMG
Abertura - 21 de setembro - segunda-feira - 18h30

* Tem curadoria da historiadora Guiomar Grammont e concepção, cenografia e museografia do artista plástico Agnaldo Souza Pinho.

* Com cerca de 150 fotos, a mostra é dividida em três blocos compondo uma linha do tempo que começa num túnel escuro, alusivo aos anos da ditadura, com o intuito de despertar sensações ao longo de um passeio pela história.

Hotsite e Blog

A programação completa - que inclui ainda concurso de redação e, exposição sobre a participação do servidor na Constituinte - e notícias, fotos, depoimentos e um blog estão reunidos no hotsite "Constituição Mineira 89/09 - 20 Anos".

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715