Alberto Pinto Coelho defende atuação mais ampla da Assembleia

Ao participar do "Café Parlamentar" da Associação Comercial de Minas (ACMinas) na manhã desta terça-feira (2/6/09), o...

02/06/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Alberto Pinto Coelho defende atuação mais ampla da Assembleia

Ao participar do "Café Parlamentar" da Associação Comercial de Minas (ACMinas) na manhã desta terça-feira (2/6/09), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), defendeu a ampliação das atribuições dos parlamentos estaduais. Na palestra que fez na sede da entidade, intitulada "O Parlamento e seus desafios", ele citou que as assembleias legislativas estão se mobilizando para terem o direito de legislar sobre temas hoje restritos à União ou aos municípios, como transporte, direito agrário, licitação e outros.

Alberto Pinto Coelho, que preside o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, informou que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) federal nesse sentido já tem o apoio de quatro parlamentos estaduais, mas para que ela possa tramitar no Congresso Nacional é necessária a aprovação em 14 casas legislativas.

O presidente falou a empresários e lideranças políticas sobre a busca constante de aprimoramento e correção de rumos do Legislativo. Uma proposta que ele defendeu, por exemplo, é a adoção do subsídio único para os parlamentares. Segundo Alberto Pinto Coelho, em que pese estar toda prevista em lei a forma como a remuneração dos deputados é feita hoje, alguns setores da sociedade, sobretudo da imprensa, têm feito questionamentos, e portanto o subsídio único poderia eliminar quaisquer suspeitas, "para que não paire sobre o Parlamento uma imagem que não condiz com a realidade prática", disse.

Em sua fala, o presidente da ALMG argumentou contra a imagem distorcida do papel do Parlamento. Além da prerrogativa de legislar, os deputados têm também "a importante missão de representação política", afirmou. Segundo ele, é fundamental o intercâmbio com as bases. "Há uma consciência do parlamentar de que essa atividade tem que ser exercida de uma maneira latente, pois é ela que dá a dimensão da boa atuação de cada deputado", destacou.

Alberto Pinto Coelho também ressaltou o trabalho de interlocução com a sociedade, exercido pela ALMG de diversas formas. As audiências públicas, os fóruns técnicos e grandes seminários, listou, são exemplos dessa interação. Ele chamou a atenção ainda para a promoção da cidadania, citando a Escola do Legislativo, o Expresso Cidadania e o Parlamento Jovem como instrumentos dessa missão. O Expresso Cidadania foi uma iniciativa que em 2008 levou milhares de adolescentes do interior e da Capital a conceberem uma nova abordagem da participação política. Já o Parlamento Jovem envolve anualmente estudantes dos ensinos médio e superior para que eles elaborem propostas de ação legislativa.

O deputado registrou também que "Minas vive um momento virtuoso na política", e que o Parlamento mineiro é um parceiro do Executivo para as definições fundamentais para o Estado. Nesse sentido, Alberto Pinto Coelho destacou a atitude responsável dos deputados de oposição, que "desempenham seu papel com altivez, buscando uma solução consensual sempre que possível". Ele lembrou ainda a escolha de Belo Horizonte como cidade-sede para a Copa do Mundo de 2014 e criticou reportagem da revista Época desta semana sobre as obras do Centro Administrativo, que está sendo construído pelo Governo do Estado na região norte de Belo Horizonte.

Em sua fala, o presidente da ACMinas, Charles Lotfi, ressaltou a trajetória profissional e política de Alberto Pinto Coelho e disse que a ALMG é o melhor parlamento estadual do País.

Presenças - Deputados Alberto Pinto Coelho (PP), presidente da ALMG; Doutor Viana (DEM), 1º vice-presidente; José Henrique (PMDB), 2º vice-presidente; Hely Tarqüínio (PV), 2º secretário; Adelmo Carneiro Leão (PT), Sebastião Helvécio (PDT), Eros Biondini (PHS), Juarez Távora (PV), Gil Pereira (PP), Delvito Alves (DEM), Braulio Braz (PTB) e Vanderlei Miranda (PMDB). Participaram ainda o presidente da ACMinas, Charles Lotfi; o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Andrade; empresários, líderes de classe e vereadores de Belo Horizonte.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715