Filiação de Itamar Franco ao PPS reúne audiência multipartidária

Uma audiência multipartidária com a participação de autoridades, políticos e populares lotou, nesta segunda-feira (6/...

06/07/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Filiação de Itamar Franco ao PPS reúne audiência multipartidária

Uma audiência multipartidária com a participação de autoridades, políticos e populares lotou, nesta segunda-feira (6/7/09), o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para o ato de filiação do ex-presidente da República, Itamar Franco, ao Partido Popular Socialista (PPS). Saudado pelo governador Aécio Neves, pelo presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), e pelo presidente nacional do partido, deputado Roberto Freire, entre outros, como o retorno da decência e da ética à política nacional, Itamar volta à cena política depois de longo período sem partido.

Itamar Cautiero Franco foi prefeito de Juiz de Fora duas vezes, senador duas vezes, governador de Minas e presidente do Brasil, de 1992 a 1995, após o impeachment de Fernando Collor de Mello. Em seu governo foi lançado o Plano Real, que completou 15 anos na última quarta-feira (1º). Hoje, aos 78 anos, Itamar não disse a que cargo pretende se candidatar. Como muitos dos convidados que o saudaram, falou apenas de seu compromisso de regenerar o País, "que deve ser feito por meio de alianças dos partidos democráticos, comprometidos somente com o campo ético e não com personalismos messiânicos e incontinências verbais".

O ex-presidente disse que entre as oposições só existe uma candidatura lançada com sinceridade, a do governador Aécio Neves. Ele aconselhou o governador a ter o pé no chão e olhar as estrelas. "Aécio, seja um libertador de ideias reprimidas. Olhos nas estrelas, mas não esqueça a latitude política, que pode não ser confiável".

O lançamento da candidatura de Aécio foi a tônica dos discursos também do deputado Alberto Pinto Coelho e dos líderes do PPS. Segundo o presidente da ALMG, o Legislativo mineiro viveu um momento histórico da política nacional com a solenidade de filiação de Itamar Franco. Ele destacou passagens da vida política do ex-presidente e disse que Itamar sempre governou com o olhar nas ruas, voltando suas políticas para os despossuídos. Segundo Alberto Pinto Coelho, o Plano Real é um dos inúmeros legados de Itamar para o País.

Volta do ex-presidente à cena política é comemorada

O governador Aécio Neves destacou que somente Itamar Franco consegue reunir uma representação tão eclética e pujante. Para ele, a filiação ao PPS, partido que Aécio chamou de amigo e aliado, é a celebração de um reencontro: "o reencontro de um dos homens mais dignos com a militância político-partidária".

Segundo Aécio, o Brasil acompanha esta filiação como uma oxigenação da conturbada política nacional e creditou a Itamar, "como tucano", a paternidade do Plano Real e a estabilidade econômica que veio depois. Aécio convocou o PPS, PSDB, DEM e outros partidos presentes para juntos construírem uma nova etapa na política nacional, a partir de Minas Gerais. "Hoje, a presença e a voz de Minas haverão de ser ouvidas quando se tomarem decisões políticas no País. A refundação da federação no Brasil voltará à agenda nacional pela voz vigorosa de Itamar", completou o governador.

O presidente estadual do PPS, Juarez Amorim, e a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira (PPS), destacaram o encontro de ideias entre as lutas do partido e a trajetória de Itamar Franco. Segundo Amorim, o PPS tem seu legado histórico sempre calcado nas lutas democráticas, mas tem também o olhar no futuro, "o compromisso de avançar nas ideias". Luzia Ferreira lembrou que a vinda de Itamar para o partido reforça o compromisso do PPS de melhor comunicação com o povo brasileiro.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, fez um longo pronunciamento, criticando as políticas econômicas e sociais do governo Lula e elogiando a coragem de Itamar de voltar à cena política. Segundo ele, nunca nenhuma filiação se revestiu de tanta simpatia popular como a de Itamar Franco. "O ex-presidente soube compreender muito bem o que é o PPS hoje, porque compreendeu o PCB antes". Para Freire, Itamar Franco vai ser o que quiser na política nacional, e salienta as alianças que serão feitas a partir de Minas e do governador Aécio Neves. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, disse que a filiação só engrandece o PPS.

A filiação foi prestigiada por dezenas de deputados estaduais e federais, secretários de Estado, pelo vice-governador Antônio Anastasia, prefeitos, vereadores e diversos ex-políticos mineiros. O ex-presidente foi saudado pela Banda do Bororó, que tocou Oh Minas Gerais em sua chegada à Assembleia, e por um grupo de percussão de crianças e adolescentes da Vila Dias, do bairro Santa Tereza. O ex-presidente recebeu ainda uma carta de boas-vindas da ala jovem do PPS.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715