Parlamento Jovem prepara estudantes para redigir
propostas
Trinta e seis estudantes do ensino médio de Belo
Horizonte aprenderam, nesta segunda-feira (14/9/09), como redigir as
propostas que serão apresentadas, em novembro, na sessão final do
Parlamento Jovem-BH 2009. Eles participaram da oficina de redação
ministrada na Escola do Legislativo pela redatora Maria Lina Soares
Souza, da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da Assembleia
Legislativa de Minas Gerais.
O objetivo da oficina foi preparar os alunos para
escrever documentos formais, justificar as propostas e redigir
relatórios de atividades. "Ela mostra os passos necessários para a
gente criar uma lei", disse Isadora Scórcio Rafael, de 17 anos, da
Escola Municipal Paulo Mendes Campos. A estudante contou que gosta
de escrever sobre política, mas ainda não sabia como redigir uma
proposta legislativa.
"A oficina ajuda a aprimorar nossos conhecimentos e
ter uma noção, nem que seja básica, de como redigir um texto
formal", afirmou Willer Pierazoli, de 16 anos, aluno do Colégio
Padre Eustáquio. Opinião semelhante à de Maria Izabel Nagib Kilson,
também de 16 anos, da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda:
"É uma chance de aprender como se faz uma lei. Quanto mais
informações a gente obtiver, melhor".
Os 36 estudantes vão cumprir o papel de redatores
no Parlamento Jovem, programa da Escola do Legislativo da ALMG em
parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas. Eles foram
escolhidos entre 150 alunos de seis escolas da Capital que
participam do programa - além das três citadas, os colégios
Tiradentes (unidade Gameleira), Izabela Hendrix e Santa
Dorotéia.
Monitores - A oficina de
redação teve também as presenças de um professor de cada escola e de
oito estudantes da graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, que
atuam como monitores no Parlamento Jovem. Um deles é Davidson Thiago
da Cruz, de 22 anos, atualmente no 6º período. Na avaliação dele, a
oficina dá as ferramentas necessárias aos estudantes para a redação
correta das propostas finais.
Davidson conhece bem a atividade. Esta é a quarta
participação dele no Parlamento Jovem, sempre como monitor. "Eu
participo não só porque gosto, mas porque o projeto dá certo. Alguns
meninos começam apáticos, mas vão aos poucos adquirindo interesse
por uma participação política mais ativa", afirmou o estudante da
PUC.
A professora de Ciências Sociais Regina Medeiros,
coordenadora do projeto pela PUC Minas, disse que alguns alunos
ficaram surpresos ao perceber que há uma maneira formal de expressar
as demandas de uma sociedade. Segundo ela, na oficina eles
aprenderam a organizar as propostas com clareza e concisão.
A oficina de redação teve duração de três horas,
durante as quais os alunos conheceram os fundamentos para apresentar
e justificar uma proposta, fizeram exercícios práticos e tiveram
seus textos avaliados e corrigidos.
O Parlamento Jovem está na 6ª edição. O tema deste
ano é o transporte urbano.
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