Escolha de temas abre trabalhos do Parlamento Jovem-BH
2009
Os 140 participantes do Parlamento Jovem - BH 2009
escolhem, nesta semana, entre três temas - Transporte Urbano,
Memória e Patrimônio e Juventude e Sexualidade -, aquele que será
trabalhado pelo grupo ao longo dos próximos quatro meses, sendo
ainda objeto das proposições para ação do Poder Público que os
jovens irão sugerir ao final das atividades. A escolha do tema será
feita por meio de votação, durante a solenidade de abertura do PJ-BH
2009, nesta quarta-feira, dia 19 , a partir das 14 horas, no
Auditório 3 da PUC Minas - Coração Eucarístico.
O projeto, que está na sua sexta edição, reúne
estudantes do curso de Ciências Sociais da PUC Minas - Coração
Eucarístico e alunos do ensino médio de seis escolas de Belo
Horizonte: Colégio Tiradentes (Unidade Gameleira); Escola Municipal
Paulo Mendes Campos; Escola Estadual Leopoldo de Miranda; Colégio
Padre Eustáquio; Colégio Santa Dorotéia; Colégio Izabela Hendrix. Os
participantes se envolvem em várias atividades, ao longo do
semestre, concentradas em três etapas: de formação política, de
capacitação para o exercício da democracia; e de participação no
Parlamento.
Para subsidiar os debates durante a escolha do tema
da edição de 2009 foram convidados especialistas, que farão uma
exposição sobre os temas, apresentando argumentos que possibilitem a
defesa de cada um deles durante o processo de votação. Para falar
sobre Transporte Urbano foi convidado o consultor em engenharia de
transporte e trânsito e coordenador do curso de especialização em
Transporte e Trânsito da Fumec, Osias Baptista Neto.
A professora do curso de Psicologia da PUC Minas e
doutora em Ciências Sociais (UFRJ), Márcia Stengel, fará a defesa do
tema Juventude e Sexualidade e o arquiteto Fernando Pimenta Marques,
com atuação na área de Patrimônio Histórico em municípios,
apresentará os argumentos do tema Memória e Patrimônio. Encerrada a
apresentação dos especialistas, os estudantes irão se revezar na
defesa de um dos temas, seguida da votação e encerramento da
solenidade.
Na quinta-feira, dia 20, os coordenadores do
Parlamento Jovem voltam a se reunir na Escola do Legislativo, com
professores supervisores das escolas de ensino médio, para definir,
a partir do conteúdo vitorioso, os subtemas que deverão ser
trabalhados pelos estudantes. A partir dessa definição terão início
as atividades nas escolas de ensino médio, coordenadas pelos
monitores do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e desenvolvidas
por meio de oficinas e grupos de estudo, de pesquisa e de
trabalho.
Ainda em agosto, está previsto para o dia 25, no
Teatro da Assembleia Legislativa, uma oficina de entrosamento de
alunos e monitores do PJ-BH 2009; e, no dia 31, na Escola do
Legislativo, uma mesa de debates sobre o tema eleito. O Parlamento
Jovem é realizado pela Assembleia em parceria com a PUC Minas, com o
objetivo de proporcionar a jovens estudantes a vivência do
funcionamento do Legislativo mineiro, estimulando-os à participação
política.
Câmaras se preparam para o Parlamento Jovem de
Minas
A construção de um formato e de um calendário comum
para os projetos de participação dos estudantes no Parlamento
Municipal e o relato de experiências dos municípios que já
desenvolvem ações dessa natureza, como os projetos Vereador por um
Dia e Parlamento Jovem Municipal, são alguns dos tópicos que
integram a programação da segunda etapa do Curso de Capacitação para
Câmaras Municipais, oferecido pela Assembleia Legislativa, por meio
da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas.
O curso, que será realizado nesta quarta e
quinta-feira, dias 19 e 20 de agosto, visa mobilizar um grupo de
Câmaras Municipais convidadas, representantes de cada uma das 10
regiões de planejamento do Estado, envolvendo-as na preparação da
primeira edição do Parlamento Jovem de Minas, previsto para o
primeiro semestre de 2010. Com 35 inscrições já confirmadas, estarão
presentes representantes de 14 municípios mineiros. Os participantes
deverão também acompanhar a solenidade de abertura do Parlamento
Jovem-BH 2009, na tarde de quarta-feira, para conhecer a dinâmica do
projeto, que envolve as escolas de ensino médio de Belo Horizonte e
alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, parceira da
Assembleia Legislativa no Parlamento Jovem desde a sua primeira
edição, em 2004. Na quinta-feira, eles participam de uma oficina,
coordenada pelo professor da PUC Minas, Luciano Luppi, sobre
práticas democráticas, a partir dos relatos de experiências de
câmaras municipais com projetos para jovens.
No primeiro semestre deste ano, esse mesmo grupo
participou da primeira etapa do Curso de Capacitação para Câmaras
Municipais, nos dias 23 e 24 de abril, que incluiu disciplinas como
Democracia e Participação e Cidadania: democratização da sociedade e
do Estado, além oficinas para apresentar e discutir as propostas de
formato para o Parlamento Jovem de Minas.
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