Participantes de reunião querem hospital regional em São João del-Rei

A construção de um hospital regional e a mudança do status de São João del-Rei (Região Central do Estado) no Plano Di...

15/09/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Participantes de reunião querem hospital regional em São João del-Rei

A construção de um hospital regional e a mudança do status de São João del-Rei (Região Central do Estado) no Plano Diretor de Regionalização da saúde foram as principais reivindicações de deputados, prefeitos e vereadores reunidos nesta terça-feira (15/9/09) em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião foi realizada no teatro da Universidade Federal de São João del-Rei, a requerimento dos deputados Domingos Sávio (PSDB) e Délio Malheiros (PV).

Domingos Sávio defendeu uma revisão do Plano Diretor de Regionalização, instrumento do Governo do Estado para gerir os recursos da saúde. A intenção do deputado é que São João del-Rei seja considerada sede da macrorregião do Campo das Vertentes, assim como Barbacena, a fim de equiparar os investimentos nas duas cidades. Hoje São João é sede de uma microrregião.

O deputado deu como exemplo a macrorregião do Sul de Minas, em que Varginha e Poços de Caldas dividem os principais recursos financeiros. "Temos de ter mais dinheiro na saúde, mas o dinheiro que já existe tem de ser dividido de maneira mais justa", disse Domingos Sávio.

Délio Malheiros reivindicou a construção de um hospital regional em São João del-Rei, que tem atualmente 20 leitos do SUS para uma população de 85 mil pessoas. De acordo com ele, a infraestrutura de saúde de Barbacena não consegue atender a demanda dos municípios vizinhos. "São João del-Rei conta hoje com um aeroporto moderno, com um batalhão da Polícia Militar, com uma população flutuante enorme. É preciso que a cidade seja dotada de um hospital regional", afirmou Délio Malheiros.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), as duas reivindicações, que já estavam expressas nos requerimentos de Domingos Sávio e Délio Malheiros, são complementares. Por isso, a comissão considerou oportuno tratá-las numa mesma audiência pública. Mosconi afirmou, ainda, que o principal problema da saúde no Brasil não é a falta de recursos, mas o fato de os governantes, de maneira geral, não tratarem a área como prioridade.

Para o deputado Juarez Távora (PV), a demanda dos municípios vizinhos justifica a construção do hospital e a transformação de São João del-Rei em segunda sede da macrorregião. Ele acrescentou que essa mudança no Plano Diretor da saúde permitiria ainda o aumento da capacidade dos dois hospitais existentes na cidade.

União de esforços - O hospital regional também foi tema do pronunciamento do prefeito de São João del-Rei, Nivaldo José Andrade. "Esta audiência pública é apenas o começo. Nós, prefeitos, vereadores e deputados da região, temos de unir esforços para colocar em prática a criação do hospital, para não ficar só nesta audiência", declarou.

O secretário de Saúde do município, José Marcos Ferreira de Andrade, e a presidente da Câmara Municipal, Jânia Costa Pereira da Silveira, reforçaram que Barbacena não tem condições de atender as necessidades de São João del-Rei. "A saúde é um direito de todos. Não queremos prejudicar Barbacena, mas ter aquilo que é nosso direito", afirmou a vereadora.

Atenção básica - O prefeito de São Tiago e representante da Associação dos Municípios do Campo das Vertentes, Denílson Silva Reis, também defendeu a mudança de status de São João del-Rei no Plano Diretor da saúde. Ele disse, no entanto, que apenas essa medida não é suficiente. "A melhor política de saúde para as sedes das macrorregiões é fortalecer a atenção básica nos pequenos municípios".

O mesmo problema foi abordado pelo secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Campo das Vertentes, Sérgio Ângelo Cavalieri. Ele relatou dificuldades vividas por pacientes das cidades menores, que precisam recorrer à rede de saúde pública de Belo Horizonte e Juiz de Fora, quando o atendimento não é possível em Barbacena.

Além dos problemas no atendimento, São João del-Rei enfrenta, atualmente, uma greve de médicos da rede municipal, por causa de divergência quanto à carga horária de trabalho da categoria. No fim, uma associação de movimentos sociais entregou à Comissão de Saúde um abaixo-assinado pela construção do hospital regional.

Requerimentos - No fim da audiência pública, os deputados aprovaram três requerimentos da Comissão de Saúde. Dois deles solicitam a elaboração de estudos pela Secretaria de Estado de Saúde para verificar a viabilidade da construção do hospital regional e para que São João del-Rei seja elevada a sede da macrorregião do Campo das Vertentes, no Plano Diretor de Regionalização. O terceiro propõe convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura de São João del-Rei com o objetivo de delegar ao município a gestão da carga horária dos servidores da saúde.

Presenças - Deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente, Délio Malheiros (PV), Domingos Sávio (PSDB) e Juarez Távora (PV).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715