Desafio com palavras entrosa estudantes do Parlamento
Jovem
Uma dinâmica em torno de palavras-chaves
relacionadas ao tema transporte público foi vivenciada por mais de
100 estudantes inscritos no Parlamento Jovem-BH 2009, que lotaram o
Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta
terça-feira (25/8/09). A atividade foi parte da oficina de
entrosamento conduzida pelo professor Ludovikus Moreira, da Escola
do Legislativo, reunindo alunos do ensino médio de seis escolas de
Belo Horizonte e estudantes de Ciências Sociais da PUC Minas, que
atuam como monitores. Em sua sexta edição, o projeto oferece a
oportunidade de o jovem conhecer o papel do Legislativo e perceber a
importância de sua participação política, culminando com a votação,
em Plenário, de propostas sobre o tema escolhido.
"Esta vai ser uma experiência construtiva para
todos nós e uma lição de como podemos mudar o País. Sou
extrovertido, mas esse entrosamento é importante para começar a
misturar os pontos de vista, pois temos aqui escolas e pessoas com
visões diferentes", aprovou Cristiano Canedo, 16 anos, aluno do 2º
ano do Colégio Santa Dorotéia. Ele foi um dos que aderiram ao
desafio proposto na oficina de integração pelo professor Ludovikus
Moreira, ao lado de alunos das Escolas Municipal Paulo Mendes Campos
e Estadual Leopoldo de Miranda e dos colégios Izabela Hendrix, Padre
Eustáquio, Santa Dorotéia e Tiradentes (unidade Gameleira).
Duplas - Colando embaixo
de cada poltrona do Teatro palavras-chaves surpresa, repetidas em
duplas, o professor propôs discussões em pares sobre transporte, a
partir de tópicos como sinalização, motorista, agilidade e Polícia
Militar. Cada participante teve que encontrar seu par pela palavra
repetida, iniciando com ele um diálogo para a troca de informações
pessoais e, na sequência, sobre o conteúdo relacionado à palavra da
dupla.
"Os estudantes são os protagonistas do projeto e,
dessa forma, eles começam a se desinibir, ao mesmo tempo em que já
vão trabalhando com o tema escolhido", afirma Ludovikus Moreira, que
convidou as duplas que travaram discussões mais acirradas para se
apresentaram no palco. Na avaliação de Leila Regina da Sulva, no 6º
período de Ciências Sociais na PUC Minas, as atividades de
entrosamento auxiliam a atuação dos monitores. "Agora começamos a
ter, não grupos de escolas, mas o grupo do Parlamento, etapa
importante para alcançarmos a dimensão do coletivo que o projeto
pretende", avaliou.
Após a oficina, os estudantes foram divididos em
três grupos para visitar a ALMG. Os grupos se revezaram no Plenário,
na Sala das Comissões e em gabinetes parlamentares, recebendo
informações sobre o funcionamento dos vários setores da Casa. Na
próxima segunda-feira (31/8/09), os alunos e monitores do Parlamento
Jovem têm outro compromisso na agenda preparatória do evento. Às 14
horas, eles participam de Mesa de Debates sobre Transporte Urbano,
na Escola do Legislativo.
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