Sustentabilidade e problemas agrários são discutidos no Plenário

Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (18/8/09), três parlame...

18/08/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Sustentabilidade e problemas agrários são discutidos no Plenário

Na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (18/8/09), três parlamentares ocuparam a tribuna, para falar de temas como desenvolvimento sustentável, reforma agrária, programa Luz para Todos e mineração no Vale do Jequitinhonha.

O primeiro foi o deputado Almir Paraca (PT), que analisou o desenvolvimento de Paracatu e do Noroeste Mineiro. Ele destacou que é preciso pensar o novo boom econômico de Paracatu, baseado na exploração tecnológica do ouro, de forma que a cidade não viva mais um ciclo e depois conheça a decadência. Por isso, recomendou que o desenvolvimento seja sustentável, em colaboração com a comunidade e os prefeitos da região. Paraca disse que o desenvolvimento sustentável se constrói com diálogo e com o abandono dos interesses individuais. O parlamentar citou como exemplo o programa desenvolvido por municípios da bacia do Urucuia, que congrega várias entidades locais, estaduais e nacionais. O programa é de produção e comercialização de bens oriundos da agricultura familiar, de acordo com Paraca.

Felisburgo - Outro deputado do PT, Padre João, comemorou a decisão anunciada na segunda-feira (17), pelo presidente Lula, de agilizar a desapropriação de fazenda em Felisburgo, onde em novembro de 2004 ocorreu uma chacina de trabalhadores rurais. O acampamento Terra Prometida foi destruído, segundo Padre João, por capangas do suposto proprietário da fazenda, Adriano Chafik, que teriam ainda assassinado cinco assentados. Padre João classifica a determinação do presidente Lula como um grande gesto de boa vontade com Minas Gerais. Ele abordou ainda outra decisão presidencial, a que reviu os índices de produtividade da terra, o que em sua opinião, vai contribuir para melhorar a produção de alimentos. A atualização desses índicds serve de parâmetro para classificar as propriedades rurais improdutivas para reforma agrária.

Luz para Todos - O Programa Luz para Todos, do Governo Federal, em parceria com a Cemig, foi comentado pelo deputado Getúlio Neiva (PMDB). Ele pediu que não haja atrasos na assinatura dos convênios para a nova etapa do programa, já que a segunda, que começa agora, levou um ano e meio para ser liberada. "No ano que vem, teremos eleição e, portanto, todas as assinaturas de convênios estarão suspensas". Neiva pediu que a área técnica do programa nessa etapa fosse transferida para Teófilo Otoni ou Araçuaí, "já que a maioria das ligações será feita na nossa região e não na região de Governador Valadares, onde está hoje o controle técnico do projeto", disse.

O deputado tratou ainda da necessidade de estender a abrangência da Copanor para municípios do Vale do São Mateus. Segundo ele, são cidades muito próximas geograficamente, mas que pertencem a outras bacias hidrográficas e que ficarão de fora dos projetos da Copanor.

Por último, Neiva reiterou sua ideia de construção de uma ferrovia para escoamento do minério de ferro que será explorado em cidades do Jequitinhonha. Segundo ele, enquanto o consórcio que vai explorar a jazida fala na construção de um mineroduto, o ideal para a região, economicamente, é a ferrovia.

Requerimentos - Foi deferido o requerimento do deputado Thiago Ulisses (PV), da deputada Gláucia Brandão (PPS) e outros, de convocação de uma reunião especial para homenagear o Centro Mineiro de Artesanato pelos 40 anos de sua fundação. Foram aprovados os seguintes requerimentos: da Comissão de Participação Popular, que solicita à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informações sobre a proibição do consumo de alguns refrigerantes, por conterem substâncias cancerígenas. Da Comissão de Turismo, solicitando à Prefeitura de Belo Horizonte, informações sobre as exigências de licitação aos feirantes do município; da Comissão de Segurança Pública, solicitando à Ferrovia Centro Atlântica informações sobre os procedimentos adotados para garantir a guarda dos trilhos do ramal do Distrito Industrial II de Uberaba junto à Casemg; e da Comissão de Constituição e Justiça, solicitando ao Conselho Nacional de Justiça informações sobre o Projeto de Lei 3.501/09, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715