Participantes de reunião defendem comunidades terapêuticas

A defesa das comunidades terapêuticas para usuários de drogas marcou a Reunião Especial de Plenário realizada pela As...

24/08/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Participantes de reunião defendem comunidades terapêuticas

A defesa das comunidades terapêuticas para usuários de drogas marcou a Reunião Especial de Plenário realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira (24/8/09), em homenagem às instituições da Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico (RCSS/DQ). Criada por meio de decreto do Governo de Minas, a rede reúne 29 entidades que desenvolvem projetos de tratamento e reinserção de dependentes na sociedade.

O requerimento para realização da Reunião Especial foi do deputado Eros Biondini (PHS). Em seu pronunciamento, ele homenageou o trabalho das instituições da rede e das demais comunidades terapêuticas. "Não há situação na vida de um ser humano que seja irreversível", disse, sobre a atuação dessas entidades. Eros Biondini destacou que Minas Gerais foi o primeiro estado a reconhecer a necessidade de adotar uma postura de enfrentamento e prevenção simultâneos do uso de drogas.

A coordenação da Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico é feita pela Subsecretaria de Políticas Antidrogas, em parceria com as secretarias de Estado da Saúde e de Defesa Social. De acordo com o subsecretário de Políticas Antidrogas do Estado, Cloves Benevides, os militantes do terceiro setor ocupam lacunas da ação do poder público e, por isso, o Estado não pode fechar os olhos para sua existência: "São instituições que nasceram para fazer valer a vida. Para muitas pessoas, são a única alternativa".

Esforço conjunto - Na opinião do deputado Célio Moreira (PSDB), que representou o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), a existência da rede é decisiva para que cada instituição atinja seus objetivos. "Trata-se do esforço conjunto dos poderes públicos, de médicos, psicólogos, enfermeiros e sobretudo das famílias envolvidas, para despertar de um sombrio pesadelo tantos indivíduos que necessitam retomar uma vida afirmativa perante a coletividade", afirmou.

A defesa das comunidades terapêuticas foi feita também por dirigentes de associações da área. O presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, Wellington Vieira, disse que a presença no Plenário de diversos jovens recuperados é uma demonstração da eficácia desse modelo de tratamento. O delegado regional da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, Ronaldo Viana, agradeceu o empenho de parlamentares da ALMG na defesa da causa. A solenidade teve ainda as presenças do deputado Gil Pereira (PP) e da presidente da Associação Mineira das Comunidades Terapêuticas e Instituições Afins, Íris Campos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715