Assuntos Municipais apoia ato pela duplicação da BR-381

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais participou, na manhã des...

14/09/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Assuntos Municipais apoia ato pela duplicação da BR-381

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais participou, na manhã desta segunda-feira (14/9/09), da manifestação promovida pelo Movimento SOS Rodovias Federais de Minas Gerais pela duplicação e realização de obras emergenciais na BR-381. O protesto foi realizado em frente à sede da ALMG e, em seguida, os manifestantes foram recebidos pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Sebastião Donizete de Souza. A Comissão de Assuntos Municipais foi representada pelo deputado Wander Borges (PSB).

O Movimento SOS Rodovias pede medidas emergenciais na rodovia até o início de sua duplicação. Segundo o seu coordenador, José Aparecido Ribeiro, 138 pessoas morreram no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares em 2008. A proximidade de mais um período de férias aumenta a preocupação com a segurança da via. Por isso, os manifestantes querem a instalação imediata de radares, sinalização e quebra-molas para evitar acidentes.

O deputado Wander Borges lembrou que a Polícia Rodoviária Federal já tem o mapeamento dos trechos da BR-381 onde acontecem mais colisões entre veículos. Ele pediu que esses locais recebam atenção diferenciada, apesar de reconhecer que muitas das decisões não dependem do escritório regional do Dnit em Minas. José Aparecido Ribeiro sugeriu que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, dirija um veículo de passeio entre Belo Horizonte e João Monlevade, para que ele "possa sentir na pele o que é dirigir um carro naquela rodovia".

O superintendente regional do Dnit reconheceu que a duplicação da estrada já deveria ter sido feita há cinco anos ou mais. Porém, disse que provavelmente os usuários da rodovia terão que esperar outros cinco anos para ver a obra concluída. Segundo sua previsão, o processo de concorrência pública para a duplicação deve se encerrar em 2010 e as obras poderão ser iniciadas no primeiro semestre de 2011. O custo total deve variar entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões.

No entanto, Donizete manifestou a esperança de que até o final deste ano pelo menos 15 radares e dezenas de redutores de velocidade nos trechos mais perigosos estejam instalados. No próximo dia 8 de outubro serão abertos os envelopes da licitação para a instalação desses equipamentos. Ele informou também que a partir da próxima semana a Polícia Rodoviária Federal vai intensificar a fiscalização de velocidade.

O requerimento para a participação da Comissão de Assuntos Municipais no protesto foi feito pela presidente da comissão, deputada Cecília Ferramenta (PT). O deputado Gustavo Valadares (DEM), presidente da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas, também participou do ato na Assembleia.

 

 

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