Grupos de trabalho ouvem relatos sobre a execução do PPAG

Dando continuidade ao monitoramento dos programas estruturadores que compõem o Plano Plurianual de Ação Governamental...

25/06/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Grupos de trabalho ouvem relatos sobre a execução do PPAG

Dando continuidade ao monitoramento dos programas estruturadores que compõem o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, quatro grupos de trabalho se reuniram, na manhã desta quinta-feira (26/6/09), com os gerentes dos respectivos programas. Os encontros tiveram o objetivo de conhecer e debater o estágio atual das ações desenvolvidas até agora. Essa atividade faz parte da programação da Audiência Pública de Monitoramento do PPAG, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para oferecer à sociedade as informações necessárias ao processo de revisão do Plano, prevista para o final de 2009.

As informações apresentadas pelos gerentes dos 11 grupos temáticos serão aglutinadas em um relatório assinado pelos presidentes das Comissões de Participação Popular, deputado André Quintão (PT), e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, deputado Zé Maia (PSDB). Esse documento será um instrumento a mais para ajudar na efetivação das metas definidas pelo Governo do Estado em relação ao PPAG.

Na manhã desta quinta-feira (26), reuniram-se os grupos que tratam dos seguintes temas: Defesa Social; Vida Saudável; Educação de Qualidade; e Investimentos e Valor Agregado da Produção.

Estado quer eliminar carceragens até 2011

No caso da Defesa Social, foram apresentadas as ações realizadas entre janeiro e abril deste ano referentes à gestão prisional, prevenção da criminalidade e medidas socioeducativas, entre outras.

Hamilton Mitre falou sobre a expansão e modernização do sistema prisional. Segundo ele, neste ano os detentos de 15 unidades de carceragem da Polícia Civil serão transferidos para as penitenciárias do Estado, liberando os policiais para exercerem suas funções. Para 2011, a meta é erradicar as 220 carceragens da Polícia Civil, que hoje abrigam 11 mil presos. Entre janeiro e abril, porém, ainda não foi feita nenhuma transferência.

O número de presídios no sistema Apac (Associação de Proteção e Apoio ao Condenado) deve passar de 19 para 33 ainda neste ano, disse Mitre, que anunciou ainda a abertura de 600 novas vagas na penitenciária de Ribeirão das Neves, a serem efetivadas em 2010 por meio de uma parceria público-privada.

Ronaldo Araújo Personi, gerente do projeto estruturador "Atendimento às medidas socioeducativas" informou que dois centros socioeducativos já foram reformados no Estado, e a previsão até o final do ano é de que outros quatro passem por melhorias. Apesar de um concurso realizado em 2008 para a contratação de 500 novos agentes socioeducativos, até agora não foram feitas as efetivações. Questionado sobre essa demora pelo promotor da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Márcio Oliveira, Personi respondeu que não há atraso no cronograma elaborado pela Secretaria de Estado de Defesa Social.

Outros questionamentos quanto às ações relacionadas à segurança no Estado foram feitos pelos participantes. Maria Alice da Silva, da Frente dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, cobrou agilidade do governo na execução dos projetos. O policial civil Élcio Gonçalves Júnior se queixou de não ter ouvido dos gerentes qualquer colocação no sentido da valorização dos servidores da segurança. Ernane Viana manifestou sua preocupação com o pequeno percentual de medidas socioeducativas alcançado até agora. Ele disse duvidar do argumento de que neste semestre estariam sendo executadas licitações do ano passado. "Dá a impressão de que nada estava previsto para este semestre", afirmou.

Investimentos no aumento da competitividade mineira

No grupo que tratou do tema "Investimento e Valor Agregado da Produção", os representantes do Poder Executivo falaram, entre outros temas, da melhoria da competitividade das empresas mineiras no mercado internacional. O gerente do projeto, Accacio Ferreira dos Santos Júnior, citou a importância das ações de revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves para o empresariado mineiro.

A criação de novas rotas internacionais, segundo ele, é uma oportunidade de negócios. Um exemplo é o início da exportação de manga proveniente do Projeto Jaíba para a Europa, que atualmente chega a 24 toneladas por semana. Além dos voos regulares para Paris, Lisboa, Miami, Buenos Aires e Cidade do Panamá, estão sendo negociadas rotas diretas de Confins para Frankfurt (Alemanha) e Santiago (Chile). De janeiro a abril deste ano, 73 mil passageiros de viagens internacionais passaram pelo aeroporto internacional.

Nesse grupo também foram apresentados resultados parciais do Cresce Minas, projeto da Cemig que trata do aumento da oferta e distribuição de energia elétrica no Estado. O gerente da empresa Arnoldo Morais mostrou que a Cemig investiu R$ 45,8 milhões na ampliação da capacidade instalada entre janeiro e abril, o que representa 41,9% do total projetado e mais 30 mega-volt-ampere (MVA) no sistema. Até o final do ano a meta é chegar aos 293 MVA. Outros gerentes de programas estruturadores nesse grupo expuseram ainda ações executadas até agora na melhoria do ambiente de negócios no Estado, na oferta de gás natural e nas parcerias para oferta de serviços de interesse público.

Educação adia ações novas em função da crise

No debate sobre a área de resultados Educação de Qualidade, o secretário adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre Saraiva, apresentou os dados relativos à implantação de Novos Padrões de Gestão e Atendimento da Educação Básica mostrando que a certificação profissional, que é uma das três linhas básicas de atuação desse programa estruturador, não foi contemplada. Segundo ele, o motivo foi a queda de receita do Estado como reflexo da crise econômica internacional. Com isso não houve o processo de certificação para professores alfabetizadores que deveria ter ocorrido até abril passado, e a certificação para diretores de escolas, prevista para o segundo semestre, também deve ser protelada por gerar impactos com a promoção dos profissionais certificados.

O secretário adjunto argumentou que Minas foi o Estado mais afetado pela crise em função da natureza de sua economia, centrada em áreas como mineração, tendo sofrido queda de 21% na arrecadação prevista. Ele disse que isso acarreta automaticamente uma redução de investimentos em educação, já que eles são fixados com base em um percentual fixo da receita. Assegurou, contudo, que essa redução não deve ser percebida porque vai atingir apenas projetos novos, que ainda estavam por começar, estando mantida a construção de 465 escolas..

"Em princípio todo o resto permanece como o programado", disse João Filocre. A questão do rumo dos programas educacionais diante da crise foi levantada por vários presentes, como padre André, das Obras Pavonianas e da Escola José Mesquita de Carvalho, que defendeu a escola integral para todos os níveis de ensino.

Melhorias em 100% - Quanto às duas outras linhas do programa estruturador, o secretário adjunto informou que 100% das escolas estaduais foram atendidas com recursos para adequação e melhoria do mobiliário escolar e do conforto e também com a informatização dentro do Programa Escolas em Rede. Ele destacou que essas duas linhas de atuação são universais, valendo para todo o conjunto do sistema. A execução orçamentária no quadrimestre foi de 27% do programado para melhorias na rede do ensino fundamental e de 18% do ensino médio.

Segundo o secretário, é comum no começo do ano se ter percentuais menores de execução diante de burocracias que vão sendo vencidas ao longo do ano, como as necessárias licitações para muitas das ações.

As ações do programa Escola em tempo Integral foram apresentadas pelo gerente executivo Gustavo Nominato Marques, tendo sido executados 4,31% dos recursos financeiros programados para a o ano, mas já com 1.939 escolas atendidas, acima das 1.800 programadas. Foram atendidos 115,8 mil alunos até abril, dos 130 mil programados para 2009. Foram executados 16,51% dos recursos financeiros programados para ampliar a oferta de merenda escolar nas escolas de tempo integral. Já a ampliação das escolas de tempo integral foi pouco contemplada, com execução de pouco mais de 4% daquilo que foi programado para 2009 nos primeiros quatro meses do ano.

Também falaram gestores do projeto Desempenho e Qualificação de Professores, apresentado por Raquel Elizabete de Souza Santos, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, e do projeto Sistemas de Avaliação da Qualidade do Ensino e das Escolas, a cargo da diretora Maria Inez Barroso Simões. Maria Inez explicou que a maior parte da execução orçamentária das duas avaliações feitas pelo Estado, o Proalfa, das séries iniciais do ensino básico, e do Proeb, do ensino médio, ocorrerá a partir de agora, quando os testes serão aplicados, mas disse que os resultados já obtidos anteriormente mostram avanços no desempenho escolar, sobretudo entre os alunos que entraram no ensino fundamental de nove anos.

Saúde avançou em equipes, mas não construiu ou reformou unidades básicas

No debate sobre Vida Saudável, foram apresentados dados sobre a Regionalização das Urgências e Emergências em Saúde, por Francisco Antônio Tavares Júnior, e sobre o programa Saúde em Casa, por Fernando Antônio Gomes Lélis. No Saúde em Casa, o número de equipes de profissionais que atendem ao Programa Saúde da Família ultrapassaram a meta física de 3.700 equipes para este ano, chegando a 3.857 equipes atuando até abril. Já a meta financeira programada para investimento nas equipes foi executada em 15,22%, com 67,3% de cobertura da população.

Apesar da expansão de equipes, nada foi executado ainda na área de saúde quanto ao previsto em 2009 para reforma, construção e equipamentos das unidades básicas de saúde. Segundo os gestores, isso está em processo, tendo sido publicada em março resolução com critérios para habilitação de municípios para o repasse de recursos, com o resultado publicado este mês.

Já quanto à regionalização de urgências - de forma que as macrorregionais de saúde do Estado atendam casos de alta complexidade e as micro, de média complexidade - foi informado que 100% das internações e transferências feitas no Estado estão reguladas, ou seja, chegam ao conhecimento de uma central. O desafio agora, segundo colocaram os gestores da área, é garantir que os pacientes realmente sejam atendidos nas micro ou macro regiões corretas de acordo com o grau de complexidade, indicador que ainda não existe.

Também foram discutidos projetos como Viva Vida, Vida no Vale e Saneamento Básico, com dúvidas levantadas sobretudo quanto à atuação da Copanor. Gestores da Copasa informaram que a ação ainda será iniciada, estando em fase de projeto e com 76 dos 92 municípios abrangidos já aptos a firmar convênios com a empresa.

A íntegra do material apresentado nos grupos de trabalho por todos os gestores na manhã desta quinta-feira (25) já está disponível no hotsite do PPAG.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715