Deputados querem criar comissão especial para MG-050

Os deputados que participaram da reunião conjunta das Comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação ...

10/09/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputados querem criar comissão especial para MG-050

Os deputados que participaram da reunião conjunta das Comissões de Participação Popular e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (10/9/09), decidiram encaminhar ao presidente da ALMG, Alberto Pinto Coelho (PP), pedido para criação de uma comissão especial para avaliar a cobrança de pedágio, obras e demandas municipais referentes à parceria público-privada da MG-050.

Durante toda a tarde, eles estiveram reunidos com prefeitos e vereadores do Sudoeste e Centro-Oeste do Estado para tratar do assunto. A MG-050 tem 406 quilômetros e liga a Região Metropolitana de Belo Horizonte à divisa com São Paulo. As lideranças locais reclamam do trecho administrado pela concessionária Nascentes das Gerais por meio de uma parceria público-privada (PPP). São 371 quilômetros de Juatuba, na RMBH, a São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. Entre as queixas estão o atraso no cronograma de obras, a baixa velocidade média em trechos da via, a falta de 3ª faixa de rolamento e o alto valor do pedágio, que custa R$ 3,50 em cada um dos seis postos de cobrança.

O alto custo para trafegar na estrada tem obrigado principalmente os motoristas de grandes caminhões a optarem por desvios por dentro de cidades, o que tem causado transtornos. Essa é a principal reclamação, por exemplo, do prefeito de Pains, Ronaldo Gonçalves. "Pains virou rota de fuga do pedágio. As ruas não têm como suportar esse trânsito intenso e sem controle. Outros municípios estão nessa situação", reclamou.

Defesa - O subsecretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, admitiu que, por enquanto, não há solução para os que estão perto das praças de pedágio em áreas urbanas ao longo da MG-050 e que precisam pagar para se deslocar poucos quilômetros.

Ele lembrou que desde o início da PPP, as condições de trafegabilidade melhoraram, com asfalto reformado e sinalização adequada, o que já se refletiu diretamente no número de acidentes, que vem diminuindo. Segundo ele, a MG-050 é a segunda estrada estadual com maior volume de tráfego, perdendo apenas para a MG-010.

Quanto ao fato de ter pedágio mais caro que o da BR-381 (Fernão Dias), ele chamou atenção para o cálculo que leva em conta a necessidade de intervenção na via e o volume de veículos. "É preciso haver um equilíbrio para que a iniciativa privada possa participar", explicou.

O subsecretário informou que ainda está estudando uma solução para a população que vive perto dos postos de pedágio. "Não é tarefa simples, ocorre em outras rodovias pedagiadas no Brasil e cada caso deve ser analisado separadamente", afirmou.

Essa questão foi levantada pelo deputado Neider Moreira (PPS), para quem a construção de praças de pedágio muito próximas a centros urbanos foi um grande erro. O deputado Carlin Moura (PCdoB) também fez críticas aos pedágios em perímetros urbanos. "Há muitos moradores que têm que pagar para trabalhar", resumiu.

O diretor-presidente da Nascentes das Gerais, Emerson Bitar, informou que o cronograma da obra, que é de domínio público, está sendo seguido e algumas obras estão até sendo adiantadas. "Mas isso ninguém lembra", retrucou. Segundo ele, em dois anos a empresa já investiu R$ 140 milhões na MG-050, e a receita com os pedágios foi de R$ 70 milhões.

Deputados pretendem acompanhar PPP

Os oito deputados que participaram da reunião admitiram que houve melhorias na estrada após a concessão, mas reconhecem que é preciso encontrar saídas para as muitas reclamações. O deputado André Quintão (PT), por exemplo, disse que é possível corrigir os rumos do atual contrato, já que há cláusulas com mecanismos correcionais.

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) informou que já protocolou na ALMG projeto de lei para desburocratizar o licenciamento ambiental na faixa de domínio das rodovias mineiras, o que agilizaria, por exemplo, a construção de uma terceira faixa de rolamento.

O deputado Rêmolo Aloise (PSDB), por sua vez, lembrou que a ALMG autorizou a parceria público-privada e agora tem obrigação de acompanhar e conduzir essa discussão. Já os deputados Gustavo Valadares (DEM), Domingos Sávio (PSDB) e Doutor Rinaldo (PSB) alertaram que, por ser a primeira parceria público-privada do País neste setor, houve acertos e erros, que precisam ser corrigidos.

Aprovados dez requerimentos

No fim da reunião, foram aprovados dez requerimentos, assinados por André Quintão, Carlin Moura, Domingos Sávio, Rêmolo Aloise, Doutor Rinaldo e Antônio Carlos Arantes, inclusive o que solicita a criação de comissão especial.

Um requerimento semelhante foi lido e aprovado, complementando que a comissão deverá reunir-se mensalmente, com a participação de representantes de municípios situados às margens da rodovia, da concessionária Nascentes das Gerais e do Governo do Estado.

Os outros oito requerimentos aprovados são os seguintes:

* Solicita à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e à concessionária Nascentes das Gerais adoção de medidas que impeçam os motoristas de veículos pesados de adotarem rotas de fuga para evitar os pedágios da MG-050, bem como medidas compensatórias aos municípios que hoje sofrem os efeitos de tal prática;

* Solicita à Setop que interceda junto à Nascentes das Gerais a fim de garantir isenção de tarifa às ambulâncias e veículos escolares públicos, por meio do acesso garantido ao sistema Via Fácil ou outra forma que assegure a mencionada isenção total;

* Solicita à Setop e à Nascentes das Gerais que revisem o cronograma de obras, antecipando a construção da 3ª faixa em todos os trechos de difícil ultrapassagem, especialmente entre os municípios de Divinópolis, Itaúna, Formiga e São Sebastião do Paraíso;

* Solicita ao governador, ao vice e à Setop que sejam revistos os valores cobrados nos pedágios ao longo da MG-050, em função de irregularidades e deficiências apresentadas na rodovia;

* Solicita à Setop providências para que se conceda isenção de tarifa nos perímetros urbanos dos municípios, para veículos daquela cidade e das zonas rurais onde haja postos de pedágio;

* Solicita à Setop a elaboração do projeto e execução do asfaltamento da rodovia entre Divinópolis e São Sebastião do Oeste, passando pela comunidade do Cacôco, conforme já acordado;

* Solicita à Setop que revise o cronograma do contrato da PPP, assegurando de imediato a realização de obras no entorno de Divinópolis, especialmente nos trevos dos bairros Icaraí, Vila Romana, Candelária, Oliveiras, Serra Verde e Quintino;

* Solicita à Setop informações sobre o montante recebido com a cobrança de pedágio pelas concessionárias em Minas Gerais, bem como o montante investido, discriminados por rodovia.

Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular; Gustavo Valadares (DEM), presidente da Comissão de Transporte; Antônio Carlos Arantes (PSC), Carlin Moura (PCdoB), Domingos Sávio (PSDB), Doutor Rinaldo (PSB), Neider Moreira (PPS) e Rêmolo Aloise (PSDB).

 

 

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