Audiência debate cálculo de aposentadorias e pensões na ALMG

O Projeto de Lei do Senado 296/03 do senador Paulo Paim (PT/RS), que modifica a forma de cálculo dos benefícios da Pr...

07/08/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Audiência debate cálculo de aposentadorias e pensões na ALMG

O Projeto de Lei do Senado 296/03 do senador Paulo Paim (PT/RS), que modifica a forma de cálculo dos benefícios da Previdência Social, será discutido nesta segunda-feira (10/8/09) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O senador é um dos convidados da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, que se reúne às 14 horas, no Auditório, a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB). A proposição elimina a fórmula denominada fator previdenciário, trazendo benefícios a aposentados e pensionistas de todo o País.

Ao justificar o requerimento para a audiência, Célio Moreira salienta que o fator previdenciário, utilizado nos cálculos das aposentadorias, tem como bases a alíquota de contribuição, a idade do trabalhador, o tempo de contribuição à Previdência e a expectativa de vida, que segue tabela do IBGE. "A expectativa média de vida foi colocada na fórmula para conter as despesas com benefícios e reduzir o déficit previdenciário. E o que vemos hoje é uma brutal redução desses valores, empobrecendo, ano a ano, os beneficiados", argumenta Moreira.

Ele lembra que a população mundial está ficando cada vez mais velha e cita projeções da Organização Mundial de Saúde, que apontam a existência de mais idosos do que crianças no planeta em 2025. "A difícil situação financeira dos aposentados e pensionistas acaba por não permitir que desfrutem de maneira justa o período da inatividade", argumenta. Célio Moreira avalia ainda que a proposta do senador Paim não tem recebido o devido apoio no Congresso. Por isso, as Assembleias Estaduais, assim como a de Minas, devem se mobilizar para pressionar o Governo a atender a demanda dos aposentados e pensionistas.

A análise de Paulo Paim, também presente na justificativa do requerimento, é de que o fim do fator previdenciário é viável, pois a Previdência, ao contrário do que se imagina, "tem uma contabilidade bastante robusta e um balanço financeiro positivo". Antes de participar da audiência da Comissão, o Senador também receberá a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo Grande Mérito, no Salão Nobre da ALMG.

Convidados - Além de Paulo Paim, são convidados da Comissão o governador de Minas, Aécio Neves; o deputado federal Michel Temer (PMDB/SP), presidente da Câmara dos Deputados; o senador Eduardo Azeredo (PSDB/MG); o presidente da Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, Gilberto Torres Laurindo; o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Batista Inocentini; o presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, Robson de Souza Bittencourt; o presidente do Conselho Estadual do Idoso de Minas Gerais, Felipe Willer de Araújo Abreu Júnior; e o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Minas Gerais, Adilson Rodrigues da Silva.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715