Manuelzão apresenta resultados de expedição no Rio das Velhas

Conhecer em detalhes os resultados da expedição do Projeto Manuelzão, da UFMG, pelo Rio das Velhas e propor soluções ...

04/09/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Manuelzão apresenta resultados de expedição no Rio das Velhas

Conhecer em detalhes os resultados da expedição do Projeto Manuelzão, da UFMG, pelo Rio das Velhas e propor soluções para os problemas encontrados. Estes são os objetivos da audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza na quinta-feira (10/9/09), às 10 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião foi solicitada pelo deputado Fábio Avelar (PSC), presidente da comissão.

A expedição, a segunda realizada pelo projeto, foi em maio deste ano. Durante quase um mês, a equipe do Manuelzão percorreu o Rio das Velhas de canoa, da nascente, na cachoeira das Andorinhas (Ouro Preto), até a foz, no Rio São Francisco, na Barra do Guaicuí. O trajeto foi o mesmo da primeira expedição, em 2003, com o objetivo de verificar o cumprimento ou não da Meta 2010, que prevê a revitalização do rio. A Meta 2010 foi proposta pelo Manuelzão na época da primeira expedição e incorporada, dois anos depois, pelo Governo de Minas.

De acordo com Fábio Avelar, representantes do Manuelzão entregaram o relatório da viagem ao governador Aécio Neves, nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, quando fizeram uma rápida apresentação dos resultados. "A ideia agora é dar oportunidade ao Manuelzão de expor em detalhes o que aconteceu", afirma o deputado.

Fábio Avelar adianta que o projeto identificou, como ponto positivo, que a maioria das cidades ao longo do curso do rio conseguiu resolver o problema do tratamento de esgotos. Duas exceções, entretanto, preocupam. Sabará, que tem cerca de 130 mil habitantes, e Sete Lagoas, com 210 mil, ainda não tratam seus esgotos. Outro ponto negativo diz respeito ao lançamento de efluentes industriais, que continua a ocorrer em grande quantidade.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo; o presidente da Copasa, Márcio Augusto Vasconcelos Nunes; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Izabel Pedrosa de Melo; e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Rogério de Oliveira Sepúlveda.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715