Yara Tupynambá supervisiona mural exposto na Assembleia
A artista plástica mineira Yara Tupynambá visitou esta terça-feira (18/8/09) a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde supervisionou o mural Minas: do século XVII ao século XX, de sua autoria. A obra de arte ficava exposta no antigo restaurante da ALMG, no 2º andar do Palácio da Inconfidência. Com o fim do restaurante, o mural foi separado em duas partes e ficou emoldurando as paredes de dois gabinetes, dos deputados Irani Barbosa (PSDB) e Zé Maia (PSDB).
Na visita desta terça (18), Yara Tupynambá encontrou-se com o diretor-geral da Assembleia, Eduardo Vieira Moreira, para tratar da recuperação do mural e mudança de local da obra, que será instalada no Espaço Político Cultural Gustavo Capanema (Galeria de Arte). A artista veio acompanhada de representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e da Diretoria de Patrimônio Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte.
Yara Tupynambá elogiou a Casa pelo cuidado com sua obra de arte. "Quando a Assembleia decidiu fazer os gabinetes no lugar do restaurante, teve o cuidado de não jogar fora o mural. Por isso, hoje podemos reunir esses dois pedaços, que estão em dois gabinetes, e voltar à concepção original, que era de uma unidade", frisou.
O diretor-geral Eduardo Moreira disse que a visita é apenas o primeiro passo de um processo que vai demandar a realização de parcerias entre a ALMG, o Iepha, o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte e outras entidades interessadas. Segundo ele, a Casa vai realizar estudos para levantar os custos da obra e formas de viabilizá-la, com verba própria ou através de recursos da Lei Rouanet e outras leis de incentivo cultural.
O mural ficava exposto no antigo restaurante da Assembleia, no 2º andar do Palácio da Inconfidência. Com o fim do restaurante, em fevereiro de 1996, o painel foi separado em duas partes e passou a emoldurar as paredes de dois gabinetes parlamentares localizados no 2° andar. Datada de 1973, a pintura feita sobre azulejos mede 16,8 x 3 metros e mostra a chegada das caravelas no Brasil, as cidades históricas mineiras, os ciclos do ouro e do café, a Inconfidência Mineira, dentre outras passagens da história de Minas Gerais.
|