Comissão quer discutir proposta de crédito para juventude rural

O Projeto de Lei (PL) 437/07, que cria o Programa Primeiro Crédito para a Juventude Rural, deverá ser tema de debate ...

02/06/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão quer discutir proposta de crédito para juventude rural

O Projeto de Lei (PL) 437/07, que cria o Programa Primeiro Crédito para a Juventude Rural, deverá ser tema de debate na Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesta terça-feira (2/6/09), a comissão aprovou requerimento do deputado Leonardo Moreira (DEM), também autor do projeto, para a realização da audiência pública. A proposição prevê, entre outros benefícios, crédito para custeio, investimento e aquisição de terras por jovens de 18 a 32 anos. Também foram aprovadas proposições que dispensam a apreciação do Plenário.

O deputado Domingos Sávio (PSDB) solicitou aos membros da comissão uma análise detalhada do PL 2.771/08, do governador, que contém a nova legislação ambiental do Estado. A matéria não foi distribuída à Comissão de Política Agropecuária, mas Sávio entende que seu conteúdo tem relação com a atividade agrária. "É fundamental garantir a preservação do meio ambiente, mas precisamos definir uma política de lavouras florestais. Elas fornecem insumo para atividades básicas da economia do Estado. Só assim será possível adotar a tolerância zero para o carvão de mata nativa", apontou.

O parlamentar defende a exigência de licenciamento para as florestas plantadas, mas avalia que, a partir daí, elas devem ser tratadas como atividade agrícola, sem burocracia e sem necessidade de novas autorizações para o corte, no caso do eucalipto, por exemplo. "Trata-se de uma lavoura, uma atividade produtiva", reforçou. Uma proposta de substitutivo para o PL 2.771/08 já está sendo analisada pelo deputado e deve incluir no projeto a contagem de área de preservação permanente (APP) como reserva legal.

O deputado Padre João (PT) voltou a criticar a comissão por não realizar as audiências públicas aprovadas. Segundo ele, alguns debates perdem o prazo, como o da gripe suína, que trouxe impactos para produtores rurais. "Outros assuntos permanecem importantes. Algumas demandas estão na comissão há três anos", afirmou. O parlamentar disse que a saída será levar os debates para outras comissões que tenham alguma relação com os temas propostos.

Presenças - Deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), vice-presidente; Chico Uejo (PSB), Domingos Sávio (PSDB) e Padre João (PT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715