Comissão de Saúde debaterá projeto sobre tabagismo nesta terça (1º)

O Projeto de Lei (PL) 3.035/09, que regulamenta a prática do tabagismo, será tema de audiência pública da Comissão de...

28/08/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão de Saúde debaterá projeto sobre tabagismo nesta terça (1º)

O Projeto de Lei (PL) 3.035/09, que regulamenta a prática do tabagismo, será tema de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (1º/9/09), às 10 horas, no Plenarinho II. O requerimento é dos deputados Carlos Mosconi (PSDB), Carlos Pimenta (PDT), Doutor Rinaldo (PSB) e Adelmo Carneiro Leão (PT). O projeto dos deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Gilberto Abramo (PMDB) tramita em 2º turno e aguarda o parecer da Comissão de Saúde para retornar ao Plenário. O relator da matéria na comissão é o deputado Fahim Sawan (PSDB).

Da forma como foi aprovado em 1º turno pelo Plenário, o projeto altera o artigo 7º da Lei 12.903, de 1998, estabelecendo que nos recintos coletivos fechados, públicos e privados somente poderão ser destinadas à prática de tabagismo áreas isoladas por barreira física, com arejamento suficiente ou equipadas com aparelhos que garantam a exaustão do ar para o ambiente externo, nos termos da Lei Federal nº 9.294, de 1996. Ainda segundo o texto, entende-se por recinto coletivo o local destinado à utilização permanente e simultânea por diversas pessoas.

As tabacarias, estabelecimentos similares e os locais abertos ou ar livre, ainda que cercados ou delimitados em seus contornos de qualquer forma estão excluídos da proibição. Atualmente a Lei 12.903 proíbe a prática do tabagismo em recinto fechado de repartição pública e de escola, hospital, posto de saúde ou centro de lazer de responsabilidade do Estado. Já o artigo 7° estabelece que a proibição estende-se a centros comerciais e supermercados.

De acordo com o presidente da comissão e um dos autores do requerimento para a audiência, deputado Carlos Mosconi, é preciso ampliar a discussão sobre a proposição, antes que ela volte ao Plenário. Ele acredita que o projeto pode ser aperfeiçoado, estabelecendo penalidades para quem descumprir a futura lei, por exemplo. Além disso, o parlamentar considera a criação de "fumódromos" discutível. "O funcionário que for servir os clientes da área reservada também será um fumante passivo", pondera.

Convidados - Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana; a presidente da Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas, Adriana Gomes Carneiro; o advogado e assessor jurídico do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Tadahiro Tsubouchi; e o diretor-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (Sindhorb), Paulo César Marcondes Pedrosa.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715