Parlamento Jovem 2009 discutirá transporte urbano

O transporte urbano será o tema da 6ª edição do Parlamento Jovem - BH 2009, programa da Assembleia Legislativa de Min...

19/08/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Parlamento Jovem 2009 discutirá transporte urbano

O transporte urbano será o tema da 6ª edição do Parlamento Jovem - BH 2009, programa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o cursos de Ciências Sociais da PUC Minas. A escolha foi feita em votação pelos cerca de 150 alunos das seis escolas que participam do evento, durante solenidade de abertura realizada nesta quarta-feira (19/8/09) no campus Coração Eucarístico. Os alunos irão trabalhar este tema em diversas atividades até novembro, quando acontece a plenária final na Assembleia e a apresentação de propostas para elaboração de políticas públicas ligadas ao segmento.

A abertura do Parlamento Jovem teve a presença dos deputados Ruy Muniz (DEM), presidente da Comissão de Educação, que representou o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP); e André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular. Também participaram o diretor da Escola do Legislativo, Alaor Messias Marques Júnior, e o professor Wanderlei Chieppe Felippe, da Pró-Reitoria de Extensão da PUC.

O deputado Ruy Muniz falou da boa política e das dificuldades de envolver a população na participação partidária. Ele destacou ações que a Assembleia desenvolve, além do Parlamento Jovem, como as audiências públicas, os seminários e ciclos de debates, que são instrumentos de democracia participativa.

Já o deputado André Quintão relembrou a ideia inicial do Parlamento Jovem ainda em 2003, na PUC São Gabriel, e no pronto acolhimento pela Assembleia, bem como as reuniões de formatação do evento, a cargo da Escola do Legislativo. Quintão destacou que o programa não é importante só como uma atividade de extensão para os alunos do curso de Ciências Sociais, mas como oportunidade de aprofundamento de discussões sobre temas da atualidade. Ele citou novas leis como resultado prático do projeto. "Destaco em especial a extensão da merenda escolar para o ensino médio, o acompanhamento social das escolas públicas e a implantação da escola em tempo integral, que viraram leis", informou o deputado.

Para Alaor Messias Marques Júnior, o Parlamento Jovem deve sofrer uma mudança no próximo ano, com a interiorização do projeto. Ele disse que para isso, as Câmaras Municipais estão se qualificando. Na solenidade de abertura nesta quarta-feira (19), havia representantes de 12 Câmaras onde o processo está mais avançado, como Araçuaí, Juiz de Fora, Ouro Preto, Divinópolis e Belo Horizonte. "Para 2010, a Câmara de Belo Horizonte irá assumir o Parlamento Jovem-BH e a Assembleia irá realizar o estadual, com representantes de todas as cidades onde já estiver instalado", informou.

Preocupação com tarifas e trânsito mobiliza estudantes

Os alunos das Escolas Santa Dorotéia, Padre Eustáquio, Isabela Hendrix, Colégio Tiradentes, Escola Estadual Leopoldo de Miranda e Escola Municipal Paulo Mendes Campos tinham três temas à sua escolha: além de "Transporte Urbano", "Juventude e Sexualidade" e "Memória e Patrimônio". Cada tema foi apresentado por um especialista e depois defendido por diversos estudantes.

O consultor em engenharia de trânsito e primeiro diretor da BHTrans, Osias Baptista Neto, discorreu sobre questões como transporte coletivo, tarifas, preços e integração com a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e acabou convencendo os estudantes, que consideraram o tema mais próximo da realidade de todos. Para eles, os demais temas também são importantes, mas as dificuldades enfrentadas diariamente por alunos, como ônibus lotados, engarrafamentos, veículos velhos e custos para os pais acabaram sendo determinantes.

Já no início da atividade, os estudantes demonstraram grande interesse, conforme os depoimentos de dois alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Santa Dorotéia, Laércio de Carvalho (17 anos) e Tiago Pimenta (16). Ambos destacaram ter ótimas expectativas em relação ao Parlamento Jovem. Laércio acha que será uma atividade prazerosa e que vai ajudá-lo na definição do curso a fazer na universidade. Já Tiago acredita que poderá conhecer um pouco mais sobre política. "Também é uma boa oportunidade de conhecer a PUC, que eu não conhecia ainda", completa.

Para a monitora do Parlamento Jovem, aluna do 3º período de Ciências Sociais, Yara de Cássia Alves, a experiência é muito valiosa. "Permite uma vivência com os adolescentes, em que temos que descobrir linguagens adequadas, mais lúdicas. O que aprendemos na teoria precisa ser transportado para a prática".

Os dois outros temas que estiveram em votação tiveram como apresentadores o arquiteto Fernando Pimenta e a psicóloga e doutora em Ciências Sociais, Márcia Stengel.

A programação do Parlamento Jovem 2009 terá oficinas nas escolas participantes e mesa de debates ainda em agosto. Em setembro, oficinas para os monitores, oficina de redação e elaboração de propostas pelas escolas. Em outubro, eleição dos coordenadores de subtemas. Em novembro, acontecem reuniões dos grupos de trabalho, a primeira sessão do Parlamento Jovem e a avaliação geral no dia 18.
Confira a programação completa.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715