PL sobre atenção a aluno com baixo desempenho já pode ir a Plenário

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais opinou, nesta qua...

05/08/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

PL sobre atenção a aluno com baixo desempenho já pode ir a Plenário

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia Legislativa de Minas Gerais opinou, nesta quarta-feira (5/8/09), pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.128/09 em 1º turno, na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto trata do atendimento educacional a alunos da educação básica com baixo rendimento escolar e está pronto para a apreciação do Plenário.

O texto original, da ex-deputada Maria Lúcia Mendonça (DEM), estabelece que alunos da educação básica do Estado que apresentem menor rendimento escolar tenham atendimento educacional psicológico especializado, gratuito e obrigatório. Já o substitutivo propõe modificações na Lei 16.683, de 2007, que autoriza o Poder Executivo a desenvolver ações de acompanhamento social nas escolas da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais.

O substitutivo modifica a redação do artigo 1º da lei, trocando a expressão "fica autorizado", quanto à execução das referidas ações, por "desenvolverá", com o intuito de garantir o desenvolvimento das ações. Acrescenta ao artigo 2º o inciso V, de forma a incluir, entre as ações de acompanhamento enumeradas, a "identificação e o devido encaminhamento de alunos que necessitem de atendimento psicológico especializado". Por fim, modifica a ementa da lei, tirando seu caráter de autorização, como foi feito com o artigo 1°.

Parecer aponta contradição e ações já existentes

Em seu parecer, aprovado pela Comissão de Educação, a relatora, deputada Gláucia Brandão (PPS), apontou a existência de contradição na proposição original, na medida em que dispõe sobre o atendimento educacional individual, mas defende, em sua justificativa, o acompanhamento social dos estudantes. A autora credita o baixo rendimento escolar a problemas familiares vivenciados pelos alunos, tais como desemprego, violência doméstica, alcoolismo e dependência química.

A relatora também considerou a existência de lei pertinente à proposição original e observou que o Executivo já vem realizando ações visando atender alunos com baixo rendimento. Entre eles, o Programa Escola de Tempo Integral e o Programa de Incentivo ao Atendimento Voluntário a alunos com deficiência no aprendizado escolar, que suplementa o trabalho do professor nessa direção, tendo sido criado pela Lei 13. 374, de 1999, e regulamentado pelo Decreto 41.165, de 2000.

Quanto ao acompanhamento social, o parecer aponta que o Governo, ainda que de maneira incipiente, também vem desenvolvendo ações que visam integrar as áreas de assistência social e educação, como o Programa Poupança Jovem, que integra o projeto estruturador Protagonismo Juvenil, do PPAG 2008/2011, que visa estimular o comportamento pró-ativo dos jovens em áreas de risco, para que concluam o ensino médio e ações de acompanhamento sociofamiliar.

Comissão aprova audiência pública sobre fechamento de creches em Januária

A comissão aprovou ainda requerimento do deputado Rui Muniz (DEM) para a realização de audiência pública em Januária (Norte de Minas), para discutir o fechamento de creches na cidade, que teria atingido 26 das 27 unidades do município, deixando quase três mil crianças sem atendimento.

Plano decenal - Foram aprovados, ainda, dois requerimentos do deputado Carlin Moura (PCdoB) e proposições que dispensam a apreciação do Plenário. O primeiro requerimento é para a inclusão, nos Anais da Assembleia, do conteúdo de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que a Fundação Helena Antipoff garante, entre outros, o pagamento dos salários devidos aos professores e a não cobrança de mensalidades em seus cursos. O segundo é para o agendamento de reunião em que a Comissão de Representação do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais apresente aos deputados seu relatório de acompanhamento dos desdobramentos do evento.

Presenças - Deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que a presidiu, e Carlin Moura (PC do B) e deputada Gláucia Brandão (PPS).

 

 

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