Donos de CFCs criticam normas que regulam sua atuação

Instrutores e proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Capital e de cidades do interior de Minas ...

26/05/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Donos de CFCs criticam normas que regulam sua atuação

Instrutores e proprietários de Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Capital e de cidades do interior de Minas fizeram críticas, principalmente quanto à normatização que envolve o setor, a representantes dos Departamentos de Trânsito (Detran-MG) e Nacional de Trânsito (Denatran). Juntamente com parlamentares, eles participaram, na tarde desta terça-feira (26/5/09), da audiência pública da Comissão de Transporte, comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Requerida pelo deputado Fábio Avelar (PSC), a reunião teve como objetivo central debater as normas que regem os CFCs.

O mais enfático nas críticas foi Jacques Eduardo Vilaça, presidente da Associação dos Profissionais dos Centros de Formação de Condutores do Estado (Anaspro CFC/MG). Ele disse que, devido às regras impostas pelo Denatran, os donos de CFCs passam por uma situação absurda. "Trabalhamos 12, 14 horas, por dia, mas não conseguimos fazer com que nossas empresas cresçam, porque somos reféns dos nossos funcionários", indignou-se. Ele explicou que a Portaria 47, de 1999, do Denatran, exige que cada centro de formação tenha um diretor-geral e um diretor de ensino, sendo que os dois devem ter formação superior.

Jacques Vilaça relatou que fez questionamentos à diretora de ensino de seu CFC, que é formada em Fisioterapia, sobre regras de circulação e obteve como resposta: "não sei, não quero saber, estou aqui porque tenho curso superior e se você me demitir, fecha as portas". O proprietário afirmou que a mesma portaria não estaria sendo cumprida no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, onde se permitiria que pessoas com o 2º grau apenas fizessem o curso de diretor-geral e de ensino. Reclamou ainda que os instrutores dos CFCs são proibidos de circular na área central e nos grandes corredores de circulação de Belo Horizonte, o que impediria a eles de oferecer aos candidatos a condutores a vivência do que de fato o trânsito numa metrópole.

Já o presidente do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Estado (Sipro CFC/MG), Rodrigo Fabiano da Silva, criticou o sistema nacional de trânsito. Ele reclamou que várias Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior não contam com nenhum examinador do Detran. Também condenou as altas taxas cobradas pelo órgão para renovação das carteiras dos instrutores, além do fato de que eles são obrigados a fazerem o procedimento anualmente.

Com relação ao setor, Rodrigo Silva também criticou a concorrência predatória que se estabeleceu. De acordo com ele, só em Belo Horizonte são mais de 250 centros de formação, o que daria em média um CFC para cada 10 mil habitantes, o que seria excessivo. O dirigente ainda protestou contra o serviço oferecido pela Prodemge, empresa de processamento de dados do Estado. Apesar de reconhecer os avanços que representaram a certificação digital e a biometria para o setor, ele reclamou da grande demora do sistema, para confirmação de presença em aulas e de marcação de exames. Por fim, Silva reivindicou do Governo do Estado, a abertura de linhas de crédito para CFCs com taxas subsidiadas e redução (ou isenção) do ICMS para aquisição de veículos.

Denatran afirma que reivindicações serão levadas ao órgão

Em resposta, o assessor do Denatran, Dilzon de Almeida Souza, disse que tudo que ele tinha ouvido na reunião era "pertinente e oportuno" e que seria levado à chefia do órgão. Informou que, quanto às normas que regulam o trânsito, já está em estudo a reformulação da Resolução 74, de 1998, que criou a figura do diretor-geral e de ensino para os CFCs. Parte do estudo foi realizada nas câmaras temáticas de Habilitação e de Educação, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e por meio dele, seria extinta também a Resolução 47, de 1999. Agora, o material está sob análise jurídica, onde ainda pode receber contribuições, como as apresentadas na reunião.

O coordenador de Administração do Trânsito do Detran, Luiz Cláudio Figueiredo, solicitou que todas as informações coletadas durante a audiência fossem encaminhados ao Denatran. E destacou que o Detran reconhece os centros de formação como parceiros. O presidente da comissão, deputado Gustavo Valadares (DEM) informou que as notas taquigráficas da reunião seriam encaminhadas ao órgão, atendendo a requerimento dele e do deputado Fábio Avelar.

Na fase de debates, instrutores e proprietários de CFCs foram ao microfone criticando a exigência de curso superior para diretores dessa escolas; o trabalho da Prodemge, as taxas cobradas pelo Detran; as deficiências do trabalho do órgão no interior; entre outros aspectos.

O chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran, Anderson França Menezes, reconheceu a falta de profissionais do órgão no interior, mas lembrou que estão abertas inscrições para novos examinadores. Quanto à biometria, a expectativa é a de que a partir de 29 de maio, após os ajustes feitos, o sistema melhore.

O deputado Fábio Avelar avaliou como muito positivo o encontro e lembrou que tramita na ALMG um projeto de sua autoria, prevendo a inclusão de educação no trânsito nos currículos escolares. E afirmou que ele e Gustavo Valadares iriam apresentar um requerimento solicitando visitas da comissão ao Detran, ao Denatran e ao Contran. O objetivo das visitas seria o de entregar as notas taquigráficas da reunião, bem como requerer uma resposta formal desses órgãos aos problemas trazidos pelos envolvidos.

Requerimentos - Antes dos debates, foram aprovados os seguintes requerimentos dos deputados:

* Carlos Pimenta (PDT): solicitando providências ao Dnit no sentido de dotar os acessos dos Municípios de Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Corinto e Curvelo de condições técnicas que visem segurança aos moradores e veículos que transitam pela BR-135; e de realizar estudos técnicos para que sejam dotados de anéis rodoviários que visem a desviar o trânsito pesado da BR-135, que está sendo restaurada, os municípios de Bocaiúva, Buenópolis e Augusto de Lima;

* Ruy Muniz (DEM): encaminhado voto de congratulações ao Dr. Jamil Cury, Diretor Presidente da Pavisan S.A., pela autoria do projeto de restauração da BR-135;

* Doutor Viana (DEM): encaminhando à Petrobras pedido de informações sobre a alteração do cálculo da alíquota de repasse da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para os Estados e Municípios;

* Doutor Vianna, emendado pelo deputado Célio Moreira (PSDB): para realização de visita, com acompanhamento do Dnit, aos locais das obras de restauração já iniciadas da BR-135, bem como seja encaminhado pedido de informações ao Dnit sobre a possível colocação, nessa rodovia, de rotatórias e/ou redutores de velocidade no trevo de São José da Lagoa, em Curvelo, e de ponto de pedágio em Corinto;

* Célio Moreira: para audiência pública para discutir as atuais condições de funcionamento do transporte coletivo urbano no município de Raposos prestado pela Empresa Novalimense Ltda;

* Adalclever Lopes (PMDB), para reunião conjunta da comissão com a de Defesa do Consumidor e Contribuinte, em Caratinga, para discutir a construção do Aeroporto Internacional da Usiminas;

* Gil Pereira (PP): para audiência pública com a presença dos presidentes da Gol., TAM, Ocean Air, Azul e Air Minas, para que sejam concedidas informações sobre o interesse dessas empresas em implementarem voos que se destinem a Belo Horizonte/Montes Claros, bem como de Montes Claros para outras cidades e capitais brasileiras. Requer ainda outra reunião com a presença da Direção da Trip Linhas Aéreas a fim de que sejam concedidas informações sobre todos os custos que incidem no preço da tarifa cobrado nas passagens de Belo Horizonte/Montes Claros, bem como a possibilidade de redução do mesmo;

* Juninho Araújo (PRTB), em que solicita seja encaminhado ao DER-MG pedido de providências para recuperação dos bueiros da MG-329, logo após o trevo com a BR-262, no município de Rio Casca, em direção a São Pedro dos Ferros; e pedido de fiscalização para que os veículos com carga acima do permitido não trafeguem no perímetro urbano de São Pedro dos Ferros; seja encaminhado ao DNIT pedido de instalação de três quebra-molas na BR-262, em Rio Casca, no trevo de São Pedro dos Ferros e Raul Soares, no trecho entre o Bairro Jacarandá e o trevo do Roma, no acesso ao Bairro Santa Efigênia; e pedido de instalação de placa sinalizando a entrada para São Pedro dos Ferros, no trevo da BR-262; e seja encaminhado à Cemig pedido de iluminação do trevo de São Pedro dos Ferros e Raul Soares.

Presenças - Deputados Gustavo Valadares (DEM), presidente; Célio Moreira (PSDB) e Fábio Avelar (PSC). Além dos citados na matéria, participaram Eurico França, do Departamento Jurídico do Sindicato dos Empregados e Instrutores dos Centros de Formação de Condutores do Estado (Seame).

 

 

 

 

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