Desafio com palavras entrosa estudantes do Parlamento Jovem

Uma dinâmica em torno de palavras-chaves relacionadas ao tema transporte público foi vivenciada por mais de 100 estud...

25/08/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Desafio com palavras entrosa estudantes do Parlamento Jovem

Uma dinâmica em torno de palavras-chaves relacionadas ao tema transporte público foi vivenciada por mais de 100 estudantes inscritos no Parlamento Jovem-BH 2009, que lotaram o Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta terça-feira (25/8/09). A atividade foi parte da oficina de entrosamento conduzida pelo professor Ludovikus Moreira, da Escola do Legislativo, reunindo alunos do ensino médio de seis escolas de Belo Horizonte e estudantes de Ciências Sociais da PUC Minas, que atuam como monitores. Em sua sexta edição, o projeto oferece a oportunidade de o jovem conhecer o papel do Legislativo e perceber a importância de sua participação política, culminando com a votação, em Plenário, de propostas sobre o tema escolhido.

"Esta vai ser uma experiência construtiva para todos nós e uma lição de como podemos mudar o País. Sou extrovertido, mas esse entrosamento é importante para começar a misturar os pontos de vista, pois temos aqui escolas e pessoas com visões diferentes", aprovou Cristiano Canedo, 16 anos, aluno do 2º ano do Colégio Santa Dorotéia. Ele foi um dos que aderiram ao desafio proposto na oficina de integração pelo professor Ludovikus Moreira, ao lado de alunos das Escolas Municipal Paulo Mendes Campos e Estadual Leopoldo de Miranda e dos colégios Izabela Hendrix, Padre Eustáquio, Santa Dorotéia e Tiradentes (unidade Gameleira).

Duplas - Colando embaixo de cada poltrona do Teatro palavras-chaves surpresa, repetidas em duplas, o professor propôs discussões em pares sobre transporte, a partir de tópicos como sinalização, motorista, agilidade e Polícia Militar. Cada participante teve que encontrar seu par pela palavra repetida, iniciando com ele um diálogo para a troca de informações pessoais e, na sequência, sobre o conteúdo relacionado à palavra da dupla.

"Os estudantes são os protagonistas do projeto e, dessa forma, eles começam a se desinibir, ao mesmo tempo em que já vão trabalhando com o tema escolhido", afirma Ludovikus Moreira, que convidou as duplas que travaram discussões mais acirradas para se apresentaram no palco. Na avaliação de Leila Regina da Sulva, no 6º período de Ciências Sociais na PUC Minas, as atividades de entrosamento auxiliam a atuação dos monitores. "Agora começamos a ter, não grupos de escolas, mas o grupo do Parlamento, etapa importante para alcançarmos a dimensão do coletivo que o projeto pretende", avaliou.

Após a oficina, os estudantes foram divididos em três grupos para visitar a ALMG. Os grupos se revezaram no Plenário, na Sala das Comissões e em gabinetes parlamentares, recebendo informações sobre o funcionamento dos vários setores da Casa. Na próxima segunda-feira (31/8/09), os alunos e monitores do Parlamento Jovem têm outro compromisso na agenda preparatória do evento. Às 14 horas, eles participam de Mesa de Debates sobre Transporte Urbano, na Escola do Legislativo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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