Apesar da crise, governo manterá investimentos do PPAG

O subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Thiago Toscano, garantiu que, apesar da crise econômica, os re...

24/06/2009 - 00:04
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Apesar da crise, governo manterá investimentos do PPAG

O subsecretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Thiago Toscano, garantiu que, apesar da crise econômica, os recursos destinados aos projetos estruturadores do PPAG estão mantidos. Segundo ele, "por ora, os projetos estão blindados". O subsecretário foi um dos participantes da Audiência Pública de Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008-2011, realizada na manhã desta quarta-feira (24/6/09) no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O PPAG tem 57 projetos estruturadores, estratégicos para o Executivo e com prioridade na alocação de recursos. Thiago Toscano informou que, caso seja necessário contingenciar verbas futuramente, haverá remanejamento nas áreas que não estiverem executando seus orçamentos de modo satisfatório. "Não faz sentido tirarmos dinheiro de quem está gastando bem. Vamos cortar de quem já não iria gastar, dada a baixa execução. Por isso é importante que vocês cobrem dos respectivos gestores", disse ao público composto por representantes de diferentes setores sociais, que lotou o Plenário da ALMG.

O subsecretário reconheceu que Minas Gerais foi o Estado brasileiro mais afetado pela crise econômica. A queda da produção industrial local, de janeiro a março deste ano, segundo ele, foi de 24% - maior, portanto, que a média nacional, de 14%. O ICMS, maior fonte de receita do Estado, também tem apresentado queda constante de arrecadação. De outubro de 2008 a maio de 2009, a perda foi de quase 18%.

Para enfrentar um cenário de retração, o subsecretário informou que o governo está tomando providências. Uma delas é o contingenciamento inteligente de recursos. "Seria muito mais cômodo adotarmos um corte linear em todas as pastas, e ponto final. Mas estamos analisando separadamente cada setor, para ver o que pode ser cortado. Gastos com gasolina podem ser reduzidos em determinadas áreas, mas não pela Polícia Civil, por exemplo. Por isso é preciso ter critérios", afirmou.

Execução orçamentária - O diretor da Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária da Seplag, André Abreu Reis, informou que no primeiro quadrimestre deste ano Minas apresentou melhorias de 12% na execução orçamentária, comparando-se com período equivalente de 2008. Os destaques são as áreas de segurança pública e transporte, que apresentaram melhorias no índice de execução de, respectivamente, 15% e 81%.

Metas para 2010 - Segundo André Reis, o Estado já tem definidas as prioridades e metas para 2010 em relação aos projetos estruturadores. São eles:

* Conclusão de ligação asfáltica a 100% dos municípios mineiros;

* Recuperação de 8 mil quilômetros de rodovias estaduais;

* Construção de 240 quilômetros de rede de distribuição de gás natural;

* Construção/ampliação de 25 aeroportos;

* Construção de sete novos centros Viva Vida;

* Implantação de 2.060 laboratórios de informática em escolas públicas;

* Construção de três novas unidades socioeducativas;

* Abertura de 3 mil novas vagas no sistema prisional;

* Entrega de 5 mil novas unidades habitacionais pelo Programa Lares Geraes.

Erros históricos - O deputado André Quintão (PT) creditou o forte impacto da crise econômica em Minas a "erros históricos". Segundo ele, a economia do Estado é fragilizada pela concentração de determinados setores. "Nossas exportações são baseadas ainda hoje no minério e no café. E exportamos sem agregar valor", disse.

Já o deputado Carlin Moura (PCdoB) destacou a importância da mobilização social e pediu que lideranças do interior, além de representantes dos legislativos municipais, também participem do processo de acompanhamento do PPAG. "Essa fiscalização é que evita escândalos e mau uso de verbas públicas. O monitoramento popular é que garante a democracia", afirmou.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715