Deputados vistoriam obras na BR-135, que liga BH a Montes
Claros
Até 2011, os motoristas que passarem pela BR-135,
principal ligação entre Belo Horizonte e o Norte de Minas terão que
ter atenção redobrada e boa dose de paciência. Segundo o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), serão
necessários mais 24 meses para que os trabalhos de recuperação de
300 quilômetros da via sejam finalizados.
O assunto foi tema de audiência pública da Comissão
de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia
Legislativa de Minas Gerais, no fim da tarde desta quinta-feira
(27/8/09), em Montes Claros. Além da comunidade local e de
parlamentares, estiveram presentes os gerentes dos três consórcios e
prefeitos da região.
Antes da audiência, os deputados Doutor Viana (DEM)
e Carlos Pimenta (PDT) percorreram de carro os 300 quilômetros da
obra, a pedido dos usuários da via, que reclamam dos longos períodos
de interrupção do trânsito para a realização das intervenções.
A reconstrução da BR-135 começou em abril deste
ano. A rodovia está recebendo asfalto novo, 55 quilômetros de
terceira faixa de rolamento, acostamento e nova sinalização. Além
disso, 30 pontes serão alargadas e terão suas estruturas
reforçadas.
Para facilitar o trabalho, a obra foi dividida em
três lotes de cerca de 100 quilômetros, com três consórcios
responsáveis por cada trecho. A segunda parte é a que deve demorar
mais a ficar pronta: 24 meses. Os primeiros 97 quilômetros (partindo
de Belo Horizonte), do trevo de Curvelo a Corinto, serão finalizados
em agosto de 2010. Dois meses depois, deve ser entregue o último
trecho: de Engenheiro Navarro a Montes Claros.
O chefe do Serviço de Engenharia do Dnit em Minas
Gerais, engenheiro Álvaro Campos de Carvalho, informou que se trata
de um intervenção de grande porte, exaustivamente estudada e que
demandará investimentos de R$ 500 milhões. "No fim, entregaremos uma
rodovia moderna, de qualidade, com capacidade aumentada e para durar
muitos anos", disse.
Sobre as demoradas interrupções de tráfego, ele
informou que se devem ao ritmo de trabalho acelerado. "Sem
paralisações não tem como fazer obra. A rodovia está sendo
totalmente recuperada. Não podemos fazer desvios. Os três consórcios
estão trabalhando nos 300 quilômetros. As paralisações do trânsito
são longas justamente para agilizar. São inevitáveis." Em relação ao
atraso do segundo lote, que levará ainda dois anos para ficar
pronto, o engenheiro explicou que foi causado pela saída de um
empresa consorciada.
Para deputados, paciência dos motoristas vai valer
a pena
O 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Doutor Viana
(DEM) lembrou que a população local está ansiosa pela conclusão dos
trabalhos. "Temos sido muito cobrados, por isso temos obrigação de
levar as informações a todos que não sabem o porquê das retenções.
Além disso, trata-se de uma via muito importante para o Estado",
disse.
O deputado Carlos Pimenta (PDT), por sua vez, pediu
paciência à população. "Ninguém gosta de esperar, mas todos querem
uma estrada nova e segura. Portanto, vai valer a pena. Se fosse
duplicação em vez de recuperação, seria menos transtorno, pois
haveria mais espaço para os homens trabalharem. Mas hoje as
interrupções já são menores", afirmou.
Carlos Pimenta lembrou ainda que foram necessários
dez anos de luta para que a via fosse recuperada. "Só de audiências
em Brasília, foram seis. Questão ambientais foram superadas. Por
isso, jamais vamos deixar de acompanhar", disse. O deputado lamentou
o corte no orçamento do Governo Federal para Minas, o que vai
prejudicar diretamente o Norte de Minas. "Recursos de infraestrutura
serão cortados e a Unimontes também será prejudicada", comentou.
O deputado Célio Moreira (PSDB), que presidiu a
audiência, lembrou que a BR-135 corta várias cidades e cobrou do
Dnit cuidado especial para facilitar a vida dos pedestres. "Em São
José da Lagoa, por exemplo, as pessoas não conseguem atravessar."
Ele também demonstrou preocupação com os estudantes que passam na
via e perdem muito tempo nas interrupções. A sugestão do deputado
foi o cadastramento dos veículos escolares.
Requerimentos - Os
parlamentares apresentaram requerimento para que a Polícia
Rodoviária Federal (PRF) reforce o patrulhamento para evitar
assaltos aos motoristas que ficam parados na via.
Confira o andamento das obras na BR-135 (partindo
de Montes Claros):
* 1º lote: Consórcio Conserva/Egesa: 30%
concluídos: Montes Claros a Engenheiro Navarro: previsão de término:
Out/10
* 2º lote: Consórcio Estacon/Triunfo/Pavotec: De
Joaquim Felício a Corinto. Recém-iniciada: previsão de término: 2
anos.
* 3º lote: Consórcio Aterpas/Fidens/CBM: Corinto ao
Trevo de Curvelo: 60% concluídos: previsão de término: Ago/10
Presenças - Deputados
Célio Moreira (PSDB), Carlos Pimenta (PDT) e Doutor Viana
(DEM).
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