Assembleia realiza debate sobre criação de peixes em Minas

Uma reunião conjunta de comissões parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debate, nesta terça-feira (...

18/09/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Assembleia realiza debate sobre criação de peixes em Minas

Uma reunião conjunta de comissões parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais debate, nesta terça-feira (22/9/09), às 15h30, as perspectivas da aquicultura e seus impactos no desenvolvimento do Estado e o meio ambiente. O evento é organizado pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial e pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e acontecerá no Auditório da ALMG. O requerimento para realização da reunião é dos deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Carlos Gomes (PT), Antônio Carlos Arantes (PSC) e Domingos Sávio (PSDB).

A proposta do deputado Adelmo Carneiro Leão é reunir universidades, sociedade civil e o Governo Estadual para discutir o incremento da atividade com a criação do Ministério da Pesca pelo Governo Federal. O objetivo é aproveitar o potencial aquífero de Minas Gerais, para que este se desenvolva e se torne uma fonte de segurança alimentar, emprego e renda.

Em agosto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) criou um grupo de estudos para promover estudos sobre a viabilidade de desenvolver a piscicultura em Uberlândia e região. Até outubro, o grupo deverá apresentar uma proposta à Reitoria da UFU. A iniciativa tem o apoio do deputado. "Queremos desenvolver um projeto de aquicultura na região e para Minas Gerais, com aproveitamento integral do peixe, que não gere lixo e promova o desenvolvimento, a geração de trabalho e renda. Queremos aproveitar da carne até as vísceras, espinhas e couro", ressaltou Adelmo.

Outro projeto de grande importância na área vem sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde 2006. A instituição foi escolhida pelo Governo Federal como sede do Laqua (Laboratório de Aquacultura da Escola de Veterinária), um complexo de pesquisa e de produção na área de piscicultura. Pioneiro na América Latina, o Laqua foi planejado para desenvolver toda a cadeia produtiva do cultivo - desde a produção do alevino até o beneficiamento - e tornou-se referência na atividade. Também em Minas, o Governo Federal também vem investindo em estudos para criação de parques aquícolas nos lagos de Furnas e Três Marias.

Presenças - Estão convidados a participar do debate o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin; os reitores da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena; da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa; da UFU, Alfredo Júlio Fernandes Neto; da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Antônio Nazareno Guimarães Mendes; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro do Triângulo Mineiro (Ifet), Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Virmondes Rodrigues Júnior; o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; o presidente de Furnas Centrais Elétricas S.A., Carlos Nadalutti Filho; e o presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Minas Gerais, Valtin Quintino da Rocha.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715