Moradores de Rio Casca reivindicam quebra-molas na
BR-262
A recolocação de quebra-molas em vários trechos da
BR-262, na altura da entrada dos bairros Santa Efigênia e Jacarandá,
em Rio Casca, é a principal reivindicação de moradores dessas
localidades do município da Zona da Mata mineira. Cerca de 100
pessoas, incluindo moradores dos bairros, lideranças e autoridades
locais e representantes do Dnit e do DER-MG participaram de
audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras
Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta
sexta-feira (22/5/09) na cidade.
O deputado Juninho Araújo (PRTB), que solicitou a
reunião, destacou que já havia passado inúmeras vezes por aquele
trecho da rodovia federal e presenciado o drama de várias famílias
que perderam entes queridos na estrada. Ele lembrou que antes da
implantação de três lombadas eletrônicas, havia vários quebra-molas
na estrada. Com a implantação dos radares pelo Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os quebra-molas foram
retirados. Só que, há cerca de dois anos, os radares não funcionam,
porque terminou o contrato do Dnit com as operadoras terceirizadas.
Falando da gravidade do problema das rodovias
federais, o deputado lamentou que só no trecho mineiro da BR-381
ocorreram 227 mortes no ano passado, sem falar nos vários acidentes
nas BRs 040 e 262. Para Juninho Araújo, o fato de essas estradas
serem de jurisdição federal dificultava o contato e acabava
atrasando as obras necessárias. "Se fossem estradas estaduais, nós
iríamos direto ao governador, que nos daria uma resposta mais rápida
ao problema", disse, elogiando o trabalho do Governo do
Estado.
População lamenta perda de entes queridos
Invertendo um pouco a ordem dos trabalhos, Juninho
Araújo abriu o microfone para que a população pudesse se manifestar,
antes mesmo dos representantes do Dnit e do Departamento de Estradas
de Rodagem (DER-MG). Nessa fase, vários populares se manifestaram, a
maior parte reivindicando os quebra-molas, e alguns lamentando a
perda de parentes na estrada. Um dos moradores, Sherman Shneider, o
"Alemão", fez um desabafo, lamentando que perdeu há pouco um grande
amigo em acidente na BR-262. "Precisamos de proteção para nossas
famílias. Precisamos de pessoas que façam, que coloquem quebra-molas
para educar os motoristas mal educados. E isso é uma coisa simples,
basta umas latas de cimento, para-se o trânsito um pouco e faz [os
quebra-molas]", defendeu.
Já o morador Mauro reivindicou a construção de uma
via paralela à BR-262 nos 3 km entre o bairro Santa Efigênia e o
Centro, para uso de pedestres e ciclistas. Lembrando que há poucos
dias, uma mulher foi vítima de estupro nesse trecho, o cidadão
solicitou ainda a iluminação do local. Também moradora do bairro, a
professora Gislene acompanhou Mauro na defesa de iluminação para a
via em que já houve várias tentativas de assalto. E criticou a falta
de respeito dos motoristas que trafegam por ali: "Passo no trecho
com crianças, vejo motoristas no trevo a mais de 100 km por hora,
trombando até em poste".
Também defendendo os quebra-molas, Pedrinho do Som
informou que, nos últimos dez anos, houve mais de 70 acidentes no
trecho de Rio Casca da rodovia, sendo 28 com vítimas fatais. Ele
também condenou a imprudência dos motoristas, que chegariam a
trafegar a 140 km por hora. Algumas moradoras reclamaram da
insegurança no bairro e pediram reforço policial. O comandante local
da Polícia Militar, capitão Sebastião Gualberto Barbosa, respondeu
que iria intensificar o policiamento no bairro.
Dnit diz que são necessários estudos
Questionado por Juninho Araújo sobre a
possibilidade de colocar quebra-molas na BR-262, o engenheiro
substituto do Dnit em Rio Casca, Vinícius Pires da Silva, explicou
que para implantá-los seria necessário um estudo técnico. Ele disse
ainda que não sabia de nenhum pedido formal de instalação de
lombadas naquele trecho. O prefeito do município, José Maria de
Souza Cunha, interveio informando que a prefeitura tinha levado a
solicitação, juntamente com um abaixo-assinado de moradores, à sede
do Dnit, em Belo Horizonte, em 2006, e até hoje o órgão não tinha
tomado providências.
Bueiros - O vereador de Rio
Casca, Jair Heleno, reivindicou ao DER-MG o conserto de bueiros na
MG-329, que liga o município a São Pedro dos Ferros. "Em 2007,
devido às chuvas, vários bueiros quebraram. Só interromperam o fluxo
de água e não consertaram". Em resposta, o engenheiro assessor da
17ª Regional do DER-MG em Ponte Nova, João Bosco Salgado, falou que
o pedido da obra pelo prefeito havia chegado ao órgão e já estava
autorizado pelo Governo do Estado. Ele acrescentou que o DER-MG
tinha feito um grande investimento na estrada, com obras de
recapeamento, pavimentação e recuperação de quebra-molas, reduzindo
drasticamente os acidentes no trecho.
O prefeito de São Pedro dos Ferros, José Sílvio,
denunciou que na MG-329, que passa dentro da cidade, trafegam
carretas e caminhões com cargas muito acima do permitido. Nesse
sentido, o deputado Juninho Araújo apresentou requerimento (a ser
aprovado na próxima reunião da comissão) solicitando ao DER-MG que
fiscalize os veículos de carga no trecho urbano de Ferros.
Também ao DER-MG, Juninho Araújo solicitou urgência
no conserto de bueiros na estrada que liga Rio Casca a São Pedro dos
Ferros. Outros três requerimentos foram apresentados pelo deputado,
pedindo: ao Dnit, a instalação de quebra-molas nos trechos
solicitados pela população de Rio Casca, entre o bairro Jacarandá e
o acesso ao bairro Santa Efigênia; e a colocação de placa indicativa
da entrada de São Pedro dos Ferros, no trevo da BR-262 que dá acesso
a esse município e a Raul Soares; à Cemig, a iluminação da BR-262 no
trecho de 3 km entre o bairro Santa Efigênia e o centro de Rio
Casca.
Presenças - Deputado
Juninho Araújo (PRTB). Também participou da reunião a presidente da
Câmara Municipal de Rio Casca, vereadora Marleyde de Paula Mucida
Miranda.
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