Parlamento Jovem prepara estudantes para redigir propostas

Trinta e seis estudantes do ensino médio de Belo Horizonte aprenderam, nesta segunda-feira (14/9/09), como redigir as...

14/09/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Parlamento Jovem prepara estudantes para redigir propostas

Trinta e seis estudantes do ensino médio de Belo Horizonte aprenderam, nesta segunda-feira (14/9/09), como redigir as propostas que serão apresentadas, em novembro, na sessão final do Parlamento Jovem-BH 2009. Eles participaram da oficina de redação ministrada na Escola do Legislativo pela redatora Maria Lina Soares Souza, da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O objetivo da oficina foi preparar os alunos para escrever documentos formais, justificar as propostas e redigir relatórios de atividades. "Ela mostra os passos necessários para a gente criar uma lei", disse Isadora Scórcio Rafael, de 17 anos, da Escola Municipal Paulo Mendes Campos. A estudante contou que gosta de escrever sobre política, mas ainda não sabia como redigir uma proposta legislativa.

"A oficina ajuda a aprimorar nossos conhecimentos e ter uma noção, nem que seja básica, de como redigir um texto formal", afirmou Willer Pierazoli, de 16 anos, aluno do Colégio Padre Eustáquio. Opinião semelhante à de Maria Izabel Nagib Kilson, também de 16 anos, da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda: "É uma chance de aprender como se faz uma lei. Quanto mais informações a gente obtiver, melhor".

Os 36 estudantes vão cumprir o papel de redatores no Parlamento Jovem, programa da Escola do Legislativo da ALMG em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas. Eles foram escolhidos entre 150 alunos de seis escolas da Capital que participam do programa - além das três citadas, os colégios Tiradentes (unidade Gameleira), Izabela Hendrix e Santa Dorotéia.

Monitores - A oficina de redação teve também as presenças de um professor de cada escola e de oito estudantes da graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, que atuam como monitores no Parlamento Jovem. Um deles é Davidson Thiago da Cruz, de 22 anos, atualmente no 6º período. Na avaliação dele, a oficina dá as ferramentas necessárias aos estudantes para a redação correta das propostas finais.

Davidson conhece bem a atividade. Esta é a quarta participação dele no Parlamento Jovem, sempre como monitor. "Eu participo não só porque gosto, mas porque o projeto dá certo. Alguns meninos começam apáticos, mas vão aos poucos adquirindo interesse por uma participação política mais ativa", afirmou o estudante da PUC.

A professora de Ciências Sociais Regina Medeiros, coordenadora do projeto pela PUC Minas, disse que alguns alunos ficaram surpresos ao perceber que há uma maneira formal de expressar as demandas de uma sociedade. Segundo ela, na oficina eles aprenderam a organizar as propostas com clareza e concisão.

A oficina de redação teve duração de três horas, durante as quais os alunos conheceram os fundamentos para apresentar e justificar uma proposta, fizeram exercícios práticos e tiveram seus textos avaliados e corrigidos.

O Parlamento Jovem está na 6ª edição. O tema deste ano é o transporte urbano.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715